TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação do Trabalho Educacional

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

COORDENAÇÃO DO TRABALHO EDUCACIONAL

ATIVIDADE I

O coordenador pedagógico deve aliar conceitos teóricos e da prática, pois assim será mais fácil desenvolver uma percepção mais pontual as necessidades de todos os envolvidos com a escola, como pais, alunos, professores, etc... O coordenador deve também saber estimular os educadores, usando da sua percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores para que ambos possam ter amparo durante a sua vivência no dia-a-dia da escola. Por isso, o coordenador deve procurar estar sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática profissional.

Essa busca em atualização deve levar em consideração as novas abordagens tecnológicas e também as gerações presentes na escola. Atualmente consideramos três abordagens tecnológicas: Audiovisual, Educomunicação e Cibereducação; e três gerações na escola: X, Y e Z. 

A aplicação das atividades destinada à professores do Ensino Fundamental I, portanto, procurou mesclar de forma sútil ferramentas que possam aliar todas as gerações, sem exageros, considerando também as novas abordagens tecnológicas. Dessa forma, é mais fácil construir uma aprendizagem natural, potencializando o processo de ensino e aprendizagem tanto ao professor, quanto ao aluno.

AUDIOVISUAL

Atividade I

Propor ao professor a aplicação de atividades que contraste elementos sonoros de animais com a sua imagem correspondente. Essa atividade ajudará os alunos a estimular os sentidos da audição e da visão simultaneamente, além de ajudar o educador na construção da aprendizagem do aluno de uma forma mais realística, pois o aluno poderá ver de fato como é a sonoridade do animal.

[pic 1]

http://image.slidesharecdn.com/msicaearte-120819122603-phpapp01/95/msica-e-arte-23-728.jpg?cb=1397064037

Atividade II

Propor ao educador que realize atividades teatrais de certas histórias com os alunos separando-os em grupo. Uma representação teatral interessante é sobre as lendas folclóricas brasileiras, para que os alunos possam assim desenvolver sua assimilação da história contada com a prática de interpretar e também de ver seus outros colegas representando isso.

[pic 2]https://i.ytimg.com/vi/8XcYaBz3Vss/maxresdefault.jpg

EDUCOMUNICAÇÃO

Atividade I

Realizar atividades educativas aliada com ferramentas de comunicação, como a utilização do rádio para que os alunos e professores possam através dessa ferramenta da mídia expor e desenvolver sua aprendizagem, pois como aponta Gomez (2004, p.167) “O rádio traz um fator importante na participação pelos alunos e professores e, além de emitir na escola, se expandiu para toda comunidade e a contribuiu na América Latina potencializar para educação popular as redes tecnológicas pedagógicas”.

Dessa forma, alunos e professores engajamos com esse projeto poderão mostrar e ver os frutos de sua aprendizagem, além de favorecerem a aprendizagem de outros, o que estimula e incentiva esses envolvidos, que agora terão notoriedade e consequentemente, serão mais reconhecidos pelo o que fazem.

Os alunos na rádio podem descrever sua rotina, colocar músicas educativas, o professor pode também dar conselhos didáticos, entre outras possibilidades.

[pic 3]

http://3.bp.blogspot.com/-DH09cubygho/U6JF7w-V5fI/AAAAAAAAE60/4RpQtqw58-k/s1600/10325741_580020228785056_4952292205693687163_n.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (468.2 Kb)   docx (403.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com