TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         2

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        2

1.2 OBJETIVOS        2

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         3

2.1 METODOLOGIA        3

2.2 CRONOGRAMA        5

REFERÊNCIAS        6

ANEXOS        7


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O presente relatório visa expor as experiências vividas durante o importante período para os acadêmicos onde foram colocadas em prática as teorias estudadas até o presente momento, durante o curso.

As atividades foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano  contemplando o estágio em anos iniciais, e seguindo a orientação da professora regente, para que o tema seja concomitante ao que já estava sendo trabalhado: Alfabetização e Alfabetização matemática.

1.2 OBJETIVOS

- Identificar as particularidades de cada criança;

- Observar as reações individuais ao se trabalhar com o letramento e a alfabetização matemática;

- Desenvolver o interesse pela leitura, assim estimulando a curiosidade pelos conteúdos apresentados;

- Manipular objetos concretos para melhor entendimento das situações matemáticas apresentadas;

- Trabalhar questões relacionadas ao individual e o coletivo;

- Verificar a evolução de cada criança através de uma nova perspectiva e da aceitação de suas diferenças e de seu comportamento.

1.3 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Baseada em uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, realizamos  os trabalhos  de  regência  apoiando-se  nas ideias  de  Paulo Freire, principalmente ao analisar como se processa a aquisição e construção de  conhecimentos pelos alunos. Assim  sendo,  optamos  por  realizar  atividades interdisciplinares, priorizando  o   desenvolvimento global dos alunos a partir da estimulação de vivências, em que o  aluno é convidado a interagir com outros, com o meio que o cerca e com ele mesmo,   oferecendo oportunidades desafiadoras em busca da formação e construção de seu   conhecimento.  Sabe-se que a criança se desenvolve, apresentando suas próprias  características no decorrer da sua vida, onde o conhecimento acontece  gradativamente e  cada  criança  tem  seu  próprio  ritmo  de  aprendizagem. Nesse  processo de desenvolvimento, passam por influências marcantes do meio que estão  inseridas, tais influências podem ser notadas e identificadas quando se está atento aos aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e cognitivo dos alunos, o que caracteriza um avanço e que se reflete, portanto, no meio escolar.  

[...] uma das tarefas mais importantes da prática  educativa-crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar. Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto (FREIRE, 1996, p. 46).

                          Assim, a escola mediadora precisa vivenciar situações específicas e passar  por alguns desafios que precisam ser superados para que sejam alcançados os objetivos propostos. De maneiras muito variadas, as crianças absorvem conhecimentos e aprendem comportamentos, hábitos, responsabilidades, o que é  relevante para a formação de sua personalidade.

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

Para o Estágio Supervisionado nos Anos inicias do Ensino Fundamental, na etapa de Regência de classe, buscou-se desenvolver uma proposta de trabalho voltada para a intervenção pedagógica nos aspectos relacionados à busca de novos conhecimentos e aptidões.

Neste período, foi constatado através do acompanhamento e observação dos alunos em sala de aula, que eles ficavam maravilhados e ansiosos quando se falava em leitura do mundo. Por este motivo, trocando ideias com a professora regente, concluímos que seria satisfatório trabalharmos sobre o tema, a fim de contentar a curiosidade e o interesse demostrado pelos alunos.

Portanto, a execução deste projeto, baseou-se em uma proposta dinâmica com atividades diversificadas e interessantes para os alunos, de forma a contribuir exclusivamente para o seu desenvolvimento. Enfim, este projeto buscou atrair o interesse, a atenção e ampliação do conhecimento dos educandos pela aprendizagem, tendo como foco principal o diálogo, possibilitando a troca de opiniões, experiências concretas e o desenvolvimento de suas capacidades.

O Estágio foi realizado na E.M.E.F R.N.Z, localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A instituição atende crianças do berçário até o 5º ano do ensino fundamental, distribuídas em onze turmas, as turmas de berçário e maternais, trabalham em turno integral das 7h45 às 17h00. Cada turma conta com a média de 20 alunos. A E.M.E.F R.N.Z possui em seu quadro 14 professoras, 12 monitores e 06 funcionários.

O acesso aos pais é livre nos horários de chegada e saída, no entanto, para assuntos particulares e atendimento dos professores são agendados horários conforme o cronograma de hora atividade dos professores.

A E.M.E.F R.N.Z possui um espaço amplo, a área construída é de alvenaria, contendo: 7 salas de aula, 1 sala de professores, 1 secretaria, 1 sala de informática, banheiros para a educação infantil, ensino fundamental, professores  e funcionários e  refeitório. Dispõe também de uma área verde, uma pracinha e pátio para atividades ao ar livre.

As refeições servidas são provenientes do poder público contendo cardápios diários realizados por uma nutricionista, ofertados em 3 refeições diárias. A escola possui uma verba mensal para pequenos reparos repassado também pelo poder público municipal.

O PPP é baseado nas diretrizes curriculares do Município de Santa Maria. O mesmo é reformulado a cada dois anos, sendo realizadas reuniões com os funcionários e envio de questionário aos pais.

A proposta pedagógica é desenvolvida por meios de projetos, com temas elaborados a partir das expectativas e necessidades de aprendizagens das crianças, contemplando os eixos de aprendizagem elencados nas Diretrizes Curriculares para a Educação, tendo a observação e registro como componentes para a Avaliação descritiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (795.6 Kb)   docx (698.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com