TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuestionario sobre la importancia de la lectura

Ensaio: Cuestionario sobre la importancia de la lectura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Ensaio  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

1- Os que são instâncias da produção do conhecimento?

Instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.

2- Escreva um texto em que disserte sobre a relação " os tempos de vida e as possibilidades de leitura".

A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos.

3- Porque ser alfabetizado atualmente é algo necessário, porém não suficiente para poder participar plenamente da vida social?

Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. Há alguns anos, não muito distantes, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome, porque dela, só interessava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

4- Qual seria o nível mínimo de alfabetismo para que possa considerar uma pessoa incluída?

A escolaridade é fator decisivo na promoção do alfabetismo da população. Se necessário um indicador único relativo a anos de escolaridade para dimensionar o alfabetismo funcional da população, mais apropriado seria que 8 anos de escolaridade fosse considerados como mínimo para se atingir essa condição.

5- Quais as ações que Estado e sociedade podem realizar para alcançar esse nível mínimo desejado?

Quando relacionamos essas reflexões aos altos índices de fracasso escolar, especialmente nos níveis de alfabetismo funcional vistos anteriormente, percebemos o quanto é importante investir cada vez mais na formação docente, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos. Além disso, é necessário um grande investimento no que se refere à dimensão pedagógica das políticas públicas de educação. Não há mudanças importantes na educação, que não passem pela capacitação dos professores em geral. O eixo norteador da melhoria pedagógica, concordando com Ribeiro, é o aprimoramento do trabalho com a leitura e a escrita, não somente por parte dos professores de alfabetização ou de Língua Portuguesa. É necessário que gestores, coordenadores pedagógicos e professores atuem de maneira integrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com