TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças com tdah,e as possiveis intervenções pedagógicas

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

CRIANÇAS COM TDAH, E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Renata Maria Nunes RESENDE[1]

RESUMO: Este trabalho apresenta e busca compreender o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças com idade escolar, sua etiologia, os sintomas, os diagnosticos, e suas conseqüências na vida escolar, familiar e social da criança/aluno, e as possíveis intervenções psicopedagógicas para um melhor desenvolvimento escolar, social e familiar da criança.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Criança; Escola; Intervenção Psicopedagógica.

1 Introdução

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é mais comum em crianças em idade escolar, o que gera conseqüências negativas na educação/ensino destas crianças, são crianças que possuem muita dificuldade em manter a atenção por um período prolongado de tempo, pois elas estão sempre pensando em outras coisas, ou diversas coisas ao mesmo tempo, o que gera uma instabilidade maior no âmbito escolar. A principal característica destas crianças: “a inquietude”. Geralmente a criança portadora do TDAH consegue desestabilizar por completo uma sala de aula, daí surge à necessidade de profissionais qualificados, que entenda o TDAH, para melhor desempenhar suas atribuições em um ambiente escolar: “a sala de aula”. Como afirma Paulo Mattos, crianças portadoras de TDAH: “São inquietas – não permanecem paradas nem sossegadas por muito tempo e detestam coisas monótonas e repetitivas – além de serem impulsivas no seu dia-a-dia. São pessoas que vivem trocando de interesses e planos e têm dificuldade em levar as coisas até o fim.” (MATTOS, 2010, p.11). Por isso a importância do estudo e compreensão do TDAH no âmbito da Psicopedagógia, para uma correta intervenção junto ao aluno portador do TDAH.

2 Definição e histórico do TDAH

O TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), é um quadro caracterizado por distração, inquietação e uma dificuldade com o controle inibitório manifestada por impulsividade comportamental e cognitiva.

A primeira descrição sobre o TDAH foi realizada em 1.902 por Still tratada na época como LCM (lesão cerebral mínima), houve após outras definições, como DCM (defeito do controle moral), TODA/H (transtorno déficit atenção com ou sem hiperatividade), e por ultimo foi definido como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

3 Condições do TDAH

O TDAH é a condição crônica de saúde de maior prevalência em crianças em idade escolar, pois é um distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, hoje estima-se que 5 a 8% da população em idade escolar pode ter o TDAH, e que aproximadamente 2% dos adultos podem sofrer de TDAH. Em 50% das crianças com TDAH, os sintomas persistem quando adultos.

4 Etiologia do TDAH

        Através de diversos estudos da medicina pelo mundo sobre o tema em questão, foi possível constatar que o TDAH, tem entre suas causas nos seguintes fatores:

4.1 Fatores Genéticos

        Conforme os estudos realizados, a genética é responsável pelo surgimento do TDAH, ou seja o Transtorno pode passar de uma geração para outra, se o pai ou a mãe é um portador de TDAH, possivelmente seus filhos poderão adquirir o transtorno geneticamente.

4.2 Fatores pré e perinatais

        O tabagismo durante a gravidez é possível causador de TDAH na prole esperada, caracterizando com isso o tabagismo na gravidez um fator pré-natal do surgimento do TDAH.

        Enquanto que problemas ocorridos durante o parto, são possíveis causas de TDAH, caracterizando fatores perinatais.

4.3 Fatores sócio-econômicos

        Em pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, apontam como causa etiológica para o TDAH, o avanço social e desenvolvimento sócio-cultural, ou seja quando mais desenvolvido é o pais, o estado ou a cidade, maior números de casos de TDAH existe.

5 Principais sintomas do TDAH

        Existe três grupos de sintomas para caracterização do TDAH, como já citados anteriormente são eles: os sintomas da desatenção, da hiperatividade e os da impulsividade.

        A principal duvida com relação aos sintomas do TDAH, se caracteriza pelo questionamento se todo portador de TDAH é igual? Paulo Mattos esclarece este questionamento: “Claro que não, da mesma forma como não existe dois diabéticos iguais. Cada caso é um caso. Mesmo que o nível de açúcar no sangue seja exatamente o mesmo em dois diabéticos, muitas diferenças podem existir: um pode ser gordo e o outro magro, um deles pode contar com a ajuda da família em casa e o outro não. Pessoas que são portadoras de TDAH têm muitas coisas em comum, mas não são necessariamente iguais no seu comportamento.” (MATTOS, 2010, p.21). Importante ressaltar que uma crianças portadora de TDAH pode apresentar apenas alguns sintomas, enquanto outra criança pode apresentar sintomas diferentes, e da mesma forma ambas sejam portadora de TDAH, a seguir será caracterizado cada espécie de sintomas pormenorizados.

5.1 Sintomas da desatenção

  • Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou         errar por descuido em atividade escolares e         profissionais;
  • Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
  • Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
  • Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;
  • Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
  • Evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
  • Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
  • Ser facilmente distraído por estímulo alheio à tarefa;
  • Apresentar esquecimento em atividades diárias.

5.2 Sintomas da hiperatividade

  • Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
  • Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
  • Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
  • Dificuldade em brincar ou envolver-se         silenciosamente em atividades de lazer;
  • Estar freqüentemente “a mil” ou muitas vezes         agir como se estivesse “a todo vapor”;
  • Falar com demasia.

5.3 Sintomas da impulsividade

  • Freqüentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
  • Apresentar constante dificuldade em esperar sua vez;
  • Freqüentemente interromper ou se meter em assuntos de outros.

6 Tipos de TDAH

        Conforme explica Paulo Mattos, existe três tipos de TDAH, a forma predominantemente desatenta, a forma predominante hiperativa/impulsiva e a forma combinada (MATTOS, 2010, p.23).

6.1 Forma predominantemente desatenta

        Quando existem mais sintomas de desatenção. Esta é a forma mais comum na população em geral. Elevada taxa de prejuízo acadêmico 

6.2 Forma predominantemente hiperativa/impulsiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (301.5 Kb)   docx (385.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com