TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVENDO AUTONOMIA EM SALA DE AULA

Por:   •  3/7/2016  •  Monografia  •  10.558 Palavras (43 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 43

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROJETOS DE APRENDIZAGEM:

Desenvolvendo a Autonomia em sala de aula

 

2º Semestre

2010

PROJETOS DE APRENDIZAGEM:

DESENVOLVENDO AUTONOMIA EM SALA DE AULA

2º Semestre

2010

RESUMO

Este trabalho de conclusão apresenta algumas considerações sobre a experiência de estágio e a possibilidade de trabalhar com alunos de 5º ano em uma escola pública, pela primeira vez, realizando Projeto de Aprendizagem, tendo como pesquisa o desenvolvimento da autonomia dos alunos em sala de aula, através de Projeto de Aprendizagem juntamente com o prazer de aprender o que realmente lhe interessa. Buscando questões relevantes, resolvendo conflitos durante as atividades em grupo, decidindo como o trabalho será realizado e modificando-o sempre que necessário, percebi nos ricos momentos de observação enquanto os alunos desenvolviam a temática a forma autônoma e criativa de encontrar soluções e possibilidades para os desafios encontrados bem como a participação e colaboração ativa dos educandos durante todo o processo do Projeto. Dessa forma objetiva-se refletir sobre as necessidades mais urgentes no sentido de visar uma educação que contemple o ser humano na sua totalidade, considerando, de forma mais intensa sua autonomia no ambiente escolar, possibilitando o desenvolvimento de seres humanos cooperativos, críticos, solidários e preocupados com a construção de um mundo melhor.

Palavras chave: Projeto de Aprendizagem, Desenvolvimento da Autonomia, Alunos do 5º ano, Aprendizagem.

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS        

1        EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO        

1.1        INÍCIO DO TRABALHO        

1.2        MUDANÇAS OBSERVADAS NA POSTURA DOS ALUNOS        

2        O CONCEITO DE AUTONOMIA        

2.1        APRENDIZAGEM COM AUTONOMIA E A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO        

2.2        PROJETOS DE APRENDIZAGENS NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA        

3        O PENSAMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE O TEMA INVESTIGADO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

ANEXO A – A PESQUISA        

ANEXO B – A ESCOLHA        

ANEXO C – QUESTIONÁRIO PARA O PROFESSOR        

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Foi constatando o desenvolvimento da autonomia, dos alunos a partir do trabalho realizado com projetos de aprendizagem, observando suas atitudes, enquanto trabalhavam em grupos, a relação entre os participantes, o respeito à opinião do colega e a busca de alternativas para os desafios encontrados durante o processo de construção das atividades, que este trabalho será realizado, buscando um aprofundamento sobre os projetos de aprendizagem com foco no desenvolvimento da autonomia.

Este trabalho aborda a autonomia como fator principal, juntamente com a colaboração e a criatividade para a busca da construção do conhecimento. Os Projetos de Aprendizagens tornam possíveis as participações ativas do educando, no exercício do pensar para a construção do conhecimento, assim fala Gadotti (1990):

A participação é fundamental para a construção do conhecimento. Permite a interação entre educadores e educandos no exercício do pensar, contribuindo assim, para a formação de indivíduos que reflitam autonomamente e possam exercer melhor sua cidadania (p. 16).

O estudo procura ainda relatar o crescimento cognitivo vivenciado pelos alunos a partir das questões, pesquisas e apropriações das novas tecnologias para a realização do trabalho, numa turma de alunos de 5º ano com idade média de dez anos, sendo apenas dois alunos repetentes, em uma escola pública na periferia da cidade de Novo Hamburgo, através da minha experiência de estágio.

Quando iniciei o ano letivo, percebi que os alunos estavam sedentos por novidades, demonstrando muitas vezes insatisfação no trabalho que deveriam realizar cansados pela rotina da educação tradicional. Baseando-me num ponto de vista construtivista, pensando no conceito de construção de conhecimento, buscando estratégias para a aprendizagem dos sujeitos nos vários espaços da escola: pátio, sala de informática, biblioteca etc. Pensando no papel do professor como facilitador, como destaca Hernández (1998), construindo uma relação educativa de colaboração, onde professor e aluno busquem a aprendizagem.

Os Projetos de Aprendizagem tornam possíveis as trocas de informações e experiências, entre professor-aluno, fazendo estreitar os laços de afetividade no que diz respeito ao processo de desenvolvimento cognitivo e social.

Como forma do estudo proposto, o primeiro capítulo abordará a experiência do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular, a autonomia crescente percebida através das falas dos alunos, das relações entre os grupos de trabalho, nos desafios e nas soluções encontradas, na relação professor-aluno, demonstrando nos questionamentos e nos discursos que sabiam o que estavam falando e o que queriam realizar.

O segundo momento será de embasamento teórico, visando os princípios que regem os Projetos de Aprendizagem, a necessidade que a criança tem de construir seu conhecimento a partir de suas curiosidades e de suas vivências, para que a aprendizagem tenha realmente significado para o aprendiz. Buscando o aprofundamento no conceito de construção de conhecimentos de Piaget.

O terceiro capítulo terá como tema principal um estudo de caso com professores, de uma escola pública que a proposta não é por Projetos, mas os professores podem aderir se quiserem. Serão elaboradas algumas questões sobre o trabalho com Projetos de Aprendizagem, para que sejam respondidas pelos professores sendo feita uma análise das entrevistas realizadas. Buscando assim uma relação da teoria com a prática desses professores, comparando com minha experiência de estágio, bem como problematizara importância dos Projetos de Aprendizagem no desenvolvimento da autonomia do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.7 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com