TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  18/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  2.508 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        2

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        2

1.2 OBJETIVOS        2

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        4

2.1 METODOLOGIA        4

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        5

ANEXO A - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO        5

ANEXO B – PLANOS DE AULA        7

1 PARTE I: PESQUISA1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como tema central a prática e aplicação do lúdico na alfabetização dentro das escolas, abordando a importância desse tema no desenvolvimento das crianças em sala de aula, com o objetivo de estimular a criança a desenvolver suas capacidades, com jogos, música, brincadeiras. Pretende-se aplicar diferentes métodos e técnicas para desenvolver a alfabetização lúdica comprovando que as crianças aprendem de maneira mais fácil quando se trabalha através de atividades diferenciadas.

Informar-se-á como vai acontecer o desenvolvimento em diferentes áreas do ensino, e, em seguida, será realizada uma relação com o fazer pedagógico onde inclui a prática realizada em sala de aula, a partir do estágio realizado na escola de Ensino fundamental nas séries iniciais, dando ênfase ao projeto desenvolvido durante o mesmo.

É importante destacar que através do lúdico as crianças aprendem brincando e desenvolvem suas habilidades de uma forma natural despertando sua criatividade contribuindo para sua aprendizagem.

1.2 OBJETIVOS

- Abordar sobre a importância do lúdico no processo de alfabetização;

- Conhecer os diferentes métodos do lúdico para desenvolver a alfabetização;

- Propiciar o papel do professor como mediador nas práticas em sala de aula;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A partir d0s meus estudos, com base em experiências de muitos educadores, entendo que o processo de alfabetização de crianças no ambiente da escolar ainda é realizado por aulas com caráter simultâneo, onde os alunos ficam sentados escutando o que o educador fala. Apesar dos grandes avanços, tais como aumento do acesso de crianças à escola e inserção de políticas que visam a avaliação da qualidade do ensino, ainda se faz necessárias muitas mudanças e melhoria de resultados no Processo de Ensino Aprendizagem.

É importante ressaltar que é cada vez maior o acesso de crianças, cada vez mais cedo, no ambiente escolar formal, representando um avanço na garantia de seus direitos. No entanto, é preciso que reveja as práticas educativas, que na maioria das vezes, limita a criatividade, autoestima, autonomia e participação infantil, fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Entendo que o processo de alfabetização de crianças deva ser realizado com prazer e construção e que a estratégia lúdica vem se ajustando como uma importante ferramenta para o desenvolvimento infantil e aquisições formais dos alunos.

Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Por meio da brincadeira o aluno desperta o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista. Quando a criança percebe que existe uma sistematização na proposta de uma atividade dinâmica e lúdica, a brincadeira passa a ser interessante e a concentração do aluno fica maior, assimilando os conteúdos com mais facilidades e naturalidade. (KISHIMOTO, 1994).

Os jogos e brincadeiras são atividades que facilitam a trajetória interna da construção da inteligência e dos afetos, e busca um desenvolvimento motor, cognitivo. No momento que os professores se dispuserem a seguinte indagação: “como o conhecimento é obtido, como é construída a habilidade do conhecer?” será então encontrado formas lúdicas de aprendizagem. O lúdico só poderá trazer a sensação de experiência plena para o todo do aluno quando da participação do mesmo seja de inteira integração, mas para isso é necessário que o professor encontre recursos adequados para um desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo favorável para cada um dos alunos. 

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

      O estágio será realizado através da pesquisa bibliográfica de autores relacionados com o tema, bem como através de 12 horas de observação na turma do ensino fundamental séries iniciais, com a finalidade de coletar informações sobre cada aluno, também sobre a metodologia adotada pela professora regente, buscando conhecer sobre como é aplicada suas atividades. Será, ainda realizado através de 20 horas de regência para aplicar as práticas pedagógicas desenvolvidas a parti da área, do tema e da metodologia escolhida.

O estágio será realizado na escola Nossa Senhora de Fátima, situada na cidade de Santo Antônio da Patrulha, no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como foco principal a rotina desenvolvida pelas crianças e como acontece o processo de ensino e aprendizagem nessa faixa etária. As práticas serão desenvolvidas em uma turma de 1 ano A, 6 a 7 anos, com 22 alunos, sendo 10 meninos e 12 meninas.

As práticas do estágio serão realizadas no turno da manhã. Na observação, foi possível analisar que cada atividade diária durava de 20 a 30 minutos, no máximo. O horário de entrada na sala às 8hs, após a acolhida dão início as atividades planejadas, às 9:30 realizam uma fila para o lanche no refeitório, às 10:00hs vão para o recreio na pracinha sempre acompanhados com uma monitora, nos dias de chuva brincam dentro da sala, retornam para a sala às 10:15 e assim dando continuidade nas atividades propostas, ao meio dia encerra as aulas.

A pedido da professora regente da turma, será aplicado nos 5 dias de regência a alfabetização estimulando a criança a conhecer o alfabeto através de alguns métodos lúdicos, como histórias, jogos, atividades com pintura e dirigidas, músicas e brincadeiras, respeitando o tempo de aprendizagem de cada criança.

2.2 CRONOGRAMA

Data

Turno e horário

Atividade

18/03/2019

Manhã, das 8 às12 horas

Observação

19/03/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Observação

20/03/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Observação

18/03/2019

Manhã 30 minutos

Entrevista 1

19/03/2019

Manhã, 30 minutos

Entrevista 2

20/03/2019

Manhã, 30 minutos

Entrevista 3

08/04/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Regência 1

09/04/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Regência 2

10/04/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Regência 3

11/04/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Regência 4

12/04/2019

Manhã, das 8 às 12 horas

Regência 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (243.9 Kb)   docx (727.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com