TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Vídeo: Saúde mental e trabalho sustentável em tempos de pandemia

Por:   •  21/10/2021  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Vìdeo: Saúde mental e trabalho sustentável em tempos de pandemia

Todos vivenciamos a mudança do ambiente do trabalho com o advento da pandemia e com isso, é lógico, vieram diversas necessidades de adaptação. O vídeo em questão teve como objetivo não só falar dessas dificuldades, mas também dos problemas que já existiam e aumentaram com essas questões.

O primeiro assunto que me chamou a atenção foi no que diz respeito a individualização do trabalho, que já era muito comum no novo modelo de trabalho, mas que se acentuou consideravelmente com o advento do trabalho remoto. Citaram, inclusive, a avaliação de desempenho do funcionário, que é uma avaliação individualizada, focando somente no que o trabalhador conseguiu entregar, não se atentando ao coletivo e aos demais benefícios que este trouxe para a empresa em questão. No entanto, se já era importante anteriormente, imagina em um modelo de trabalho em que o empregado não é observado e fiscalizado o tempo todo em um ambiente. No entanto, tais medidas podem acarretar uma série de problemas, como a necessidade do empregado achar que tem que dar conta de tudo e consequentemente frustração quando não o consegue.

Uma vez que o escritório foi para a sua casa, o trabalhador também enfrentou diversas questões. Como a presença de familiares dentro do escritório, crianças, animais… Que por muitas vezes não entendem a importância do trabalho e acreditam que estão em casa disponíveis. Da mesma forma, sua empresa não se atenta ao momento atípico e acredita que a entrega deve continuar da mesma maneira ou ser até superior.

Além disso, as questões ergonômicas do trabalho ficaram um pouco perdidas. Fez-se o seguinte questionamento durante a live: “Quem é responsável pela ergonomia do trabalho em casa?”, por lei é a empresa, no entanto, esta não está presente no ambiente de trabalho. Dessa maneira, tivemos um cenário em que muitas pessoas contraíram sérias lesões físicas e até mesmo problemas psíquicos.

Por serem professores, muito se falou também sobre os professores, sobre a necessidade de adaptação para um modelo remoto, que ainda acredita-se que não está sendo realizado da melhor maneira. A dificuldade de manter o aluno interessado na aula dentro da sua própria casa é uma questão. Além disso, dar aula para um computador, sem o feedback de alunos também não é uma tarefa fácil.

Seguindo nesse caminho, os pesquisadores falaram também sobre a necessidade de diferenciar o profissional e sua colocação no mercado, que acho extremamente necessária. “Desenvolvimento profissional não é subir de cargo.” Por muitas, vezes o profissional é visto como aquele cargo, como se houvesse um limite e ele não pudesse desenvolver além. Muito pelo contrário acredito que o ser humano gosta de aprender e quanto mais for se desenvolvendo, mais satisfeito ficará dentro de uma empresa. E como afirmado na palestra, o desenvolvimento humano pode ser até mais significativo para o ser do que o desenvolvimento financeiro.

Muito me identifiquei com os pontos levantados, como uma pessoa que entrou em uma empresa na pandemia. Situação em que muitos passaram, afinal já temos pelo menos um ano e meio desde o advento da Covid-19. Me sinto sempre muito cobrada em relação a entrega e não me

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com