TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Prova Brasil

Por:   •  5/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL
DIREITOS HUMANOS.


INTRODUÇÃO

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi criado em meados de 1990, com o objetivo de conhecer o sistema educacional brasileiro e avaliar a qualidade dos sistemas educacionais nos estados, regiões e também no Brasil, de maneira geral. Porém, este sistema (Saeb) era insuficiente para que as escolas se vissem retratadas nessa avaliação, pois seu impacto na escola era pequeno, considerando que os detentores dos resultados eram somente o gestor da rede e o governo.

Com a necessidade de uma análise mais detalhada do Saeb, e a finalidade de expandir o alcance dos resultados, oferecendo dados, nacionais e por estado, mas também a possibilidade de acesso aos dados por partedos municípios, escolas e a comunidade escolar, tem acesso aos resultados. Assim nasceu em 2005 a Prova Brasil. E em 2007 por ter método semelhante ao Saeb passou a ser realizado em conjunto, com o objetivo da conscientização escolar.

Tendo em vista que não existe um currículo nacional, a Prova Brasil é baseada nos currículos das redes estaduais e municipais, uma comissão do MEC (Ministério da Educação e Cultura), examinou o material e identificou pontos semelhantes entre os estados, assim deu origem a uma matriz de referência, sem estar ligada ao conteúdo e sim com a competência e habilidades.

Através da Prova Brasil é possível permitir o acompanhamento dos índices educacionais, esta prova é muitas vezes questionada pois pode ser encarada por muitos professores como a única referência para o trabalho, ou seja, limita-se por conta de que essa avaliação muitas vezes seja a única preocupação das escolas em trabalhar os conteúdos expressos nos descritores.

A preocupação centra-se, dessa forma, nos descritores que serão avaliados, e aí situa-se a crítica principal de que o mais adequado seria uma avaliação muito abrangente da situação educacional e não o estudo e ênfase somente nos descritores de língua portuguesa e matemática, pontualmente avaliados na prova.


DESENVOLVIMENTO

Em virtude da relação entre o desempenho escolar e o perfil social, econômico e cultural dos alunos, evidenciada em vários países e ao longo de períodos distintos (SOARES; ALVES, 2013a), o Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) será usado com o objetivo de contextualizar os resultados obtidos pelos estabelecimentos de ensino, nas diferentes avaliações e exames realizados pelo Inep. Desta feita, será possível conhecer, de forma matizada, as escolas que enfrentam maiores desafios e as que foram bem-sucedidas na promoção do ensino e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos, ao delinear, junto com outros indicadores, em que condições esses processos ocorrem (SOARES; ALVES, 2013b).

O Inse objetiva contextualizar o desempenho das escolas nas avaliações e nos exames realizados pelo Inep, bem como o seu esforço na realização do trabalho educativo, ao caracterizar, de modo geral, o padrão de vida de seu público, relacionados à respectiva posição na hierarquia social.

Como nos foi proposto, analisamos os resultados do perfil socioeconômico, cultural e ambiental da Escola Municipal São Silvestre, que está localizada no bairro São Silvestre em Telêmaco Borba, situada na periferia da cidade, bairro esse que iniciou-se como uma invasão, onde mais tarde foram construídas casas populares para as famílias que ali habitavam, o que não mudou muito a realidade do bairro, pois é possível hoje encontrar casas em situação de risco inclusive na encosta de um córrego.

O nível social medido na Prova Brasil trata-se de uma análise com respostas dos educandos, que por não discernirem o impacto que isso traz, acabam respondendo de forma equivocada, pois a idealização da Prova Brasil foi para produzir informações sobre o ensino oferecido nos municípios e escola, individualmente, auxiliando assim os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, melhorando as ações pedagógicas e administrativas, visando a melhoria da qualidade de ensino.Sendo que o Indicador do Nível socioeconômico, é calculado a partir da escolaridade dos pais e da posse de bens, e a contratação de serviço pela família dos alunos, ou seja se refere ao padrão de vida referente a cada um dos seus estratos.

A escola selecionada para a análise, se enquadra no nível socioeconômico V.,mas a realidade encontrada é outra, podendo ser enquadrada no nível III.  É importantedestacar que todas as escolas do município estão enquadradas no nível V, o que revela não ter uma situação real pois os bairros são bem diferentes em relação a situação econômico e social.

Por conseguinte, os resultados revelam que o desempenho escolar tente de aumentar à medida que os alunos pertencem aos estratos mais altos da sociedade.

Em contraposição, analisamos a Escola Municipal Mãe do Perpétuo Socorro, que está situada em uma área central da cidade, onde iniciou suas atividades de forma tradicionais, inicialmente comandada pela ordem religiosa redentorista, sendo respeitada pela sociedade, recebendo status de escola padrão. A instituição hoje conta com um dos melhores resultados de proficiência da Prova Brasil no município, os alunos dessa instituição, tem uma capacidade de desenvolvimento cognitivo maior, resultado este que foi projetado pelo amparo social, os educandos são favorecidos nas suas casas com: livros, brinquedos didáticos, acessos a recursos tecnológicos tais como computador pessoal, tablet, smartphones, TV por assinatura.

Destacamos que a alimentação regular e saudável, também intervém na aprendizagem da criança, embora hoje ocorra uma melhor distribuição na renda das famílias, viabilizada por programas sociais, em muitos casos de crianças das regiões periféricas da cidade relatam se alimentar na maioria das vezes unicamente na unidade de ensino.

A estabilidade emocional das crianças nas escolas em questão tem o seu diferencial perante suas vivências, de um lado os alunos são expostos a criminalidade, vícios, prostituição, agressões físicas. Por outro em uma escola de região central, se encontra os mesmos aspectos acima mencionados, mas de uma forma evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com