TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições da criança ao ensino

Por:   •  14/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

                             Definições da criança ao ensino.

Toda criança deveria ser um modelo em várias situações para os adultos, porque a criança não tem maldade, é pura de coração, não guarda mágoa e perdoa fácil.

 Para Nietzsche a criança é um espírito livre, ela representa a superação de valores morais e a criação de novos valores. A criança vive intensamente cada momento sem perder tempo com mágoas e preocupações o importante é brincar e se divertir.

 As leis penais e a religião moldaram as atitudes dos seres humanos ensinando a viver em sociedade, controlando impulsos, sufocando sentimentos como afetos e desejos, somente a criança é livre para viver seus sonhos e fantasias em sua totalidade.

 Mudanças ocorreram para a criança no decorrer do tempo entre a Idade Média e o século XX, estudos enfatizaram a importância de especialistas para as crianças valorizando-a, implantando um modelo pedagógico próprio com o objetivo de educar assegurando o futuro da civilização, pois as crianças eram tratadas como adultos.

 A educação infantil como direito social é recente na realidade brasileira um direito adquirido com a constituição de 1988 as crianças de 0 a 6 anos, garantiram a educação em creches e pré-escolas.

 A LDB 96 Lei de Diretrizes e base da Educação deu um grande avanço colocando a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, com a finalidade de desenvolvimento integral da criança de 0 á 6 anos, com a promoção dos aspectos físicos, psicológicos, sociais, intelectuais e culturais. Antes de a lei ser aprovada a educação desta faixa etária era exclusiva dos pais, com o  passar dos anos a mulher que cuidava da casa e dos filhos, foi ganhando espaço no mercado de trabalho e com isso provocou um aumento das instituições de Educação Infantil. Este ambiente estimula a criança em seu crescimento intelectual, onde a criança interage com o meio e é direcionada através de atividades lúdicas.

 Após a Educação Infantil, a criança vai para o Ensino Fundamental segunda lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, sinalizou o ensino de 9 anos, iniciando aos 6 anos. Em 9 de janeiro de 2001 a lei 10.172 aprovou o Plano Nacional de Educação PNE  e o Ensino Fundamental de 9 anos se tornou meta da educação nacional. Iniciando aos 6 anos com término aos 14 anos de idade, tem como objetivo assegurar a todas as crianças um tempo maior no ambiente escolar, maiores possibilidades de uma aprendizagem com

Com tudo, existem várias lacunas a serem preenchidas no projeto político-pedagógico precisa melhorar muito, existem vários graus de desigualdade e muita contradição é preciso superar várias barreiras, para finalmente oferecer um ensino de qualidade, principalmente no direito a inclusão, pois não há suporte suficiente, falta profissional e espaço apropriado para que a inclusão seja um sucesso.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com