TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DOUTOR LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA

DAMAR M. DE OLIVEIRA, FRANCIDAIANE DE OLIVEIRA, JOSIANE RIBEIRO

DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

CURITIBA

SETEMBRO/2015

DAMAR M. DE OLIVEIRA, FRANCIDAIANE DE OLIVEIRA, JOSIANE RIBEIRO

DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Psicologia da Educação II do 3º período, noturno, do curso de Pedagogia, da Faculdade Doutor Leocádio José Correia.

Professora: Rosana Grushenka Nader da Rocha

CURITIBA

SETEMBRO/2015

                                                       SUMÁRIO

  1.   INTRODUÇÃO
  2.   OBJETIVO GERAL
  3.   OBJETIVO ESPECÍFICO
  4.   JUSTIFICATIVA
  5.   O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ESTRUTURA COGNITIVA SEGUNDO JEAN PIAGET
  6.   FASES DO DESEVOLVIMENTO HUMANO E COGNITIVO
  7.   AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  8.   PROVAS OPERATÓRIAS – PIAGETIANAS E SEUS OBJETIVOS
  9.   O USO DAS PROVAS PARA A COMPREENSÃO E DIAGNÓSTICO DAS   DIFICULDADES DE APREDIZAGEM
  10.    COMO DEVE SEGUIR O INTERROGATÓRIO DIAGNÓSTICO
  11.    AVALIAÇÃO
  12.    EXEMPLOS DE PROVAS PIAGETIANAS
  13.     CONSIDERAÇÕES FINAIS
  14.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1.   INTRODUÇÃO

  O desenvolvimento do ser humano vem sendo estudado com grande ênfase por vários estudiosos do ramo psicológico. Um dos mais renomados psicólogos que tem se dedicado ao estudo desta condição inerente ao ser humano, é o suíço e também biólogo, Jean Piaget.

   Através de observações, pesquisas e estudos aprofundados realizados com pequenos grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias, é que foi possível uma análise criteriosa e clínica a despeito desta fase de formação do desenvolvimento ou mesmo da estruturação cognitiva destes indivíduos.

    Em análise a esta estruturação cognoscitiva, bem como seus níveis, Piaget conseguiu destacar estágios determinantes que podem auxiliar também na observação das mais diversas dificuldades de aprendizagem enfrentadas por alguns alunos.

      Ao passo que estas dificuldades vão sendo encontradas, através do uso de metodologias corretas e de aplicabilidade objetiva, torna-se de maior facilidade seu diagnóstico.

      Com base neste propósito é que as chamadas provas operatórias ou piagetianas, conseguem fornecer subsídios aos profissionais da educação, na busca, conhecimento e análise destas dificuldades.

     Denomina-se prova operatória, as provas realizadas com materiais manuseáveis e de fácil acesso, onde o entrevistador visa conhecer seu entrevistado e investigar em qual estágio operatório ele se encontra.

     As provas utilizadas para obter o diagnóstico operatório podem ser separadas em três grupos: o primeiro -  provas de conservação, o segundo - provas de classificação e o terceiro e último – provas de seriação.

      Embasado nestes três grupos de provas operatórias, que englobam um total de treze provas, o entrevistador terá conhecimento do nível de construção do pensamento alcançado ou o nível de estrutura cognitiva com a qual o indivíduo será capaz de operar em uma situação presente.

       

  1. OBJETIVO GERAL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • CONHECER A ESTRUTURAÇÃO COGNITIVA E A AQUISIÇÃO DE PENSAMENTO ADQUIRIDO ATRAVÉS DAS PROVAS OPERATÓRIAS;
  • COMPREENDER E ANALISAR A APLICABILIDADE DAS PROVAS OPERATÓRIAS;
  • INVESTIGAR O SUPORTE OFERTADO PELAS PROVAS OPERATÓRIAS NO DIAGNÓSTICO DAS DIFERENTES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;

   

  1. JUSTIFICATIVA

   

   As dificuldades de aprendizagem podem estar ligadas à ausência de estrutura cognitiva adequada que permita a organização dos estímulos, de modo a possibilitar a aquisição dos conteúdos programáticos ensinados em sala de aula.

   Acredita-se que a construção do conhecimento se dá através da interação que se estabelece entre o sujeito e o meio ao qual ele pertence. Sendo assim, a aprendizagem ou o nível de aprendizagem que será alcançada pelo sujeito dependerá estritamente desta inter-relação.

   Segundo Piaget, a estrutura e a formação do pensamento ocorrem em etapas ou estágios diferentes, e também aparecem de maneira gradual podendo perdurar pela vida toda.

    Para tomar conhecimento das dificuldades de aprendizagem que cada aluno apresenta, é relevante que os profissionais tais como coordenadores, professores ou ainda, os psicopedagogos consigam distinguir em qual estágio operatório o aluno se encontra.

    Em justificativa a esta questão, as provas de diagnóstico operatório foram desenvolvidas também para auxiliar neste processo de grande dificuldade, não só para pais e professores que vivenciam de perto esta problemática, mas também para oferecer suporte aos alunos que se encaixam neste grupo.

    Cada prova de diagnóstico operatório possui objetivos específicos e bem centrados, que visam auxiliar na descoberta e sucessivamente buscam desenvolver as potencialidades destes alunos.

      Para tanto, é relevante que as provas sejam aplicadas de maneira correta e de acordo com a faixa etária de cada aluno em observação.

     

  1. O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ESTRUTURA COGNITIVA SEGUNDO  JEAN PIAGET

  O desenvolvimento humano pode referir-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental refere-se a construção contínua ou aparecimento progressivo das estruturas mentais que podem perdurar por toda a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com