TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Anhanguera Periodo

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Objetivos | Conteúdos

No projeto serão incluídas as seguintes disciplinas: geografia, história e artes
de uma forma interdisciplinar. A execução dos trabalhos e atividades sugeridas favorecerá aos alunos posicionar-se de maneira mais crítica como na forma de mediar conflitos e tomar decisões, irá despertar a imaginação e o senso crítico, ajudará a relacionar-se com os colegas de maneira saudável propiciando a interação e socialização, compreenderão melhor a sua historia de vida e de seus colegas, bem como a cidade em que vivem percebendo diversas formas de ver o mundo desenvolvendo a intuição, o raciocínio e a criatividade.

Em geografia vamos contemplar o conteúdo de localização, paisagens, referências climáticas, o bioma regional onde se encontra a escola e a moradia dos alunos que neste caso é o cerrado.

Em história vamos contemplar a cultura local do bairro de cada aluno, o modo de viver tanto nos dias atuais como também de outros tempos, as mudanças ocorridas no bairro da escola com o passar dos anos.

Em artes vamos utilizar o incentivo do espirito crítico nos alunos, para motiva-los através de comparações geográficas a representar de forma artística como vivemos hoje e como viviam a tempos atrás. Frisando a importância do processo para ter uma boa finalização artística.


Procedimetos metodológicos

Proposta Interdisciplinar: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN do primeiro ciclo, o objetivo com a disciplina de História é o de fazer com que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado.

O objetivo com a disciplina de Geografia é o de compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar, identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos.

O objetivo com a disciplina de Artes é o de compreender a cidadania como participação social, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

O projeto: Os alunos junto com a ajuda dos pais vão trazer informações do bairro onde moram, informações de como é o bairro, o que tem no bairro que não tinha a alguns anos atrás. Vão tirar fotos, ou fazer desenhos de como era o bairro e como ele é hoje.

Na sala de aula, vamos organizar um passeio pelo bairro da escola, indo até a praça no quarteirão de cima da escola, lá os alunos vão observar o clima, as vegetações, as construções, os restaurantes, as moradias etc.

Ao voltar a escola iremos até o laboratório de artes, no armário de fotografias onde se encontram fotos da nossa escola em construção, e também fotos do bairro da escola em outros tempos.

Iremos juntar todas as informações e faremos duas maquetes. Na primeira maquete iremos representar de forma artística como eram as ruas, os mercados, as vegetações, a escola, com base nas informações que cada aluno trouxe. Já na segunda maquete iremos representar como é o bairro e a escola nos dias atuais, observando sempre as informações trazidas pelos alunos.

No final do projeto os alunos serão capazes de: comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade; reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade, reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência; saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

Diante do projeto desenvolvido o método de avaliação utilizado foi bem diversificado, os alunos foram avaliados desde o primeiro dia do projeto, no entanto foram feitos questionários com perguntas sobre o tema abordado no projeto, avaliamos os alunos na construção de uma maquete, foi observado desempenho, participação, ideias sugeridas e montagem da maquete, foi realizado uma pesquisa de campo com os alunos na cidade com o propósito de proporcionar o conhecimento do conteúdo na prática, nessa questão foi avaliado a participação, o esforço do aluno e a interação com o tema abordado.

Além desses métodos foram utilizadas brincadeiras lúdicas para reforçar o conhecimento teórico aplicado em sala de aula, a brincadeira utilizada foi adivinhar as palavras, nessa brincadeira foram utilizadas palavras relacionadas ao projeto.

Outra brincadeira realizada foi a brincadeira de mímica, nessa brincadeira a turma foi dividida em duas e era escolhido um aluno por vez para fazer a mímica e a outra turma deveria adivinhar, e todas as mimicas foram relacionadas ao projeto em questão.

Conclui-se que a avaliação utilizada foi muito proveitosa no sentido de aprendizagem dos alunos o conteúdo ficou mais esclarecedor.

Recurso

Para a realização do projeto foi necessário a utilização dos seguintes recursos: máquina fotográfica, caneta, papel, fotografias antigas, isopor, cola, fita adesiva, lápis de cor, giz de cera, cola quente, cartolina, livros, papel sulfite, papel crepom, computador, pen drive e impressora.

        

Trabalho interdisciplinar        

      A integração dos componentes curriculares, como forma de mover a interdisciplinaridade. Através de estudos nos PCNs dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, compreende-se como a História, a Geografia e a Arte enxergam a interdisciplinaridade e como juntos tornam seus saberes significativos para a aprendizagem do educando. É deste modo, que a integração dos componentes curriculares visa à mudança educacional, tão necessária para que de fato ocorra uma relação de ensino e aprendizagem entre educadores e educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com