TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e metodologia da educação infantil Brinquedoteca e o Elemento lúdico

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Pólo de Indaiatuba Pedagogia EAD- Semestre

        

Organização e metodologia da educação infantil

Brinquedoteca  e  o Elemento lúdico

Nome: Andressa Alonso Gomes da  Silva          

RA:9499540014

Nome : Bernadete Siben Soto                        

RA: 8980813641

Nome: Clena Maria de Souza Caldeira                  

RA: 9526407632

Nome: Rosenilda Souza frança

RA: 8981236071

Nome: Sueli Pereira Cardoso Cotchange          

RA: 8363793882

           

O Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina norteadora Organização e Metodologia da Educação Infantil , Brinquedoteca  e  o Elemento Lúdico sob orientação do professor-tutor presencial Vanessa Aparecida da Rosa Covre.

Indaiatuba

2015/09

Sumário

INTRODUÇÃO        

PASSO 1:        

Objetivos do Desafio:        

OBSERVAÇAO NARRATIVA        

PASSO 2:        

PASSO 3:        

OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA        

CONSIDERAÇOES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Brinquedoteca, brincadeiras, lúdico da na educação infantil

Segundo Adriana Friedman (1992), o ato de brincar constitui- se em um sistema que integra a vida social das crianças. É caracterizada por transmitir, de forma expressiva, de uma geração a outra, a aprendizagem de elementos da cultura.

As brincadeiras são imitadas ou reinterpretadas pelas crianças e isso varia em função dos diferentes estímulos.  Segundo Friedman (1992), a brinquedoteca é um espaço para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a umas grandes variedades de brinquedos. É um lugar onde tudo convida a explorar sentir, a experimentar.

As brinquedotecas colaboram com o desenvolvimento das crianças em seus aspectos cognitivos, afetivos, físicos-motores, morais, lingüísticos e sócios. Á medida que  a criança   faz  sua interação  com meio  físico e social , vai também conhecendo o mundo  a partir de sua  ação  sobre ele   assimilando  novas informações .

O brincar simbólico estimula a curiosidade, a autoconfiança e autonomia e deve ser considerado como atividade fundamental para constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade.

É brincando que a crianças das asas a imaginação por meio de brincadeira, as crianças aprende viver com harmonia em sociedade.

 

 

 

PASSO 1:

 

Objetivos do Desafio:

A metodologia aplicada será a da observação, verificar se há um ambiente físico propicio de uma brinquedoteca, se a lugar especifico para organizar os brinquedos, se há orientação para o desenvolvimento das brincadeiras, registros e avaliação das crianças.

 

OBSERVAÇAO NARRATIVA

Observador: Andressa Alonso

Nome da criança: Manuela da Silva

Idade da criança

Anos 4  meses 7

Sexo da Criança    

x

Feminino

Masculino

Responsável pela criança durante o período da observação

Nome: Bernadete

Função: monitora

Contexto de observação: Brinquedoteca

Data da observação: 12/09/2015 Horário de inicio 14h20min horário de termino: 16h30min

Escolha da criança

A escolha dessa criança foi devido a seu comportamento por ser uma criança com Síndrome de Dow, pois observei que não interage com adultos e crianças, isola-se com freqüência e chora. Às vezes sorri sem motivo aparente, tem olhar fixo e distante, seu local preferido é a brinquedoteca da escola onde pode ficar na frente do espelho a fazer caretas e dançar descompassada mente.

 Gosta muito de assistir, cantar e dançar ao assistir Dora e outros personagens infantis.

Passo então junto com a coordenadora e psicóloga da escola a trabalhar com a família.

A mãe aceita a fazer um acompanhamento e interagir com a filha em nossa brinquedoteca. Junto com a mãe a criança fica mais tranqüila escolhe o seu brinquedo preferido (bonecas e o mais usado por elas).

Passas por períodos de 20 e 30 minutos embalando a boneca com ela interage bem com as outras crianças sabemos que juntos podemos ajudar Manoel a se desenvolver mais e interagir e participar das atividades desenvolvidas.

Descrição Física da Brinquedoteca

Sala ampla com duas grandes janelas que permitem ventilação e entrada de sol no ambiente.

Há prateleiras fixas na parede onde os brinquedos são cuidadosamente arrumados em caixas transparentes e etiquetados para facilitarem o acesso.

Há espelhos em uma das paredes, no chão tem almofadas em formas de animais, tatames cobrem o chão deixando tudo bem seguro e colorido. Tem jogos diversos como: peças de madeira, plásticos de vários tamanhos, (embalagem) quebram cabeças, jogo de memória de vários tamanhos e formas, ligue peças de encaixe, caixas para empilhar, ou (entrar nelas) brincar, fantoches, fantasia. Há cadeiras e mesinhas para desenharem ou fazer pinturas, TV e vídeos, rádios faz de conta com panelinhas, ki te de cabeleireiros, supermercado. Também temos brinquedos feitos pelas as crianças como: petecas, bolas de jornais, chocalhos.

As crianças ficam bem distribuídas nos espaços realizando diversas atividades lúdicas livres. O ambiente geral parece otimista têm em torno de 20 crianças elas sempre a ficam agitadas, devido à descoberta dos brinquedos, desfrutam todos os espaços, e brincam muitos entre elas.

PASSO 2:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (280.7 Kb)   docx (161.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com