TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Perceptual

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  3.339 Visualizações

Página 1 de 3

1. Desenvolvimento Perceptual

O estudo do desenvolvimento perceptual tem sido significativo porque vem representando um campo de batalha fundamental na discussão sobre natureza versos criação embora os teóricos que estudam o desenvolvimento perceptual se refiram ao contraste entre nativismo e empirismo.

Nativismo é a visão de que a maioria das capacidades perceptuais é inata. O empirismo afirma que essas habilidades são aprendidas. Essa questão tem sido tão central em estudos de percepção que os pesquisadores costumam dedicar quase toda a sua atenção aos bebês, apenas observando os bebês eles podem observar o organismo quando ele esta relativamente livre da influencia de experiências especificas (Bornsteins, Arterbery e Nash 2005 ) ,

Podemos entender melhor o desenvolvimento das habilidades perceptuais pensando nelas como o resultado de uma interação entre fatores inatos e experiências.

2. Habilidades Sensoriais

Habilidades Sensoriais – A visão em cores está presente no nascimento, mas acuidade visual é a capacidade de rastreamento são relativamente pobres ao nascimento. Essas habilidades se desenvolvem rapidamente durante os primeiros meses. As habilidades auditivas vásicas são mais desenvolvidas no nascimento; a acuidade auditiva é boa para a variação da voz humana e o recém-nascido pode localizar pelo menos a direção aproximada de um som. As capacidades sensoriais para olfato e paladar, e os sentidos de tato e movimento, também são desenvolvida no nascimento.

3. Habilidades Perceptuais

Habilidades Perceptuais – A percepção visual de profundidade está presente ao menos de forma rudimentar aos 3meses. O bebê inicialmente usa sugestões cinéticas, então sugestões binoculares e, finalmente, sugestões pictóricas em torno dos 5ou7 meses. A atenção visual parece seguir regras definidas, mesmo nas primeiras horas de vida. Os bebês podem discriminar o rosto e a voz da mãe de outros rostos e vozes, quase imediatamente após o nascimento.

4. Percepção Intermodal

Percepção Intermodal – Percepção intermodal é a capacidade de coordenar informação de dois ou mais sentidos, foi demonstrada em bebês de até 1 mês e é encontrada seguramente em bebês de 4 meses.

5. Constância Perceptual

Constância Perceptual – São regras mentais que permitem a seres humanos perceber os aspectos dos objetos da mesma forma sob condições variadas (por exemplo, ângulo de visão). Constâncias perceptuais, como a constância de tamanho, de forma, e de cor, estão todos os presentes ao menos de forma rudimentar aos 4meses.

6. O conceito do Objeto

O conceito do Objeto – Bebês jovens tem um entendimento bastante complexo dos objetos, de suas propriedades e de seus possíveis movimentos. Eles usam o principio da superfície comum, a suposição de que duas superfícies unidas pertencem do mesmo objeto, também parecem saber que os objetos caem quando não estão apoiados, igualmente, aparecem discriminar entre arranjos de objetos estáveis como torre de blocos.

O entendimento de permanência do objeto (a percepção de que os objetos existem mesmo quando estão fora de vista) começa aos 2, 3 meses, e é bastante, bem desenvolvido aos 10 meses.

7. Percepção de Sinais Sociais

Percepção de Sinais Sociais – A capacidade dos bebês de descriminar entre expressões emocionais aparece no início do primeiro ano. Ao6 meses, a maioria dos bebês pode discriminar entre informação emocional contida nas expressões faciais e aquela apresentada por tom vocal. Aos 12 meses, bebês não apenas reconhecem indicadores não verbais das emoções dos outros, mas também mudam as suas próprias para combinar com as de seus cuidadores (referencial social).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com