TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL- DISCIPLINAS NORTEADORAS: Brinquedoteca

Por:   •  4/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA - UNIDERP
Rua Santa Catarina, 1005 – Bairro Água Branca – Piracicaba/SP – Fone: (19) 3428-1237
www.anhanguera.com 0800 941 444

Pedagogia-Licenciatura

DESAFIO PROFISSIONAL- DISCIPLINAS NORTEADORAS:

organização e metodologia em educação infantil; brinquedoteca e elementos lúdicos; didática de contar história infanto juvenil; multimeios aplicados à educação.

Montagem de uma brinquedoteca

Nome: Amanda Fioravante Prospero                R.A: 0864653029

Nome: Ana Célia J. dos Santos Galvão                R.A: 0881645241

Nome: Emanuelle F. R. Santos                        R.A: 0837623870

Nome: Giovana C. C. Daniel                        R.A: 1263475725

Nome: Haydée C. Bovi                                R.A: 0221613466

Nome da tutora a distância: Milena Farias Mendes

Tutora Presencial: Luana F. R. Fobregat

PIRACICABA-SP

OUTUBRO -  2016


INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Segundo Jean Piaget a criança se desenvolve com interações com o mundo, e o aprendizado é um processo gradual, assim sendo, elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágio, na posição egocêntrica, aquela em que a criança não destinge a existência de um mundo externo separado de si próprio, o egocentrismo corresponde ao período em que a criança não vê a necessidade de se explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida ou quando expressa suas características a coisas externas. 

Devemos levar em consideração três conceitos relacionados: a maturação, o desenvolvimento e aprendizagem. Maturação se refere ao desenvolvimento físico, ou seja, o desenvolvimento refere-se ao aumento e refino das capacidades naturais do ser humano (falar, raciocinar, criar, etc.). E por fim a aprendizagem, que amplia nosso conhecimento e muda nosso modo de pensar e agir.

Jean Piaget, desenvolveu quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo infantil sendo: primeiro período sensório-motor (0 a 2 anos de idade), nessa fase a criança explora o mundo através dos sentidos, ela precisa provar, tocar os objetos. Segundo períodos Pré-operacionais (2 a 7 anos de idade), nessa fase a criança temo domínio da linguagem oral, os objetos são percebidos como tendo a intenção de afetar a vida da criança, brincadeiras individualizadas, possuem coordenação motora fina e já sabe o que é certo ou errado aquilo que os adultos dizem. Terceiros períodos operações concretas (7 a 11 anos de idade), a criança já é capaz de definir o real e a fantasia, já utiliza a logica, números, noção de volume, operações matemáticas, gramatica, e tem a capacidade de lembrar fatos históricos e geográficos, faz jogos em equipe, e formação de amigos (no início de ambos os sexos, e pôr fim do período mais concentrada no mesmo sexo. Quarto período Operações Formais (11 a 12 anos em adiante), a criança já possui criatividade para trabalhar com hipóteses, impossíveis ou irreais, já forma conceitos abstratos, torna capaz de pensar com a realidade possível, e desenvolve a sexualidade.

A brincadeira é fundamental para a aprendizagem, o fator lúdico para a criança. Com a brincadeira a criança aprende a brincar e interagir, aprende o desenvolver de suas habilidades, separando o lúdico da aprendizagem formal.

Segundo Vygotsky, 1987, p117, considera que a brincadeira é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Na brincadeira a criança cria outros mundos e se comporta além do habitual e cotidiano. A criança vivencia-se no brinquedo como se ela fosse maior que a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com