TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Das Narrativas orais

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

3.1:   Sim possui consigo a memória coletiva. É a memória de um grupo de pessoas passadas de geração para geração. É baseada no que se imagina ter acontecido.

3.2 : Através das narrativas são transmitidas as crenças populares. São transmitidas por meio de conversas entre pessoas.Surgem a partir de alguma experiência vivida ou de superstições.

3.3: As crenças populares ganham vida a partir do imaginário das pessoas. Surgiu através da lenda de quando uma mulher tinha 7 filhas mulheres e depois um filho homem esse último se tornaria lobisomem.

3.4: A ciência encara o folclore como um conhecimento que não ultrapassa a fronteira da humanidade, portanto fica fora de suas preocupações. Tudo parte da oralidade, com um simples dialogo.

3.5: Sim, ainda estão presentes na sociedade.

3.6: Porque não exige comprovação dos fatos.

3.7: Não, porque a partir do conhecimento sistemático as pessoas se tornam mais exigentes em busca de novas interpretações.

3.8: Terá maior impacto se for aplicada para a comunidade a qual o guia pertence porque a mesma possui os pensamentos enraizados nas crenças populares, já com os turistas será diferente porque os mesmos possuem outros conhecimentos.

3.9: Acredito que devemos mostrar para os alunos a importância de possuir o conhecimento científico e sistemático, mas também a importância de respeitar e preservar as diversas culturas existentes. Devemos unir as duas formas de conhecimento para somar e conseguir assim estabelecer uma boa concretização de aprendizado.

 

Texto:

  A comunicação sem dúvida é a base da sociedade, através dela podem-se criar heróis e vilões. E é desta forma que ocorre com os contos os quais se ouvem desde a infância. No início da sociedade não de dominava a escrita, essas narrativas eram transmitidas de boca a boca através da oralidade, e assim se fixavam na sociedade.

   A falta de conhecimento crítico das pessoas as faziam acreditar nas crendices e superstições passadas de geração para geração através das memórias coletivas, contos do lobisomem, mula sem cabeça ou mesmo as superstições de não passar debaixo da escada, pular sete ondas para trazer sorte.

  A tradição da oralidade das crenças e superstições devem ser respeitadas entre os alunos , pois o conhecimento do professor não é somente acadêmico ou baseado na experiência porque ele também faz parte dessa sociedade com raízes culturais, porém o conhecimento crítico também se faz necessário desenvolver, neste sentido é necessário que a escola constitua sujeitos com autonomia para produzir este conhecimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com