TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 05

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 05

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 06

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 11

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 12

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................13

REFERÊNCIAS 14

ANEXOS....................................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado decorrente do estagio curricular supervisionado em gestão. Durante o relato descreverei os aspectos observados e vivenciados durante o estágio.

A palavra gestão significa administrar, governar, dirigir. Significa também a manuntenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organizaçao, de forma a garantir os melhores resultados. Entende-se assim que a escola é um tipo de organização constituida de recursos materiais, financeiros e humanos ( alunos, professores, pais) que precisam ser administrados para se obter os melhores resultados e qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.

O presente estágio foi realizado na Escola Estadual de Lelivéldia, integrante da rede Estadual de Ensino, localizada na Avenida Juscelino dos Reis Batista, s/n- Centro, Distrito de Lelivéldia, municipio de Berilo, no vale do Jequitionha Nordeste de Minas Gerais. Meu trabalho na instituição foi tranquilo, fui bem recebida pelo diretor e demais funcionarios.

Em primeiro momento de observação pude notar uma escola com pessoas realmente envolvidas no processo de ensino: professores, supervisores, coodernadores e funcionarios em geral, todos trabalham firme para que de fato a aprendizagem aconteça.

Embora, a instituição seja carente quanto a participação dos pais, e isso traz dificuldades para o pedagogo que necessita do apoio familiar para resvolver questões como a dificuldade de aprendizagem de determinado aluno e indisciplina.

Durante o estagio, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de pedagogia, adquirir conhecimento, desenvolver senso critico sobre o trabalho do gestor, refletir e analisar a cerca da construção do projeto politico-pedagogico e a importancia do contato direto com situações de rotina escolar, para a area em que pretendo atuar.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A instituição inicialmente foi denominada Escola Especial Rural de Lelivéldia até 1974, quando passou a denominar-se Escola Estadual de Lelivéldia. De 1986 a 1988 deu-se o funcionamento da 5° serie vinculada á Escola professor Jason de Morais situada na sede do municipio de Berilo. A partir de 1989 passou a funcionar o Ensino Fundamental completo com a extensão de 5° a 8° serie de acordo com a resolução 6537 de 10/04/89 quando a 1° turma concluiu a 8° serie com total de 25 ( vinte e cinco) alunos.

A escola atualmente é a única que atende as necessidades da comunidade, crianças das zonas rurais e das comunidades proximas, usam o transporte escolar para chegar e estudar na instituição. A escola mantém os Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental- 1° ao 9° nas modalidades: Regular, Projeto Acelerar para vencer (PAV) e Projeto em tempo integral. Ensino Médio Comum Geral na modalidades Regular. São um total de 716 alunos. A instiuição também conta com um amplo espaço fisico, e depois de ter passado por uma reforma recente, o espaço fisico atende a crianças portadoras de deficiencia fisica, apesar de não ter nenhum aluno portador de tal deficiencia.

Dentro da escola a três casos de inclusão ( Transtorno mental, dislexia) as crianças são mantidas dentro da sala de aula com um professor de apoio, que aplica exercicios de acordo a necessidade de cada um. O pedagogo faz visitas diarias as salas de aula para dar apoio aos professores.

A instituição ocupa uma area de 3582 m², sendo o primeiro predio 1° e 2° andar em salas de aula, 01 secretaria, 01 sala de Supervisão Pedagógica, 01 sala de diretoria, 01 biblioteca, possui 01 sala de professores, pátio, 01 cantina, 02 banheiros para professores, Uma quadra para pratica de esportes aberta para toda a comunidade, como a quadra não foi incluida nas obras de reforma, ela não está em boas condições, contém alguns bucacos e não é coberta, mas segundo o pedagogo, uma licitação para o inicio da obra já está em andamento.

O Pedagogo tem uma participação ativa no funcionamento da escola, é responsável pela organização do espaço pedagogico, implantação e implementação, no Estabelecimento de Ensino, das diretrizes pedagógicas e as demais atribuições e funções definidas no Regimento Escolar desta escola, cabe a ele ainda organizar e conduzir o plano de aula semanal o planejamento bimestral, observar e obter informação sobre as turmas e alunos, planejar estratégias para alunos com má disciplina e dificuldade de aprendizagem e confecção dos mine projetos. Pude observar também que a Pedagogo desta escola tem um ótimo relacionamento com todos gerando um ambiente harmonioso. Toda terça feira à noite, é feita uma reunião (módulo 2) com o Pedagogo, professores e diretor, para organizar e conduzir o Plano de Aula semanal. No final de cada bimestre é feita uma reunião incluindo a presença dos pais, para discutir o desempenho do aluno e o que deve ser mudado ou não no bimestre seguinte, com o objetivo de que todos se envolvam no processo de ensino e aprendizagem, dando sua parcela de contribuição para tentar obter o resultados significativos e de acordo com o esperado.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com