TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Trabalho Universitário: LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  4.369 Palavras (18 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 18

ESEA – ESPECIALIZAÇÃO E ESTUDOS AVANÇADOS

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

ANGÉLICA ALVES DA SILVA PUGAS

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Porto Nacional-TO

2013

ANGÉLICA ALVES DA SILVA PUGAS

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Artigo apresentado, a ESEA – Especialização e Estudos Avançados, como requisito parcial para conclusão do curso de pós-graduação em Regência séries iniciais do ensino fundamental.

Orientador (a): Profª.

Porto Nacional-TO

2013

ANGÉLICA ALVES DA SILVA PUGAS

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Artigo apresentado à Banca Examinadora da ESEA – Especialização e Estudos Avançados, como requisito parcial para obtenção do título Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais. Orientador (a):

Aprovado em: ______/_____/______.

Nota:

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Angélica Alves da Silva Pugas

RESUMO

O presente artigo tem a finalidade abordar acerca da Leitura e Escrita como práticas essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, e é fruto do trabalho realizado durante o estágio, onde foi constatado que muitos alunos apresentam dificuldades em relação a tais práticas, chamando a atenção ao trabalho e postura docente em sala de aula. Destaca-se ainda a importância da escola e o papel fundamental a ser desempenhado o professor. Este artigo propõe ainda a necessidade de utilizar textos variados, como forma de desenvolver as habilidades de interpretação e expressão dos alunos.

Palavras-Chaves: Leitura. Escrita. Compreensão.

ABSTRACT

This article aims to address about reading and writing as essential practices for learning and student development, and is the work performed during the stage where it was found that many students have difficulties in relation to these practices, calling attention attitude to work and teaching in the classroom. Another highlight is the importance of school and the role to be played the teacher. This article also suggests the need to use various texts as a way to develop the skills of interpretation and expression of students.

Key Words: Reading. Writing.Understanding.

INTRODUÇÃO

Considerando a necessidade de melhorar tanto a leitura como a escrita buscou-seanalise e pesquisa feita na escola Estadual onde foi realizado o estágio. De acordo o que foi levantado, os alunos não têm uma leitura fluente e não escreve bem, esta “deficiência” foi constatada com observação e reflexão em torno do assunto, trazendo propostas de leitura com linguagem clara que tem o objetivo de aproximar e ampliar o seu conhecimento.

Atualmente, vive-se um contraste. A sociedade atravessa uma fase onde coexiste de um lado o avanço tecnológico, principalmente aquele relacionado aos meios de informação e de comunicação; e de outro o analfabetismo. Nesse sentido, é importante lembrar que, por mais que a tecnologia se faça presente, em especial no campo da informação, a leitura ainda continua sendo o principal meio de acesso a ela, principalmente se levado em consideração que sua disseminação ainda se dá em maior escala por intermédio de textos escritos, até porque mesmo os textos digitais, e que são transmitidos através da escrita.

Desta forma, pode-se perceber claramente que a leitura e a escrita são fundamentais tanto para a formação acadêmica do aluno como para sua formação como cidadão.

Neste artigo, procura discutir primeiramente a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura, de modo que estes possam evidenciar a ideia e o significado do texto a ser construído e trabalhado. São situações que dependem tanto dos objetivos quanto das perguntas que permeiam o leitor, bem como da natureza do texto e de estrutura. Depois, continuando será tratada a compreensão e o lugar desta no processo de aprendizagem da leitura.

A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste artigo foi de pesquisa bibliográfica, pois de acordoMarconi e Lakatos(2010), “O estudo bibliográficoé aquele que coloca o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações.”

Oaporte de distintos estudiosos que abordam acerca do campo da leitura/escrita e os benefícios que a fomentação dessas práticas traz para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. As teorias debatidas nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com