TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e sociedade

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CULTURA E SOCIEDADE

[pic 3]

São José dos Campos

2007

CULTURA E SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina sociologia

Orientador: Prof. Okçana Battini

São José dos Campos

2007

Karl Marx

             A escola é lugar para construção do conhecimento através do raciocínio crítico a fim de instrumentalizar os indivíduos para que adquiram sua autonomia pessoal e respondam aos desafios do meio no qual esta inserido e humanizando a realidade, enquanto sujeito de seu conhecimento.

               A sociedade está dividida segundo Karl Marx em capitalista e trabalhadora, ele incentivou a classe trabalhadora a lutar para o fim  da alienação imposta pelos capitalistas, pois, na época poucas pessoas tinham boas condições de trabalho e salário dignos para sua sobrevivência, aplicaram uma educação sucateada para que o trabalhador não são soubesse reivindicar seus direitos e uma vida digna, tornando0-se um escravo de mão de obra barata,passando sua vida desenvolvendo um trabalho braçal unitário sem autonomia própria para lutar ou mudar sua visão de um novo caminho sem saber até  mesmo qual resultado final de seu trabalho.

             A sociedade trabalhista sofre com falta de assistência medica, segurança, péssima condições de transporte e uma péssima educação para seus filhos.

             O capitalismo sobre vive a exploração dos menos favorecidos que era a grande maioria.

             A escola orienta socialmente com regras, como usar uniformes, pois dentro dela  todos são iguais e para que não haja descriminação por classe social e econômica.

             Na organição de grupos como, grêmio, associação de pais e alunos, meios utilizados para que possamos reivindicar de forma correta nossos direitos.

                         É muito importante o dialogo, pois, através dele trocamos idéias, questionamos e esclarecemos dúvidas, desfazemos mal entendido sem precisar usar força bruta ou qualquer tipo de violência, pois é com dialogo que resolvemos os problemas.

                        Ensinar aos alunos a preservar o meio ambiente, não pixando, não depredando praças, escolas, prédios, hospitais, pois, é um bem de todos, e contribui para a formação de cidadão mais conscientes de nossos deveres e nossos direitos, sem interferência de qualquer  meio político.

                       

                         Politicamente nos orienta a como escolher nossos governantes formando cidadão críticos, questionadores exigindo clareza e objetividade em suas propostas e ações para com seus eleitores.

                        A educação nos transmite valores, como competitividade, espírito de cooperação através de competições esportivas como disputa  de interclasse e campeonatos entre instituições educacionais como gincanas que unem os alunos para que juntos aprendam a importância da união no trabalho em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com