TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Leia atentamente as informações:

  • Você deverá enviar no portfólio 02, TODAS as atividades referentes às aulas, 05, 06, 07 e 08.
  •  Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
  • Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas (esse limite é por atividade e não por aula).
  • Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos por portifólio.
  • As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
  • Nome: Tatiane Rodrigues Berlet   RGM:053.14411

Aula 05

1 - Aponte as leis que garante a criança o direito à educação. Apenas cite-as

   Constituição Brasileira de 1988;

   Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA (8.069/90);

   Lei sobre o Sistema Único de Saúde - SUS (8.080/90);

   Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (8.742/93);

   Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB (9.394/96).

Aula 06

  1. Como abordado no texto lido, o Cuidar e o Educar são perspectivas para a educação da criança pequena indissociáveis. O que fazer para que esta afirmação se efetive nas práticas escolares cotidianas? Cite exemplos de como “educar cuidando” e “cuidar educando”.

Sabemos que o cuidar e o educar devem andar juntos contemplando as diversidades e a natureza complexa do individuo. O Professor enquanto mestre precisa fazer com que as crianças consigam ser educadas e cuidadas de maneira que aconteça de forma integrada. Compreender e valorizar a criança possibilita um maior desenvolvimento como a afeição, alimentação, cuidados com a saúde, entre outros conhecimentos que são necessários para a criança. Segundo as novas diretrizes da educação infantil o educar deve buscar a qualidade presente nas crianças em seu contexto social, cultural e ambiental, contribuindo na capacidade e potencialidade afetiva, corporal, ética e emotiva com o objetivo de dar a elas uma vida mais saudável e feliz. Nos dias de hoje se faz necessário á participação ativa dos pais, equipe diretiva e funcionários para a criação de uma geração mais comprometida e apta ao desenvolvimento na sociedade de forma que eles consigam se tornar mais sociáveis e dispostos a mudar por sentirem-se seguros e protegidos  para o pleno desenvolvimento infantil.

Aula 07

  1.  O que a formação do profissional que atua na educação infantil deve contemplar?

Há anos que o papel do professor vem sofrendo modificações. A necessidade de uma qualificação mais ampla na abrangência de educadores infantis e a reconstrução dos quadros de carreira faz com que todo o conhecimento já adquirido possibilite um melhor aperfeiçoamento contínuo sendo necessário que apresentem uma base sólida e competência durante o trabalho que estão realizando com as crianças menores conhecendo desde os cuidados básicos até os conhecimentos que sejam especificamente de outras áreas longínquas até então. Os professores devem estar abertos ao atendimento das demandas familiares e das crianças aos relativos cuidados e a aprendizagem que estará sendo passada por eles. Também é de grande importância o aprofundamento dos estudos com crianças na faixa etária de zero á seis anos em busca de eficiência no trabalho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com