TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As cidades especializadas do trabalho e do tempo livre

Por:   •  22/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Lucas Tioda Antonini

RA: 141031361

As cidades especializadas do trabalho e do tempo livre

História da Arquitetura III

Especialização dos tipos de cidade, uma própria ao trabalho e outra voltada ao lazer e a busca de um ambiente possivelmente mais natural.

Worker city: cidades providas de algumas infraestruturas como comércio, educação, etc., mas que controlam a forma de vida do trabalhador, cidades não espontâneas feitas por um investidor que molda a tipologia urbana apropriada ao seu interesse, o capital. Perda da noção natural de tempo e lazer.

Cidade-lazer: qualidade e a variedade aludem ao padrão de vida alto e o acesso a uma grande quantidade de tempo disponível. Não feitas para trabalhadores, mas para classes abastadas com períodos disponíveis para o veraneio. Uma espécie de espaço em que há um “estranhamento” pitoresco, um grande cenário que molda a um sensorial de tranquilidade e um contato mais direto com a natureza. Retomada de temas como o eclético, o pitoresco, o neoclássico – obstantes a realidade urbana da época – cidades artificiais, temáticas. Nascem a partir da vontade de estabelecer relação com as qualidades de uma natureza a ser contemplada (fontes termais, montanhas, praias, etc.).

Cidade trabalho

Iniciativa de particulares, como empresários. Contendo basicamente os edifícios de produção (as fábricas), as moradias e serviços, evitando da noção de questionamentos que pudessem ir contra esse sistema, mantendo o trabalhador com condições básicas em troca de sua permanência – permanecem isolados de influências externas, evitando qualquer forma de revolução. Tudo é administrado e planejado segundo os interesses privados. As cidades são locadas conforme as suas necessidades de produção, como fontes de matéria-prima, energia, etc. e sendo pensadas pela lógica do escoamento da produção. Não dependem de qualquer assentamento espontâneo e cidades pré-existentes. Tudo na cidade faz parte do capital fixo da empresa.

Suprem as carências do Estado, provendo de equipamentos complementares como creches, escolas, igreja, clube, etc. Impõem a forma comportamental dos citadinos através de um rígido código moral, regulando a noção de tempo e espaço, manipulando a consciência do indivíduo. Há repressão de atividades sindicais ou qualquer forma de organização operária, tudo para a obtenção de controle político, moldando ideologicamente a população trabalhadora, criando seres sem senso crítico ou consciência de revolução.

New Lanark, 1786 – exemplo de Worker City

Com os pensamentos da gestão de Robert Owen, tal localidade acaba sendo transformada, iniciando primariamente o pensamento de leis trabalhistas e de previdência. Reduz o número de horas de trabalho, assegura a provisão de equipamentos e serviços, construção de moradias para os operários, promove a escolarização e a proibição do trabalho infantil, etc. Sua gestão dura até 1825, e a localidade se converte em meta para os reformadores sociais, políticos e estudiosos na questão da combinação entre “paz social com o êxito econômico”. Associa em sua teoria os padrões de moral com a provisão de qualidade de vida. Implanta em 1815 em espaço adquirido por ele suas teorias na chamada de New Harmony, em Indiana, EUA, sendo o primeiro local com bibliotecas públicas gratuitas, escolas públicas para homens e mulheres, incentivo à pesquisa científica, etc.

Em Port Sunlight, 1888, em Liverpool, por W. H. Lever, com intuito de criar uma comunidade organizada. Baixa densidade populacional com 8 moradias por hectare, habitando edificações de alta qualidade construtiva, preocupadas com a higiene; projeto de diversos arquitetos; organizadas para garantir às pessoas espaço amplo para atividades e equipamentos coletivos. Sendo a primeira obra a preocupar-se com questões naturais ao sítio, atendo-se a estudos minuciosos do meio ambiente, ruas adaptadas à topografia, criação de sistemas de áreas verdes articulados entre os espaços públicos e privados – inspirou Howard (conjuntamente com o projeto da Bournville, de George Cadbury) na formulação de seu projeto das cidades jardim – e espaços de funções públicas. Entretanto torna-se uma cidade em que os habitantes passam a submeter-se ao paternalismo com intenção de regular o comportamento e controlar a cultura, impondo padrões a serem seguidos.

Bournville, 1789-95, por George Cadbury – exemplo primário de estrutura de uma cidade jardim. Casas em estilo By-laws, dispostas em grupos de 2 ou 4 unidades, com jardim privado; cidades com baixa densidade e ricas em espaços públicos. Cidades pensadas em regras e códigos cívicos de organização que constituíam importantes exemplos de prática urbanística que posteriormente sistematizariam a teoria de Howard nas Cidades Jardim.

Ebenezer Howard – “Garden Cities of Tomorrow” 1898 – cidades planejadas com índice populacional limitado e traçado urbano projetado com grandes eixos radiais e grandes áreas verdes. Materialização na cidade de Letchworth (1909), nas proximidades de Londres com projeto dos arquitetos Barry Parker e Raymond Unwin. Surge como alternativas ao caos da industrialização e superpopulação de grandes cidades como Londres e Liverpool – equilíbrio entre residência e produção. Proposta de reconciliação do homem urbano com a natureza.

Tipologia construtiva de casas que remetem ao campo, a um ambiente idílico e totalmente projetado, mostrando a questão de total fuga ao caos das grandes cidades.

Na França, primeiramente por iniciativa pública e posteriormente conjuntamente com a privada, há a construção de assentamentos projetados como exemplo a Mulhouse. Dotados de arquitetura com vínculos campestres de exemplos medievais de construção, compreendendo casas duplas e também apartamentos mistos com comércio e serviços.

Ville Menier, 1874, Emile Justin Menier, incorpora nas construções pensamentos higienistas, com diversos módulos de edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com