TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFÂNCIA HOJE: DESAFIOS PARA O TRABALHO DO PEDAGOGO

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

 

A sociedade tem sido marcada por inúmeras e profundas mudanças sociais, econômicas e culturais. Nessa perspectiva as ideias e representações sociais sobre as crianças, bem como as suas condições de existência, estão a sofrer transformações significativas, com isso o papel do professor mudou. Despertando assim um questionamento: Quais os desafios dos pedagogos na Educação Infantil na contemporaneidade?

Diante desse questionamento o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do pedagogo na educação infantil na sociedade atual. Levando em consideração a sua importância no estimulo e desenvolvimento da criança.

        Para tanto, faz-se necessário apresentar a distinção do termo criança e infância, destacando nesse tópico a institucionalização da infância, a infância na sociedade contemporânea, no segundo tópico será apresentada a Educação Infantil, mostrando as infraestruturas das creches e as formações dos professores, para finalizar será discutido os desafios do pedagogo da educação infantil diante das exigências dessa sociedade contemporânea que se apresenta. 

Esse relatório foi realizado como requisito para a obtenção da 1ª nota da disciplina de Organização e Prática Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, adotou como método a análise documental, tendo como fontes principais artigos publicados em meio digital. Como os principais autores destacam-se: Sarmento (2004), Barbosa (2004), entre outros.

  1.  Concepção de Criança e Infância

        Para entender a diferença de infância e criança é necessário fazer uma contextualização acerca desses conceitos nos diferentes momentos da sociedade. As crianças em meados do século XX eram tratadas como adultos em miniatura, na maioria das vezes enfrentavam o trabalho infantil, a exploração sexual, entre outros empecilhos. Criança e infância foram formulados em momentos distintos um do outro.

 “sempre houve crianças, mas elas não eram reconhecidas como grupo social com especificidades próprias. Foi ao longo dos últimos séculos que a idéia da infância como período separado e diferenciado da idade adulta emergiu”. (BARBOSA, 2009, pag. 25)

        Assim sendo, criança corresponde ao ser humano de pouca idade, está ligado ao campo biológico. E a infância é uma fase da vida do ser humano, que vai do nascimento até a puberdade. Onde não existe apenas uma infância, são diversas, variam de criança para criança.  

        Por exemplo, para Arroyo (1994) a criança de favela não é igual a da criança do condomínio fechado, elas não deixam de ser crianças, mas viverão a infância de forma diferente, uma poderá ser livre e trará o sustento da casa desde cedo, a outra não precisará trabalhar tão cedo, poderá ter uma infância mais longa, mas será privada da liberdade que a criança da favela desfruta.

                

  1. Institucionalização da infância

        Foram múltiplos os fatores que contribuíram para o processo de formação do sentimento de infância. Destacam-se, entre eles, os processos de Reecentramento do núcleo familiar, família começou a se envolver mais nos cuidados e na proteção e estímulos do desenvolvimento da criança; A criação de instâncias públicas de socialização, aonde a escola aparece como principal centro de socialização das crianças, o trabalho infantil vai sendo substituído por espaços educativos e a educação passa a ser concebida como forma de ascensão de classe; Os saberes periciais são marcados pelo surgimento de áreas de estudo, que tem no centro de suas pesquisas a criança, destacam-se a Pediatria, a Pedagogia e a psicologia do desenvolvimento; Reiteração “transmissão de brincadeiras, jogos e rituais das crianças mais velhas para as crianças mais novas, de modo continuado e incessante, permitindo que seja toda a infância que se reinventa e recria, começando tudo de novo.” (BARBOSA, 2009, p. 18); E por ultimo a administração simbólica da infância, baseia nas normas estabelecidas pela sociedade de como as crianças deveriam participar da vida em sociedade.

  1. Ser criança no contexto atual

        Ser criança na sociedade atual é muito diferente de ser criança nos períodos que antecederam a contemporaneidade. Com as transformações no âmbito da institucionalização, mudou-se o cenário infantil, fazendo com que ocorresse a reentrada da infância na esfera econômica, seja através do consumo, por influência da mídia e do marketing.

Vivemos mudanças tecnológicas, científicas, religiosas e políticas o que vem causando alterações no comportamento humano. A mídia e o consumo, por exemplo, acabaram por estabelecer um estilo de vida onde sempre há uma nova necessidade a ser atingida, um novo objeto a ser consumido. (BARBOSA, 2009, pag. 01)

        Os meios midiáticos fazem parte do cotidiano das crianças, aumentando assim o consumo de produtos (roupas, brinquedos, alimentação e etc.) o universo infantil através no marketing.

Deste modo, a infância não é um processo natural, e sim uma construção a partir de interesses sociais, políticos, culturais e econômicos de uma determinada sociedade. Esse cenário que se apresenta exige que a educação se adaptar às demandas da sociedade. 

  1. 2.  A Educação Infantil

        Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, no Artigo 5º, diz que a Educação Infantil deve ser:

 Oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

        Assim as instituições da Educação Infantil deve ter como objetivo principal promover o bem-estar das crianças, sendo necessário para seu sucesso uma infraestrutura adequada além de uma formação dos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com