TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  6/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................3

  1. DESENVOLVIMENTO....................................................................................4
  1.  DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA ............................................ 4
  1.   A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO...................................................................................................6
  1.   COMO A TECNOLOGIA ASSISTIVA PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS...................8
  1.   CONCLUSÃO...............................................................................................11

      4      REFERÊNCIAS............................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Neste portfólio abordaremos algumas questões relacionadas ao trabalho remoto de professores da educação básica pública brasileira, durante uma pandemia. Trataremos sobre alguns desafios, descobertas e possibilidades, como alternativas no compromisso com o processo de formação de pessoas. A leitura dos artigos presente nas orientações do portfólio, trouxe uma contribuição para que o grupo refletisse sobre a importância da organização do trabalho pedagógico em tempo de pandemia e sobre a necessidade de o professor estar sempre em busca de conhecimento. Pois é notório que há a necessidade de pesquisa mais intensa e urgente tanto para a formação profissional quanto para o desenvolvimento de sua prática pedagógica.

A tecnologia vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro do âmbito escolar. Com isso as escolas e professores precisam explorar ainda mais os recursos tecnológicos para introduzir a tecnologia na escola de uma maneira eficiente que deixe o ensino ainda mais atraente e participativo. Após a onda de COVID19 as escolas se habituaram na forma de ensino remoto e vem transformando as aulas, utilizando ainda mais da tecnologia na educação. Dessa forma a tecnologia vem trazendo vários benefícios para a educação, tornando o ambiente escolar mais interativo. As Tecnologias assistivas são de grande importância para atender os estudantes com deficiência. Principalmente neste momento de pandemia.

Tendo em vista as possibilidades, as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência. Pela interação do aluno com deficiência e o computador, limitações de coordenação e assimilações podem ficar reduzidas, pois pela prática na utilização do computador o aluno com deficiência interage de forma autônoma com a máquina e os processos de comandos fazem com que o aluno melhore a sua coordenação motora, e por meio dos softwares educativos o aluno pode melhorar a sua cognição.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Devido à impossibilidade do ensino presencial em sala de aula em detrimento da covid 19 que se espalhou desde março de 2020, as escolas em todo o Brasil enfrentaram mudanças nas rotinas, novos hábitos e novas formas de interagir com as pessoas. Com isso, os gestores tiveram que pensar em uma forma de ensinar que não colocasse em risco a vida dos alunos, profissionais da educação e de seus familiares. Logo, algumas perguntas surgiram: O que fazer? Como fazer? Por quanto tempo? Qual o melhor método?                                                            

As escolas tiveram que se remodelar e buscar estratégias e práticas de ensino que pudessem dar continuidade ao ensino. Até certo ponto, essa prática de ensino foi concretizada por meio do trabalho remoto. Os professores tiveram que reajustar o planejamento pedagógico para se adaptarem a este novo método de ensino, e que assim pudesse continuar a existir um direito fundamental: o direito à educação. Esse direito está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 26: “Todo ser humano tem direito à instrução.

Com todo esse cenário, muitos gestores escolares tiveram que procurar produtos de emergência para continuar as atividades. Entre esses produtos se destacavam as mídias digitais. A introdução de novas tecnologias foi significativa para o ensino remoto. No entanto, observando o ensino em nosso país, mais precisamente no âmbito público, é possível detectar dificuldades e desafios para que as aulas remotas pudessem se concretizar. Tais desafios estavam relacionados tanto aos professores quanto aos alunos e às suas famílias. Entre esses desafios, alguns fatores têm a ver principalmente com a falta de acesso a essas tecnologias, ou seja, a partir das aulas online, foi possível perceber que a tecnologia não está acessível a todos e por várias razões: muitas famílias não possuem um computador, celular ou tablet com internet em casa. Apesar de vivermos na era tecnológica, uma parte considerável da população ainda não domina essas tecnologias, inclusive alguns professores. Portanto, há um déficit na formação de professores em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Para diminuir um pouco essa dificuldade dos professores de dominar as ferramentas digitais, principalmente as mídias mais utilizadas como: Whatsapp, Telegram, Teams, Google Meet, Google Classroom e YouTube, muitas escolas realizaram encontros virtuais semanais com os professores e toda a equipe gestora. Esses encontros visam tanto a preparação das aulas, quanto a análise dos métodos a serem utilizados. 

Além disso, havia e ainda há os problemas de adaptação, problemas emocionais, sociais, econômicos, as questões relacionadas ao estresse e à ansiedade por conta do confinamento, entre outros. Sobre os problemas emocionais, sabemos que a nossa psique quando não encontra um meio de exercitar esperança e persistência tende a paralisar, tendo como resultado palavras e ações que geram sentimentos negativos ao próximo. Mais do que nunca a empatia e resiliência tornou-se necessária. Existe uma sobrecarga de trabalho docente e os professores precisam permanecer animados tanto nas aulas online ou gravadas, quanto na interação com os alunos. E ainda, dar apoio aos pais, pois há uma baixa escolaridade dos familiares e como já foi mencionado, em sua maioria encontram dificuldades com os equipamentos tecnológicos isso quando os possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com