TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completará 70 anos, foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1948 como o primeiro documento mundial entre países que firma direitos iguais para todos, independentemente de raça, cor, sexo, etnia, nacionalidade ou religião. Descreve em seus artigos os direitos humanos e as fundamentais liberdades de todo ser humano, sem fazer distinções e expressando direitos civis, econômicos, políticos, sociais e culturais, portanto sua idealização é universal e efetiva entre todos os povos. No ano de 2015, na 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, líderes governamentais, chefes de Estado, representantes da Organização das Nações Unidas e a sociedade civil, desenvolveram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece uma agenda global de desenvolvimento traçando metas para o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental, até 2030. O futuro previsto nos ODS visa respeito universal aos direitos humanos, dignidade humana, democracia, justiça, igualdade e não discriminação, educação para todos e oportunidades iguais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos visa tais objetivos e os ODS são uma nova forma fixá-los. Essas metas nortearão um grande avanço nos direitos humanos, ligadas tanto na DUDH quanto nos ODS, contudo, estratégias específicas no campo das políticas públicas devem ser vinculadas para garantir o êxito.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define em conjuntos naturais e graduais de aprendizagens, o que todos os alunos devem desenvolver ao longo dos ciclos da Educação Básica. Este documento visa à formação humana integral, orientado pelos princípios éticos e políticos para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva. É parâmetro nacional na construção do currículo escolar, visando o desenvolvimento global da criança: prática, cognitiva e socioemocional, pensando na preservação e cuidado da natureza. A atual BNCC norteia grandes competências: investigação, reflexão, criticidade, imaginação, criatividade, para investigar, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas criando soluções. Intenciona o fruir e as manifestações artísticas e culturais, corporais, visuais, sonoras e os sentimentos em diferentes contextos. Conhecer e cuidar de sua saúde física e emocional, conhecendo suas emoções e as dos outros, autocriticando-se e descobrindo maneiras de lidas com elas. Respeitar-se e respeitar o outro, ser empático e dialogar ajudará na resolução de conflitos e cooperação, valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, identidades, saberes, culturas e sem preconceitos, agindo coletivamente e autônoma.

Atualmente é necessário aprender a aprender, saber lidar com as informações cada vez mais acessíveis e atuar com responsabilidade nos contextos das culturas, mídias digitais, ser autônomo e crítico para decidir, conviver e aprender com as diferenças e diversidades. A Educação Básica deve objetivar à formação/desenvolvimento global, compreendendo a diversidade, quebrando as visões tradicionalistas e enaltecer o afeto e o cognitivo. Até 1980 a Educação infantil era considerada como “depósito” de crianças, pois as famílias procuravam apenas um local para elas ficarem enquanto os responsáveis trabalhavam. Com a Constituição Federal de 1988 às crianças de zero a seis anos de idade começam a ser atendidas em creche e pré-escola, sendo assim, dever do Estado.

A primeira etapa da Educação Básica é a Educação Infantil é início e base do processo educacional. Ao entrar na creche a criança passa pela primeira separação de seus vínculos afetivos familiares para inserir-se em outra socialização. O educar e cuidar se torna indispensável no processo educativo, sendo assim, as creches ao abraçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com