TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MARIANA DE OLIVEIRA SARMENTO – RA 6278221333

CURSO: PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Tutor a distância: Rerison Rodrigues

Novo Hamburgo

2018/1

INTRODUÇÃO

A Interdisciplinaridade, para todos os fins, é aquela definida como a influência mútua vivente dentre duas ou mais disciplinas, encaminhando-nos do simples ato de comunicar-se entre as ideias até a conexão recíproca dos conceitos definidos como chave dentro da epistemologia, da terminologia, do procedimento, dos dados e da organização da pesquisa e do ensino; portanto, relacionando-os é que a temos.

É nesse tocante que não se vislumbra, pois, o banimento dos elementos curriculares, já que o conhecimento é um fenômeno com várias dimensões inacabadas, carecendo de ser compreendido de forma extensa. O imprescindível é que se criem práticas de ensino, apontando o estabelecimento de relações entre os componentes curriculares e que se aliem aos problemas da sociedade.

Isso, portanto, deverá ocorrer no âmbito da escola por mediação de uma construção que seja tanto pausada quanto progressiva. Além do mais, é de comezinha sabença que se constitui de dever processual contínuo e interminável da formação do conhecimento, permitindo que seja aberto ao diálogo entre os conhecimentos dispersos, fazendo-os se entender de uma forma mais abarcante. O enfoque interdisciplinar constitui, ao fim e ao cabo, da necessidade de superar a visão mecânica.

Doravante, cumpre a ela refazer a integração do elemento em que a fragmentação das metodologias os separou. Todavia, essa conexão não é oferecida em princípio, haja vista que não é aceitável se sobreporem os subsídios parciais fornecidos pelo conhecimento adquirido rasamente para se readquirir então a coesão primária.

Vale-se dizer, à vista disso que essa coesão é usurpada pela "práxis", por meio de uma ponderação crítica sobre a experiência primitiva. É, ao fim e ao cabo, uma retomada das adjacências da síntese. (FAZENDA, 1992, p. 45).

Desta forma, compreendendo que o meio ambiente e a sustentabilidade cooperam para que o estudante tenha informação sobre o Planeta Terra e a sua sobrevivência, o objetivo, portanto, é criar condições para que os eles possam identificar as ações do ser humano para com o meio em que vive, conhecer o corpo humano, suas principais funções e os cuidados que devem ter para a preservação da saúde.

As atividades proporcionarão aos alunos os conhecimentos dos órgãos e aparelhos do corpo humano, a compreensão da importância dos cuidados com o corpo, a promoção da boa higiene, a valorização da vida e a consciência da importância de uma alimentação balanceada.

Texto reflexivo:

A interdisciplinaridade comprometida com uma aprendizagem significativa não tende a eliminar os componentes curriculares, mas sim uni-los para que juntos integrem um significado para a vida dos educandos e dos educadores. Assim, ao considerar-se a interdisciplinaridade como práxis fundamental para um ensino integrador e de qualidade, é necessário que o educador se mostre comprometido com o seu exercício pedagógico, exprimindo como base a pesquisa, pois é através da mesma que o educador inova e cria condições para que seus educandos se tornem críticos e criativos. Além disso, compreende-se que antes de se realizar uma prática pedagógica interdisciplinar, é fundamental que haja um planejamento coletivo na escola, pois entende-se que um educador amplia e inova seus pensamentos, escolhas e consequentemente seus planos de trabalho, quando interage com outros educandos. É deste modo, que a integração dos componentes curriculares visa a mudança educacional, tão necessária para que de fato ocorra uma relação de ensino e aprendizagem entre educadores e educandos. Neste trabalho irá desenvolver-se um plano de estudos, em que vamos trabalhar a importância e o conhecer de seu próprio corpo, da higiene, dos hábitos saudáveis; vamos estabelecer uma relação de como se era anos atrás e de como as coisas estão hoje. Aplicar-se-á o plano de aula pensando-se e fazendo-se os alunos refletirem sobre as suas ações, as suas individualidades e sobre a importância de cada um no mundo de hoje.

Planejamento:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Turma: 1° ano 11 turno: tarde

Objetivos

Arte.

  • construção do corpo humano

Geografia:

  • identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;

História:

  • estabelecer relações entre o presente e o passado;

Conteúdos

O homem: ser vivo humano. Identificação, relacionamento (respeito, amizade, limites, postura ética). Interação com o meio ambiente, com a higiene e o ambiente.

 

Procedimentos metodológicos

Primeiro momento, iremos construir um corpo em papel pardo, vamos colocar roupas de revistas e jornais construir o rosto, cabelo, pés e mãos. Após vamos fazer um caça-palavra do corpo humano e higiene (segue em anexo), vamos fazer uma pequeno debate sobre a importância da higiene pessoal e do meio ambiente, como devemos agir sobre o mundo e os cuidados com o todo, lembrando da importância que cada um tem na vida social. Para finalizar vamos construir uma linda histórica em conjunto apontando tudo que devemos fazer e como devemos fazer para melhorar a situação com o mundo, cidade, família, com seu próprio corpo e também com o ambiente escolar.

Avaliação

O aluno deverá valorizar sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações.

Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos
 

Recursos

Papel pardo, revista, jornais, canetas, folhas etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (251.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com