TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         02

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        02

1.2 OBJETIVOS        03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        03

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         05

2.1 METODOLOGIA        05

2.2 CRONOGRAMA        06

REFERÊNCIAS        06

ANEXOS        07

        

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O ensino e aprendizagem de física no ensino médio vem sendo tema de investigação de estudiosos e pesquisadores, dedicados em produzir modelos no sentido de superar as dificuldades confrontadas nessa área do conhecimento. Esta pesquisa exibe como tema “ As Dificuldades no Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Médio na E.E.E.M. Isaura Baia”, localizada na cidade de Mocajuba, situada no bairro Centro, na rua Manoel de Souza Furtado. O presente projeto foi realizado com intuito de averiguar e analisar diferentes aspectos associados aos obstáculos que os alunos encaram no processo de ensino e aprendizado em sala de aula na disciplina de física e as possíveis soluções para essas adversidades numa via de mão dupla professor – aluno, ensino e aprendizagem.

Além do que a “ Física” é a ciência que estuda a natureza e busca explicar seus fenômenos que vem ocorrendo com o propósito de nós levar ao conhecimento de fenômenos naturais que sucedem no nosso dia a dia, por isso os fenômenos físicos estão sempre presentes de modo geral em todas as atividades do homem.

A disciplina de física da área de ciências da natureza e suas tecnologias é desenvolvida pelos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacional de forma inovadora, objetivando usar instrumentos que leve o aprendiz a compreender essa conexão em sala de aula e os fenômenos que ocorrem no cotidiano, aproximando os conteúdos abordados da realidade discente, transferindo grandes subsídios no que diz respeito ao ensino e aprendizagem dessa disciplina.

No entanto o projeto objetiva fazer uma sondagem das problemáticas no processo de ensino e aprendizagem de física e, discernir a forma como docente lida com essas insuficiências na criação do conhecimento dos alunos e, contribuir em direção a uma nova orientação de práticas docentes, bem como para possíveis investigações orientadas a essa temática.

Para alcançar os propósitos constado, o procedimento metodológico teve como suporte uma análise bibliográfica em livros, revistas e sites da internet sobre o tema, seguido de uma entrevista e observação para verificação de informações na escola.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Geral: Objetiva-se com essa pesquisa diagnosticar as principais dificuldades enfrentadas nas disciplinas de físicas no ensino médio e propor novas técnicas metodológicas para o ensino e aprendizagem da física.

1.2.2. Específicos:

  • Elaborar atividades didáticas em sala de aula referente as dificuldades e limitações na aprendizagem do aluno.

  • Desenvolver metodologias com base no avanço de suas capacidades nas aulas de físicas.
  • Associar conhecimentos teóricos e práticos nas tarefas desenvolvidas com os alunos e possibilitar situações pertinentes ao gostar e o aprender.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na instituição escolar, o professor tem deixado de ser um simples transmissor de conhecimento para ser mais um orientador, um incentivador de todos os processos que influenciam os discentes a construíres seus conceitos em física, tornando cada vez maia simples e estimulando a cada fase a aprendizagem dos alunos.  

A física é a mais essencial e abrangentes das ciências naturais, e é também aquela cuja a elaboração conseguiu a maior categoria de refinamento. Segundo Nussenzueig (2002) “ A física deve grande parte de seu sucesso como modelo de ciência natural ao fato de que sua formula utiliza linguagem que é ao mesmo tempo uma ferramenta muito poderosa: a matemática”.

É relevante recordar que a metodologia do docente ao trabalhar estas concepções e estratégias físicas pode está complicando ainda mais a aprendizagem, estabelecendo com que o aluno disponha verdadeiro receio a física, já que não consegue aprende-la. De acordo com Pietrocola, 2001, P. 31 “É necessário mostra na escola possibilidades oferecidas pela ciência em geral como forma de construção da realidade que nos cerca”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com