TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Dos Pensadores Rousseau, Aries E Froebel Para O Estudo Da Infância

Por:   •  1/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

 

 

Universidade Estácio de Sá - Campus Presidente Vargas

Professora: Mariane Brito

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Infância 

Aluna: Joyce do Rosario Silva

Matrícula: 201802122231

 

Quais as contribuições dos pensadores Jean Jacques Rousseau, Phelippe Àries, Friedrich Froebel para os estudos da infância?

Jean Jacques Rousseau foi um dos principais pensadores a contribuir para o estudo da infância na história da filosofia e educação. Ele propõe uma nova abordagem na educação infantil, baseada na ideia de que a criança deve ser educada de acordo com sua natureza e não de acordo com os padrões impostos pela sociedade. Rousseau defendia que a criança é um ser inocente e naturalmente bom, e que a educação deveria ser guiada por um processo gradual de descoberta e experiência, em vez de ser imposta por regras e autoridade. Ele também defendeu a importância de atividades de jogos e da liberdade na aprendizagem da criança, enfatizando a necessidade de se permitir que a criança explore e descubra o mundo por si mesma. Essas ideias revolucionaram o pensamento pedagógico de sua época e influenciaram fortemente a educação moderna.

Philippe Àries trouxe importantes contribuições para o estudo da infância. Em uma de suas obras, ele argumenta que a infância, tal como a concebemos hoje em dia, é uma construção histórica, e que nem sempre foi assim. Àries sustenta que, ao longo da história ocidental, houve diferentes maneiras de entender e tratar as crianças, e que a ideia de que a infância é uma fase especial da vida, distinta da idade adulta, só começou a surgir a partir do século XVII. Ele também chama atenção para, a forma como a sociedade trata as crianças reflete as suas visões sobre a infância e sobre o papel que as crianças devem desempenhar na sociedade. Essa abordagem histórica e sociológica trouxe importantes reflexões para o estudo da infância, destacando a importância do contexto social e cultural na construção das identidades infantis.

Friedrich Fröbel foi um pedagogo alemão que trouxe importantes contribuições para o estudo da infância. Ele é considerado o criador do jardim de infância, uma instituição educacional voltada para a educação das crianças pequenas. Fröbel acreditava que a educação deveria ser centrada na criança, e que o papel do educador era o de facilitar o desenvolvimento natural da criança por meio de atividades lúdicas e criativas. Toda essa contribuição fez de Fröebel o primeiro pedagogo da educação infantil, o primeiro a romper com a educação verbal e tradicionalista de sua época. Ele propôs uma educação voltada à sensibilidade, baseada na utilização dos jogos e materiais didáticos, que deveriam traduzir por si a crença em uma educação que atendesse a natureza infantil

 

         

 

 

 

 

Referências https://www.soescola.com/2018/01/frederico-frobel-o-pedagogo-alemao-queinventou-o-jardim-de-infancia 

https://revista.ufrr.br/examapaku/article/download/1456/1050/0 

https://www.even3.com.br/anais/fipedsalamanca/289757-as-contribuicoes-derousseau-para-a-infancia- 

 

 

 

 

         

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com