TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL- PLANO DE AÇÃO LITERATURA INFANTIL LÚDICA X BRINQUEDOTECA

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SANTO ANDRÉ

2017

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2-A LUDOEDUCAÇÃO COMO AÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

2.1 Os jogos e brincadeiras e sua influência na aprendizagem na educação infantil        7

2.2 Os jogos no contexto da ludoeducação escolar: possibilidades e exemplificações        8

3-AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17



  1. INTRODUÇÃO

        O tema a ser abordado neste desafio é a contribuição dos jogos, brincadeiras, literatura e o uso da brinquedoteca na Educação Infantil sendo que é na primeira infância que as habilidades e aspectos cognitivos ligados ao uso da língua e da linguagem e do raciocínio lógico são desenvolvidos. Sabe-se que é na Educação Infantil que são dados os primeiros passos para o letramento que vem posteriormente a alfabetização dando significância à mesma. O letramento pode ser tratado na Educação Infantil das mais diferentes formas e partindo deste pressuposto este estudo mostrará que através do lúdico, que a partir dos jogos e brincadeiras diversas situações de aprendizagem significativa serão construídas.

O imaginário da criança é um campo muito fértil que estimulado desde os primeiros anos de idade compactua para que a alfabetização e o letramento obtenham êxito.

         A pesquisa exposta neste trabalho é de cunho narrativo-descritivo, empírico e bibliográfico. O embasamento teórico deu-se através de pesquisas realizadas por autores que defenderam estudos a respeito da importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil através do lúdico podendo citar aqui: Magda Soares, Kishimoto, Ana Teberosky, Freinet, Piaget, Vygotsky, Telma Weiss, entre outros.

        Desta forma, a pesquisa ganha veridicidade diante da revisão de literatura garantindo coerência e coesão aos postulados teóricos aqui citados.

        A pedagoga Paula foi contratada por uma instituição de Educação Infantil para refletir, junto com os professores, sobre a necessidade de uma postura lúdica no trabalho com a Educação Infantil e a importância do brincar e da literatura para a faixa etária. Paula deverá elaborar um plano de ação para trabalhar esse tema com os professores.

        


  1. 2-A LUDOEDUCAÇÃO COMO AÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os jogos e brincadeiras contemplam um importante papel no desenvolvimento infantil. E que o ato de brincar está impregnado do que podemos chamar de cultura lúdica infantil. E mais, que na escola as brincadeiras assumem o caráter ludoeducativo, colaborando na aprendizagem pelo próprio ato de brincar, mas também na assimilação de conteúdos próprios da educação escolar. (VIEIRA E MEZZAROBA, 2011, p.71)

O intuito deste capítulo é apresentar algumas possibilidades lúdicas que se pode ter no interior da escola independente da área de conhecimento a ser tratada, dito de outra forma, a brincadeira pode ser para aprender Matemática, Geografia, História, Português, Educação Física, Artes, já que nela contém o elemento lúdico que perpassa e extrapola qualquer que seja a especificidade de uma área de conhecimento específico, e se tratando da educação de crianças o conteúdo de ensino não pode de maneira alguma ser tratado de forma fragmentada, porque seria uma incoerência com a perspectiva de uma educação lúdica.

Faixa etária

Brincadeira

Habilidades

0 a 3 anos

Manuseio de objetos coloridos, com sons, tamanhos e texturas diferentes

Andar de triciclo, brincar de roda, correr

Inventar histórias

Os cinco sentidos, observação

Lateralidade, locomoção

Comunicação e criatividade.

3 a 5 anos

Faz-de-conta, casinha e teatro

Blocos de montar,

quebra-cabeças

Atividades ritmadas, de roda ou de mão

Andar de bicicleta

Social e emocional

Motora e lógica

Social, emocional

e lógica

Espacial, locomoção

5 a 7 anos

Atividades em grupo,

jogos de tabuleiro

Esconde-esconde

Mímica

Social (lidar com regras)

Emocional (lidar com a perda) e espacial

Raciocínio e criatividade

7 a 10 anos

Quebra-cabeça, mais elaborados, atividades de exploração do meio

Torneios e

jogos de movimentação

Empinar pipas


Quadro 1: Enquanto a criança brinca, a mente trabalha

Adaptado da Revista Isto é (Número 1731, 4/12/2002, p.63)

Diante do exposto, do que se pode fazer com “uma simples” brincadeira, e a título de exemplificação, pode-se citar a “amarelinha”, brincadeira tradicional conhecida por todos no território brasileiro, que pode ser jogada sozinha e/ou em grupo, pode ajudar a criança a desenvolver atenção, concentração, noção de espaço, lateralidade, equilíbrio, mas também aprender as cores. (VIEIRA E MEZZAROBA, 2011, p.71)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (468.4 Kb)   docx (789.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com