TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E METODOLOGIAS NA ATUALIDADE

Por:   •  5/7/2022  •  Artigo  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

FRANCISCA MARIA MORAES SILVA

        

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E METODOLOGIAS NA ATUALIDADE

                                       

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - PI

2022

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E METODOLOGIAS NA ATUALIDADE

Francisca Maria Moraes Silva [1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o almente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO: Este trabalho tem por objeto de estudo a Educação Superior, a formação e a atuação do docente profissional da educação. Tem por objetivo identificar o processo de construção da formação do docente da Educação Superior, como e onde se formam estes profissionais. Essa pesquisa busca conhecer também os desafios e as possibilidades para os docentes e para a educação na atualidade cada vez mais “debatida“ quanto ao seu papel na sociedade contemporânea. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias. O docente deve estar aberto para desenvolver uma interação humana na sala de aula, vendo o educando não apenas como um mero expectador de suas aulas, mas como um sujeito pensante que deve desenvolver seu próprio conhecimento a partir do exposto pelo educador.

Palavras - chave: Docência universitária. Formação docente. Ensino superior.

 


  1. INTRODUÇÃO

As funções de um docente de nível superior são diversas, como a pesquisa, docência, o estudo, além da pratica pedagógica pois compreende a integração entre saberes profissionais e a capacidade de ajudar os alunos a construir seus próprios conhecimentos. Nesse sentido à docência o ensino superior está relacionada a uma importância questão, o trabalho na sociedade contemporânea, observa-se a procura de alguns profissionais de diferentes áreas a procurar a docência como forma de recolocação no mercado de trabalho.

A sociedade contemporânea impõe diversos desafios no âmbito educacional. O maior aceso as informação em seus diversos meios de divulgação, em especial, a internet, potencializam a necessidade de aprimoramento das técnicas de mediação no processo ensino aprendizagem. Os discentes são “antenados “por informação, no entanto devemos repensar como converte-las em conhecimento significativo.

O tema em questão surgiu a partir de observação do universo acadêmico, quanto aos processos de ensino e aprendizagem.

Sendo assim coube identificar o processo de construção da formação do docente da Educação Superior, como e onde se forma estes profissionais. Dessa maneira, buscamos reconhecer, identificar e analisar os elementos interpessoais que permeiam este processo.

A importância da formação superior nas universidade, o investimento em pesquisa e extensão permite ao ovo docentes uma maior interação e aprimoramento para efetivação de suas tarefas, de maneira que facilite seu cotidiano.

A metodologia utilizada para consecução desse estudo foi a pesquisa bibliográfica pautando-se de diferente e importante texto que discutem a temática abordada neste estudo, um amplo alcance de informação, além de permitir a utilização de dados disperso em inúmeras publicação, foi possível alencar informação semelhantes, traduzindo-as em uma nova organização conceitual.

Considerando esta organização, este estudo está dividido em três secções para melhor compreensão logica das informações empreendidas. No primeiro momento à docência universitária e a formação pedagógica, no segundo o ensino superior e as Leis de Diretrizes de Base da Educação LDB e o terceiro desafios da docência universitária e a pratica reflexiva.

A docência universitária e a formação pedagogia  

 

A educação é uma atividade mediadora entre o ser humano e a pratica social, condição fundamental para a construção/ transformação da dinâmica social que ao longo da história da Humanidade, foi se complexificando cada vez mais, exigindo formas mais sistemática e formais de ensino e de aprendizagem. Mediante esse cenário atual, quais são os desafios para a educação de nível superior, dentro de um contexto cada vez mais exigente?

 A docência do ensino superior se baseia na capacidade que um professor tem de mediar aos seus alunos os conhecimentos que ele possui em alguma área do saber (MASETTO, 2008). Ela complementa a discência, de forma que só há docência se houver a discência. Aquele que está exercendo a docência aprende ao ensinar, consequentemente o discente ensina ao aprender (FREIRE, 1996). É um processo de ensino e aprendizagem, visando desenvolver o espirito cientifico, pensamento crítico e reflexível (SILVA E MONTEIRO, 2013)

Nesse sentido a utilização de concepções pedagógicas de aprendizagem que priorizem os conhecimentos construídos socialmente pelos discentes, desse modo objetiva-se uma aprendizagem e o sujeito passa a dialoga com os conceitos científicos.

Conforme Gil(2010), o professor que ministra aulas na Educação Superior passa a ser o profissional mediador do processo de aprendizagem, podendo assumir diferentes funções enquanto ocupa essa posição como agente de socialização, avaliador, conselheiro, educador, mentor, pesquisador, planejador de aulas entre outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com