TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Por:   •  27/8/2019  •  Artigo  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 12

DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Ariana Santana de Oliveira Fernandes

Rubiane de Moraes de Souza

Ruthiana da Luz Del Sent Fernandes

Prof.ª Alessandra Ferreira Antunes

RESUMO

Este artigo busca a reflexão sobre as articulações do desenvolvimento das ciências na educação das crianças e suas infâncias, partindo da concepção de que na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os educandos antes de alunos são crianças, e como tais, são indivíduos completos, providos de inteligência, sentimentos e emoções; sendo assim são capazes de observar, registrar informações, apresentar idéias, debater, contestar, fazer escolhas, expressar-se, saber seus limites e sua capacidade em diferentes formas de linguagens. Para garantir a ação efetiva da criança como sujeito hoje, e não um “vir a ser”, torna-se indispensável reconsiderar as ações e as relações no seu ambiente escolar, respeitando o seu espaço e a forma como lida com suas individualidades e particularidades. Sendo assim, este artigo aponta modos de pensar o processo educativo das ciências na formação das crianças para oportunizar seu ingresso à cultura científica, sem desvalorizar as infâncias e sem desconsiderar as “cem linguagens” que a criança possui, visto que as brincadeiras têm seu valor para um maior aproveitamento do desenvolvimento da infância. Observou-se que o docente por ser uma referência de aprendizado para a criança, tem uma função essencial de extrema importância de como fazer seu planejamento com base do que as diferentes linguagens se apresentam. Com intuito de refletir uma educação cujas práticas educativas, com elementos da cultura científica, viabilizem o exercício da infância e propiciem nas Instituições Educacionais, espaços onde as crianças possam ser elas mesmas, tendo assim um aproveitamento maior do educando com as crianças.

Palavra-chave: Infância. Desenvolvimento. Educação.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo expõe reflexões acerca de algumas idealizações de infância, que fazem com que o docente estude se atualize e evidencie a importância de se refletir as múltiplas linguagens e seu desenvolvimento.

As múltiplas linguagens correntes nas ações pedagógicas proporcionam com que as crianças dividem idéias, planos e observações, exibem sentimentos, pensamentos, sensações e valores. Conjuntamente retratam particularidades da própria linguagem infantil como, ludicidade e as fantasias.

Vemos a importância de discutirmos sobre: 1- Desenvolvimento de múltiplas linguagens infantil, 2-A reflexão do docente diante de tantas linguagens, 3- Olhar sobre a infância, 4- O modo de expressar da criança

E a partir daí conseguimos informações de como lidar e vivenciar a riqueza que é o mundo das crianças.

.

2. DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS INFANTIL

Toda criança em sua individualidade muda seu dia a dia num verdadeiro ambiente, num universo imaginário, procurando sempre mostrar o que sente em um confuso mundo de fantasias. “O criar, o brincar, o sonhar, o estar com o outro, e outras tantas representações incessantes das crianças trombam, em muitas filosofias do adulto como: “este não é um lugar para isto”, “agora não pode”, agora não é hora”, entretanto elas persistem. Desejar que as crianças não se lembrem que são crianças, que o mundo delas é movido por "inocências", é esperar que pensem como adultos, é fazer que pule de fases, com intenção de mudar o mundo delas pelo mundo dos adultos.

Como argumento se atribui os mais variados motivos, tais como: baixo recurso pessoal e principalmente material, falta de formação profissional, uma cultura popularizada, as ações de ponto de vista desenvolvimentistas que por muito tempo sentenciaram o foco da educação infantil. Torna-se indispensável uma busca pelos costumes infantil para que possamos ter em nosso meio, mais precisamente falando, nas Instituições Educacionais ambiente onde as nossas pequenas crianças consigam ser elas mesmas. “construiu-se um objeto abstrato, a ‘criança', destinado a passar por níveis diversos e sucessivos de aquisição de competências, cada um deles constituindo uma etapa na fabricação da personalidade dos indivíduos” (Javeau, 2005, p.382).

Falar das variedades de linguagens, na pedagogia infantil, quer dizer inicialmente, articular aspectos que descrevam as peculiaridades da própria linguagem da criança como: representação, imaginação, simbolismo ludicidade, sensações e emoções. Para a criança, a linguagem atribui-se de uma natureza comunicativa que, da mesma forma que comunica algo, viabiliza falar algo também.

Portanto se falar que todo e qualquer método de linguagem retrata uma riqueza de oportunidades, contando que, é preciso lembrar, a criança precisa ter acesso às características especificas de cada uma delas, para que, dessa maneira, consiga aproveitar de todas elas, adequando-se de cada uma de forma particular, o que indica, no ensino formal, distinguir nelas particularidades que de forma alguma as colocam em regras hierárquicas de relevâncias, mas de modo de igualdade ao que cada uma simboliza. Por essa razão justifica-se dar tanto valor às diversas experiências humanas que, num todo, formam um conjunto de manifestações de que se vale o ser humano para se comunicar.

Planejar com as múltiplas linguagens em Educação infantil quer dizer auxiliar as crianças a entender particularidades e características que muitas das vezes não é vista ou evidente de forma clara, de modo mais complexa e significativa.

Sentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças; corresponde, na verdade, à consciência da particularidade infantil, ou seja, aquilo que a distingue do adulto e faz com que ela seja considerada como um adulto em potencial, dotada de capacidade de desenvolvimento. (Kramer, 2003, p.17)

2.1. A REFLEXÃO DO DOCENTE DIANTE DE TANTAS LINGUAGENS

Procuramos hoje uma concepção de mundo em que predomina a crença na incompletude do conhecimento, crença esta que nos encoraja e instiga na busca do saber. Percebe-se que, somente a partir da dúvida, é capaz de ver novos ângulos e horizontes e que é relevante observar com atenção a tudo, procurando “enxergar além". Ao falamos de múltiplas linguagens, tencionamos ainda destacar a televisão o cinema, as revistas, os jornais, o teatro, os livros, as histórias infantis, as brincadeiras no quintal de casa e até mesmo no pátio da escola, por serem linguagens que ajustam ao método de ensino/aprendizagem. Compete ao docente, planejar aulas que incorporem estes recursos como amparo importante ao seu oficio. A tecnologia e a informática são outros meios que pode e deve ser usado e experimentado nas escolas, proporcionando a criatividade das crianças em conseguir desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com