TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional CONTABILIDADE 1 SEMESTRE - ANHANGUERA

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE CAVALHADA

CURSO DE CONTABILIDADE

DESAFIO PROFISSIONAL

1º SEMESTRE

TUTOR EAD: ANTONINO SALVATIERRA

 

                         

DESAFIO PROFISSIONAL

 1º SEMESTRE

                                                                           

[pic 2]

        

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO............................................................................................................................        4

2  PLANO DE NEGÓCIOS E ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO………………………………………        5

3  TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO………………………………………………………………………..        6

4  COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL…………………………………………………………...        7

5  DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO…………………………………………………………….        8

6  CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................................        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................................        10

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho apresenta uma análise do comportamento organizacional da empresa fictícia Vigil Security Ltda. O conteúdo desenvolvido baseia-se em dados fornecidos pelo gestor de uma empresa no ramo da Segurança e visa identificar as principais características de gestão e os motivos que solidificaram o empreendimento no mercado.

Nome da Empresa: Vigil Security Ltda.

Ramo de Atividade: Segurança

Localização: Rua dos Andradas, 2110 em Porto Alegre/RS

Número de funcionários: 635

Data de fundação: 11/05/1999.

         Faturamento médio mensal: R$ 4.500.000,00

Plano de Negócios e estruturação da Gestão

A constituição da empresa foi elaborada através de um Plano de Negócios criado somente pelo sócio fundador. Em seu planejamento estratégico e operacional, o empreendedor optou por um estilo de gestão Autoritário e Meritocrático, direcionando a cultura organizacional da empresa para a seriedade e formalidade exigidas na postura de seus colaboradores. A hierarquia, disciplina e treinamento rigorosos preponderam com características similares às interações entre militares e as promoções são efetivadas somente àqueles com nível superior de desempenho. Tal direcionamento foi contemplado no Plano de Negócios após uma ampla pesquisa sobre a gestão das empresas que lideram o segmento.

É possível verificar, portanto, que o planejamento consistente, a motivação e obstinação do empreendedor por uma gestão com base na qualidade e características positivas do ramo foram cruciais para o bom desenvolvimento da empresa.

Comportamento Organizacional

Foi observado pelo Gestor que a maioria das empresas concorrentes apresentava um atendimento muito generalizado, que variava fortemente entre os colaboradores. Porém, utilizando uma política de “especialização em grupos” o Gestor optou pela formação de 4 times com diferentes níveis e características de treinamento, potencializando as competências de cada seguimento e personalizando o atendimento aos clientes. Esse ponto inovador fez com que a Vigil Security Ltda se destacasse de seus concorrentes e passasse a ser reconhecida como referência neste seguimento.

Foi analisado que entre as principais qualidades e diretrizes do Comportamento Organizacional da empresa está à redução de erros, agilidade na resposta ao cliente e foco no resultado. Apesar de possuir uma estrutura hierárquica tradicional, todos os colaboradores tem plena liberdade para apresentar ideias e sugestões de melhoria.

Segundo o Gestor, o bom funcionamento da empresa e a satisfação do cliente estão acima das individualidades. A resolução de problemas é imediata e a forma encontrada pela gerência de driblar as barreiras presentes numa estrutura hierárquica foi deixar um canal de comunicação direto à disposição de todos os funcionários no que compete insatisfações e negociações com clientes. Se, após os procedimentos padrões da empresa, ainda houver pendências ou queixas, o idealizador do negócio intercede com seu total poder de decisão.

A disposição, foco no bem estar do cliente e comunicação direta com toda a cadeia hierárquica proporciona certa flexibilidade no atendimento, sem delegar, contudo, muita autonomia aos subordinados. Ainda assim, as necessidades e valores dos envolvidos são pontos levados em consideração no processo de gestão e a atual estruturação vem garantindo eficiência no desenvolvimento das atividades.

Técnicas de Negociação

Dentro das suas convicções de excelência e adequação as necessidades dos clientes, a empresa optou por não aviltar preços. Presume-se que o alto custo de investimento por parte do cliente é justificado pela qualidade, personalização e agilidade nos processos. Comprovando, assim, o valor de seus serviços e a idoneidade da marca para operar neste segmento.

A organização possui um ciclo de vendas composto de 8 fases: entrevista com o cliente, definição de necessidades, avaliação da agenda do grupo, estruturação de plano de segurança, análise dos perfis requeridos, fase experimental, contratação e acompanhamento.

O estoque de materiais (uniformes, automóveis, coletes a prova de balas, armas de fogo, etc.) é analisado secundariamente, por um setor específico, através de reposições contínuas, sempre visando por materiais de qualidade com o mais baixo preço possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com