TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Por:   •  15/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1. PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA............... 03

1.2 OBJETIVOS................................................................................................................................ 04

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................................. 04

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA........................................................................................................................ 06

2.2 CRONOGRAMA........................................................................................................................ 08

REFERÊNCIAS ............................................................................................................................... 08

ANEXOS........................................................................................................................................... 10

        

        

1 PARTE I PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: TRABALHANDO A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO À LEITURA NA E. M. E. F CARAPINA

O presente trabalho tem como tema “Trabalhando a importância da estimulação à leitura na EMEF Carapina”, buscando apontar maneiras de como o hábito da leitura pode ser inserido de forma frequente e dinâmica desde as séries iniciais, afim de melhorar a leitura de nossas crianças e de identificar de que maneira esse hábito deve ser despertado logo nas primeiras séries, haja vista que a leitura é um importante instrumento para a formação do conhecimento e da cidadania de nossas crianças e para que ela seja exercida de forma correta.

Ressalta-se, também, que o mesmo parte da área de concentração: Metodologia de ensino. Por ser a área que abrange a temática aqui estudada. Através disso, discuto que o trabalho de despertar esse novo leitor não é responsabilidade apenas dos professores, ele deve ser feito em conjunto como os pais e as próprias crianças, pois o incentivo à leitura deverá partir também do ambiente familiar, os pais devem participar da construção desse novo leitor.

Tendo em vista isto, surgiu meu interesse em fazer um estudo mais aprofundando na área que envolve esta pesquisa. Pois, vivencio com os meus sobrinhos que estudam no fundamental menor o desinteresse pela leitura dentro de casa e em sala de aula, por conta da falta de metodologias que estimulem esse interesse da leitura, torna-se problemático a recepção por conhecimento de forma facilitadora. Isto é, a criança deve ter contato com os livros e ter o hábito de ler desde pequena, assim terá um desenvolvimento muito melhor em vários aspectos de sua vida, ela escreverá melhor, falará e pronunciará as palavras de forma correta e também desenvolverá sua imaginação e cultura.

Entretanto, é importante ressaltar nesta pesquisa que nem todas as crianças que entram para uma escola ou creche tem acesso aos livros, pelo contrário, a maioria delas nunca nem sequer viu um exemplar e nesse aspecto, é neste contexto que a escola se torna fundamental, pois será dela a responsabilidade de promover esse primeiro encontro entre aluno e livro. Desenvolvendo assim, a importância desta pesquisa no que envolverá a estimulação da leitura para alunos de série inicial.

1.2 OBJETIVOS

  • Identificar novas práticas no ensino da leitura;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, incentivando assim os alunos a lerem mais;
  • Desenvolver o interesse dos alunos na prática da leitura.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para o embasamento teórico, trabalha-se com autores que discutem as questões relativas à importância da leitura como Barros e Gomes (2008), Pinheiro (1998) e Jouve (2002).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (2001, p.57) afirmam que: “A leitura, como prática social, é sempre um meio, nunca um fim. Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal.” Isto discute a importância da leitura para o desenvolvimento social dos indivíduos.

Com isso, para que o homem se desenvolva em sociedade, é necessário que ele também desenvolva a sua linguagem e para que a mesma seja desenvolvida de forma a permitir uma comunicação coerente é preciso que se tenha uma formação pautada em um aprendizado desde os primeiros anos de escola. Através da leitura, outros sentidos serão estimulados também, haja vista que, a criança que lê desde cedo não terá grandes dificuldades em outras áreas do aprendizado escolar.

Para (BARROS & GOMES, 2008, p.336) “A leitura é um ato complexo, que abrange processos perceptuais, cognitivos, linguísticos, comunicativos, sociais e emocionais. É muito importante considerar as condições afetivas, interesse e motivação em relação ao ato de ler, para que possa garantir prazer e gosto pela leitura no dia a dia da vida.” Por isso, muito antes da criança entrar para uma instituição escolar ela já deve ter pelo menos alguma intimidade com o universo literário, e esse novo mundo deve ser apresentado a ela ainda em casa, por seus pais, que serão os primeiros a participar da construção desse novo gosto.  

É na infância que o gosto e o prazer por ler serão despertados, que os primeiros livros serão inseridos no convívio dessa criança para que ela não cresça com a falsa ideia de que o hábito de ler é algo chato ou que deve ser feito apenas por mera obrigação. Quando falamos disso, fica claro que não é apenas papel do professor incentivar os alunos a terem o gosto e o hábito de ler, isso também é papel dos pais, tios, avós ou qualquer outro membro da família.

Assim como a criança já chega na escola sabendo se expressar através da linguagem falada ela também poderá se expressar através dos livros, a partir do momento em que ela ingressa no ambiente escolar um mundo novo irá se abrir e nesse momento a responsabilidade de incentivar a leitura passa de forma parcialmente para as mãos do professor, ele será parte fundamental na inserção desse aluno nesse mundo mágico, fazendo assim com que o gosto pelos livros que foi despertado em casa continue também em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com