TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copetencia Proficional

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUACIONAL – UNIDERP

UNIABC – SANTO ANDRÉ

PEDAGOGIA – EAD

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Adriana Silva dos Santos                RA: 7308549114

Edineia Bispo dos Santos Torres        RA: 7533591351

Ivone da Conceição dos Santos        RA: 6946465890

Luciana dos Santos                        RA: 7533593067

Jozélia Lima Garcia dos Santos        RA:7710624174

Meylyna Maura de M. Lourenço        RA:7531597664

MERCIA - Tutora Presencial

Santo André

 2015

SUMÁRIO[pic 2]

1        RESENHAS DOS TEXTOS INDICADOS        

2        A IMPORTÂNCIADO ELEMENTO LÚDICONO PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM        

3        O PAPEL DO PROFESSOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA        

4        A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES        

5        O USO DE JOGOS E BRINQUEDOS MATEMÁTICOS        

6        JUSTIFICATIVA EM RELAÇÃO AO PROJETO        

6.1        Projeto de Ensino de Aprendizagem        

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

8        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        

INTRODUÇÃO           

Nesse trabalho iremos relatar a importância dos projetos pedagógicos reforçando a  educação lúdica, sobre a importância do brincar e interagir entre eles, alunos e professores, dentro do conteúdo de linguagem Oral e escrita. Foi desenvolvido um projeto de ensino de aprendizagem onde o aluno construa seu próprio conhecimento com base em materiais que acrescente para sua própria formação.  Com esse projeto o professor vai procurar trabalhar com seus alunos ajudando a tirarem  dúvidas e interagirem  entre eles. Conduzindo-o a aprender a matemática à adição, e também a ler e a escrever, observando as diversas áreas do conhecimento, com a devida assistência e mediação do professor no momento apropriado para o alcance dos objetivos propostos.  Esse projeto foi desenvolvido a partir de discussões de trabalho e hábitos de obrigações na infância. Propiciando através das várias áreas de instruções a entender a importância dos projetos de aprendizagem para que possam ensina-los corretamente e as considerações aos direitos da criança.

  1. RESENHAS DOS TEXTOS INDICADOS

Após discutirmos em grupo sobre os problemas que estavam sendo apresentado na escola estadual Nayme Cardim, com crianças do 3º ano do ensino fundamental em relações as dificuldades em aprender na operação matemática de adição.

No ensino de aprendizagem o professor vai transmitir e orientar os alunos os conhecimentos, fazendo pesquisas de acordo com cada necessidade que se apresentam. Cabe aos professores estimular os alunos e criar no ambiente escolar uma atmosfera motivadora, para ter uma boa interação lúdica, proporcionando a participação conjunta de alunos e de professores no processo de aprendizagem.

As vezes para alguns professores isto fica apenas no projeto, pois muitas vezes não são fornecidos para eles uma formação continua, nem equipamentos e recursos para as suas aulas serem boas, e com alguns jogos e brincadeiras os alunos poderem aprender melhor a matemática de adição e as outras matérias também, sendo assim, os professores acabam se virando com o que tem, fazendo atividades em duplas para que eles tenham uma boa interação com jogos, quebra-cabeça, dinâmicas, etc.

Deve-se compreender que o professor é um ser histórico-social, e sendo assim, seu aceso com a aprendizagem com os alunos acontece conforme as suas vivências e conhecimentos que são contraídos no decorrer de sua trajetória, que possuem uma vivência na marca histórica e social e uma educação conservadora e tradicional.

Quando tem uma situação como essa, professores e equipe pedagógica trabalham em equipe para que os alunos tenham uma atenção especial e perceba o que se aprendeu, sempre usando métodos matemáticos fáceis para facilitar o aprendizado da criança.  

  1. A IMPORTÂNCIADO ELEMENTO LÚDICONO PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM

A partir do momento que nasce um ser humano, ele começa aprendendo e descobrindo, tendo para si todos os conhecimentos, sejam eles complexos ou simples. Pelos lugares onde vivem e da relação com as pessoas a sua volta, o ser humano irá descobrir e aprender coisas novas por toda sua existência, construindo seu caráter, suas qualidades como cidadão e trabalhador. A este ato é chamado de Educação. A escola e a educador, ambos trabalham para oferecer a crianças um lugar de alegria para que elas tenham gosto pelo estudo, entre muitas formas de educar e transformar, a melhor dela é a Educação Lúdica.

A criança brincando está aprendendo, brincar é fundamental para o desenvolvimento psicossocial, com os brinquedos ela desenvolve o raciocínio, a criatividade. A escritora Wajskop (1995, p. 68) afirma: “Brincar é a fase mais importante da infância, do desenvolvimento humano neste período, por ser a auto ativa representação do interno, a representação de necessidade e impulsos internos”.

Com as brincadeiras as crianças desenvolvem gestos e posturas, cabe ao professor a dar valor nos brinquedos para encorajá-los sem achar que está perdendo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com