TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS:  ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO :  PEDAGOGIA

DISCIPLINAS:  ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Ana Paula Ramos dos Santos  -  RA 2868925934

Érika Rodrigues  -  RA 2807669464

Juliana Pereira Soares Martins  -  RA 2856113217

Sabrina Toledo Wagner  -  RA 2872286782

Vanessa Silva Gonzales  -  RA  2872881274

Sorocaba, 15 de abril de 2.015

Introdução

Este trabalho é sobre a Diversidade e Multiculturalismo na Educação Brasileira.

Apresentamos os principais aspectos abordados nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e o Referencial Curricular para a Educação Infantil.

Foi abordado a comemoração do dia dos pais do Colégio Raízes, no qual foi observado a falta de diversidade e multiculturalismo na festividade.

Professores puderam notar, através de cartões desenhados por alunos, a diversidade na vida de cada um deles e puderam utilizar esses desenhos para trabalhar o multiculturalismo e a diversidade em sala de aula, criando assim, uma comemoração voltada para a família como um todo.

A pluralidade de culturas, religiões, etnias e outros aspectos do mundo moderno, influenciam cada vez mais nossa vida atual, fazendo com que a organização e estrutura da Educação Brasileira aplique, em seus Projetos Pedagógicos, atividades que se destinem a Família, trazendo a comunidade para dentro da escola.

Principais aspectos relacionados a Diversidade e ao Multiculturalismo

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Tem por objetivo garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência de todos no âmbito escolar, isto é, inclui liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Nos remete a ideia de respeito à liberdade, apreço a tolerância e consideração com a diversidade étnico racial.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais sem condições sócio-economicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo a construção de nação democrática. Reconhecer e valorizar a identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantir o reconhecimento e igualdade de valorização de raízes africanas da nação brasileira, ao lado de indígenas, europeias e asiáticas.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume1.

Respeitar à dignidade e os direitos de cada criança, considerando suas diferenças individuais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas e sociais, individualizando as situações de aprendizagem, considerando capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais. Comprometimento com a formação de uma sociedade não excludente, promovendo o convívio com  a diversidade.

Comemoração Escolar – Dia dos Pais

O Colégio Raízes organizou um evento super especial para comemorar o Dia dos Pais. Foi organizado um circuito esportivos para que Pais e Alunos do Ensino Fundamental pudessem participar das atividades e se divertirem muito juntos.

Os papis participaram de diversas atividades, como alongamentos, montagem e pinturas de quebra-cabeça, corrida de bastão e salto no tanque de areia. Para finalizar, todos os pais fizeram uma foto com seus filhos para guardarem de recordação. E dessa forma foi comemorado o Dia dos Pais.

Analise Critica.

A festa foi voltada somente para os pais, não levando em conta a estrutura familiar de cada aluno, ela focou no pai “herói”, que esta junto do seu filho em todas as decisões, ensinando a todo o momento o que é certo e errado, e trazendo a figura pai a mais masculina possível.

Devemos observar que a família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, nem sempre é a realidade na casa dos alunos. São várias as possibilidades de estrutura familiar: crianças que moram só com as mães, com avós, são filhos de casais separados, o pai é falecido, etc.

Essa forma de comemoração pode fazer com que a criança, que não possuem uma estrutura familiar tradicional, venha a se sentir isolada e a escola acaba impondo uma situação que pode entristecer ao invés de alegrar.

A família do século 21 não é mais a mesma de algumas décadas atrás. A escola poderia ter usado essa data para se aproximar da família e trazer a comunidade para dentro da escola, podendo mostrar o trabalho desenvolvido para todos os membros que sejam referência na vida do aluno.

Comemorar o Dia da Família teria sido a melhor opção e uma ótima oportunidade para refletir sobre as diferentes estruturas familiares, pois, a escola e a família são a base para a construção de um futuro brilhante.

Nesta comemoração escolar ficou bem claro a total falta de diversidade e multiculturalismo no Projeto Pedagógico do Colégio Raízes.

Orientação e Valorização do Multiculturalismo

Desenho Visualizado

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Casal de baixa estatura de mãos dadas e uma criança alta.

Pais anões e um filho de estatura normal. Trabalhar a questão de diversidade referente a altura de cada um, mostrar para a criança que não somos iguais em relação a estatura, e que em alguns casos os pais são baixinhos e a criança alta, ou, vice versa, mas, que isso não os impedem de terem uma vida normal.

Mulher na cadeira de rodas com um homem do lado.

Explicar que ser cadeirante não afeta a sua capacidade de ter uma família, trabalhar, educar os filhos e desenvolver várias atividades. Trabalhar com as questões de acessibilidade, explicando a importância de rampas em prédios, escolas, faculdades, comércios e lugares públicos, ensinando que devemos respeitar as vagas preferenciais.

Pai e Mãe negros e Criança branca.

Trabalhar a diversidade na família, inserir atividades que valorizem a adoção e a origem de cada aluno, mostrando a importância que todos tem dentro do seu lar.

Uma mulher idosa de mãos dadas com uma menina.

Criança criada pela avó. Deve-se trabalhar com a questão envolvendo a família, mostrando aos alunos que existem crianças que são cuidadas por outros membros do grupo familiar.

Dois homens de mãos dadas.

Trabalhar com a diversidade familiar, mostrando que em alguns lares a criança pode ter dois pais, assim como duas mães, mostrar para a criança que no lar com dois pais existe amor, cuidados, atenção, e que nada os impedem de serem uma família, trabalharem e educarem seu filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com