TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação do trabalho educacional

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

COORDENAÇÃO

DO

TRABALHO EDUCACIONAL

ABORDAGENS TECNOLÓGICAS

AUDIOVISUAL

EDUCOMUNICAÇÃO

CIBEREDUCAÇÃO

NOME: Mônica da Silva Bernardo

RA: 1715101090

O grande desafio das atividades audiovisuais, educomunicação e cibereducação, é fazer os alunos colocarem a mão na massa, produzindo materiais de qualidade sobre os conteúdos abordados. Através dos trabalhos desenvolvidos, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que muitas vezes se mostram desmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso.

As atividades acompanham fatos do cotidiano, muito além dos livros didáticos. O surgimento da gripe suína, pó exemplo, não está registrado nos livros, mesmo os mais atualizados. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de abordarem temas sociais, de forma crítica, utilizando recursos muito mais interessantes e inteligentes do que os utilizados em sala de aula.

Desenvolvem pesquisas sobre diversos assuntos, fazem entrevistas, fotografam, filmam, enfim, registram tudo aquilo que consideram interessante para depois editarem os filmes, montarem jornais, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um recurso para difundir o conhecimento adquirido.

Exemplos de atividades

Atividade Tempo e Movimento

Processos cujas mudanças são extremamente sutis e praticamente imperceptíveis ao olhar humano, por acontecerem em uma escala de tempo e movimento que praticamente não conseguimos perceber, tornam-se mais pronunciados e perceptíveis com a utilização da técnica do timelapse, um exemplo seria o crescimento de uma planta ou o pôr do sol. Com isso, é possível perceber de maneira diferente aquilo que nos cerca e conhecer processos que, sem esta técnica, seriam humanamente impossíveis de serem observados. Ao fotografar a realidade e seus processos, o timelapse se aproxima de outra técnica que gera a sensação de movimento e passagem do tempo a partir de fotografias: o stop motion, que consiste em criar a sensação de movimento em objetos inanimados através da fotografia. Ambas as técnicas são amplamente utilizadas no meio cinematográfico e provocam cada uma à sua maneira, reflexões sobre nossa própria percepção acerca do tempo e do movimento.

Projeto rádio

Grupos de alunos de 2 salas produz reportagens, documentários sobre locais interessantes que já visitaram, seja com a escola, seja acompanhados por seus pais. Depois de pronto, é hora de ver o sucesso do projeto, pois os meios de comunicação, revelam-se particularmente eficazes para desenhar e tecer o imaginário, não só das crianças, como de todo o mundo. Um dos grandes desafios que se apresenta, é o de integrar consciente e criticamente a escola, os alunos e professores, no universo do audiovisual. Educar com essa tecnologia, é um desafio permanente.

ATIVIDADES EM SALA DE AULA

Análise e identificação da composição dos jornais e textos jornalísticos.

RECURSOS MATERIAIS

Exemplares de jornais de grande, médio e pequeno porte.

COMENTÁRIOS

O ponto inicial desta aula trabalha com exemplares de jornais, para que os alunos entendam a sua composição desde a primeira página até os classificados, e a sua organização empresarial. Deve haver uma divisão da turma, em grupos de no máximo cinco alunos para que a atividade seja bem realizada. O interesse é que façam uma análise do conteúdo e da forma que: as notícias estão destacadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com