TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Pavlov a Skinner: Psicologia compormentalista

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Trabalho de Psicologia da Educação

Questões sobre Behaviorismo

Andréia Chimiloski Machado

Victoria Henrard

Pedagogia- 1º ano Manhã

Professora: Ninon Stremel

Guarapuava, 27 de junho de 2017.

Questões sobre behaviorismo

  1. Explique o condicionamento clássico de Plavlov.

            O condicionamento estudado por Pavlov é conhecido como “condicionamento clássico”, que representa o processo pelo qual o organismo aprende a responder particularmente a um estimulo que, associado a outro estimulo, produz uma resposta. Assim, a resposta é aprendida e eliciada involuntariamente por parte do individuo, não produzida por ele por forma voluntária, caracterizando-se portanto por ser irracional e basear-se apenas na contigüidade e simultaneidade de estímulos. Requer pouca compreensão, pouca atenção e nenhuma reflexão critica perante o processo de aprendizagem. Pavlov usou cães, e mostrou a eles um pedaço de carne, e eles salivaram. Toda vez que apresentava ao cães o pedaço de carne, tocava também uma sineta. Com essa associação os cães passaram a salivar somente ao som da sineta, já o associando à carne. Depois, Pavlov foi substituindo o estímulo da carne pelo da sineta, e os cães foram parando de salivar.

  1. Discorra sobre o conexionismo de Thorndike.

           A teoria da aprendizagem, segundo Thorndike, é conhecida como conexionismo. Pressupõe que a aprendizagem ocorre mediante a aquisição de comportamentos condicionados dos resultados das ligações ou conexões entre estímulos específicos, que redundam em respostas igualmente especificas. As formas de ligações agradáveis tendem a se fixar porque são as mais repetidas. Aquelas desagradáveis serão eliminadas, justamente por não ocorrerem repetições.

          Temos assim a aprendizagem restrita a uma simples formação mecânica de hábitos, destituída de qualquer discernimento ou compreensão, pois Thorndike achava que o principal caminho para a formação de conexões de tipo S-R era através de “ensaio e erro” ao acaso ou “seleção e conexão”.

Muitos foram os experimentos desenvolvidos por ele relativos a aprendizagem animal, e que posteriormente levaram-no à certeza de que a aprendizagem humana ocorre da mesma forma: por ensaio e erro e acerto acidental, o que sistematizou em forma de leis ou princípios da aprendizagem, as quais classificou de primárias e secundárias.

  1. Apresente as leis do exercício, da prontidão e do efeito.

           Lei do Exercício: quando um estímulo  provoca uma reação determina a uma situação, a conexão ou ligação entre o estimulo e a reação é reforçada pelo exercício. Significa dizer que através do exercício as reações produzidas serão mais seguras, mais fáceis e rápidas.

           Lei da prontidão: resultam de condições orgânicas que favorecerão ou não  maior ou menor predisposição ou “prontidão”  à reação. Rudolfer explica: “quanto  mais predisposto  ele a reagir de um certo modo, mais agradável será reagir. Quanto menos predisposto, menos satisfatório será agir e mais agradável será não agir”.

           Por prontidão entende-se, pois, a preparação para a ação e temos como exemplo a “prontidão para a leitura”, que significa que uma criança está preparada a um nível de maturação de experiência desenvolvida e de motivação para começar a ler.

           Lei do Efeito: o individuo tende a repetir e aprender rapidamente uma sequência de comportamentos, cujas reações sejam satisfatórias e/ou agradáveis, e a obstaculizar, respondendo, e também não aprendendo reações insatisfatórias.    

           Em termos de aprendizagem, concluímos que ela se efetiva quando ocorrem recompensas e sucessos, enquanto que as punições e insucessos reduzem ou ainda impedem a aprendizagem.

  1. Principais conceitos do Behaviorismo de Watson.

            Watson nega qualquer forma de comportamento inato, que não sejam reflexos puros, uma vez que considera o organismo vivo como um mecanismo de manutenção. Ele evidencia que a tarefa da Psicologia é determinar quais os estímulos que produzem certas respostas e quais respostas que direcionam determinados estímulos.

            Para ele o “arco-reflexo” representa a unidade do comportamento, a partir do qual aponta três tipos de mecanismos orgânicos:

  1. O mecanismo receptor que se orienta pelos órgãos dos sentidos;
  2. O mecanismo de conexão, representado pelos centros nervosos;
  3. Os mecanismos de reação que resultam do córtex, músculos e glândulas.

            Ao reduzir todo comportamento a atos reflexos, Watson passou a investigar a origem do comportamento, a fim de explicar a sua alta complexidade na vida adulta.

           Watson estudou as reações dos recém-nascidos e chegou  a conclusão de que nascemos com três “padrões de comportamento emocional: 1) medo, 2) cólera e 3) amor, respectivamente: 1) reação a ruído forte e perda de equilíbrio, 2) inibição de movimento e 3) contatos nas zonas erógenas. Os demais padrões de comportamentos são adquiridos”.

           Watson não se aprofundou no trato dos problemas da aprendizagem. Explica-se afirmando que, a determinada estimulação, uma ou mais respostas do organismo são associadas, e tal forma que, sob a ação destas, este passa a produzir “atividades por natureza original ou por condicionamentos associados ao estimulo”  

           Na realidade Watson não estava tão interessado na criação de uma teoria, mas sim na Psicologia aplicada. No entanto, sua influencia foi marcante, apesar de poucos, nos dias de hoje, aceitarem sua posição. A psicologia cientifica é fundamentalmente behaviorista.

  1. Em que consiste o Condicionamento Operante e a Aprendizagem de Skinner.

           Skinner propõe o condicionamento operante que envolve uma relação de ações do organismo sobre o meio que o cerca.

           Segundo Skinner toda aprendizagem é concebida como mudança de comportamento. Ele compara o comportamento dos organismos ao dos elementos físicos e químicos, e por consequência o tratamento a ambos supõe a mesma metodologia cientifica fundamentada nos princípios positivistas empiristas e indutivos de Bacon.

           O comportamento operante é considerado como sendo um processo de aprendizagem, pelo qual uma resposta torna-se mais provável ou mais frequente, é reforçada. Um operante é uma série de atos provindos do organismo em ação. É assim chamado porque o comportamento opera sobre um ambiente gerando consequências.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com