TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da metodologia do trabalho científico

Trabalho acadêmico: Desenvolvimento da metodologia do trabalho científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Partindo da definição etimológica do termo temos que a palavra Metodologia vem do grego “meta” = ao largo; “odos” = caminho; “logos” = discurso, estudo.

A Metodologia é entendida como uma disciplina que consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis, identificando as limitações de suas utilizações. A Metodologia, num nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação.

A Metodologia seria a aplicação do método através de técnicas. Constitui o procedimento que deve seguir todo conhecimento científico para comprovar sua verdade e ensiná-la.

O método é o caminho ordenado e sistemático, a orientação básica para se chegar a um fim; representa a maneira de atingir um propósito bem definido. Têm-se então o método como estratégia e as técnicas como táticas necessárias para se operacionalizar a estratégia.

Assim, o método estabelece de modo geral o que fazer e técnica dá o como fazer, isto é, a maneira mais hábil, mais perfeita de fazer uma atividade.

A Metodologia no quadro geral da ciência é uma “Metaciência”, isto é, um estudo que tem por objeto a própria Ciência e as técnicas específicas de cada Ciência. A Metodologia não procura soluções mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas.

A Metodologia auxilia e, portanto, orienta o universitário no processo de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação do estado de espírito crítico e hábitos correspondentes necessários ao processo de investigação científica. O uso de processos metodológicos permitirá ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico e de sua criatividade.

Questionando é o modo como os seres humanos informam sobre o estado momentâneo da curiosidade. Sem perguntas, dúvidas e questionamentos sistemáticos simplesmente não teríamos inventado a pesquisa científica. Como herdeiros dessa tradição, os grandes cientistas são também grandes questionadores.

Assim, a disciplina Metodologia do Trabalho Científico deve-se propor a desenvolver a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos da realidade.

O conhecimento é o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência; é o efeito de apreender intelectualmente, de perceber um fato ou uma verdade. Conhecimento é informação a respeito do mundo. As fontes do conhecimento são:

 Tradição

 Experiência pessoal

 Experiência do outro

 Tentativa e erro

 Raciocínio lógico

 Ciência

A busca do conhecimento é uma constante do ser humano. É através do conhecimento que aprendemos a desvendar as realidades do mundo. Este conhecimento pode ser adquirido por meio de leituras de livros, viagens, meios de comunicação, conversas com amigos e parentes, observação do cotidiano, pesquisa. Cada forma escolhida nos proporciona um aprendizado novo. Entretanto, o caminho percorrido para obter este aprendizado será de acordo com o objetivo estabelecido. A ciência moderna e, conseqüentemente, os ideários pedagógicos orientadores da prática educativa escolar têm afirmado, cada vez mais categoricamente, o papel do sujeito no processo de construção do conhecimento.

O sentimento da descoberta, a curiosidade, a capacidade de conhecer o mundo em que vive e ter consciência de suas sensações e seus desejos são características que distinguem o homem dos demais seres vivos do universo. Nesse sentido, o homem procura conhecer o mundo que o rodeia de diversas formas (observação, crenças, romances, autoridade, filósofos, etc). No caso específico de obter conhecimento por meio da pesquisa, entendida como pesquisa científica.

O problema fundamental que se apresenta na pesquisa científica, ao despontar o século XXI, é, sem dúvida, a necessidade de se redefinir o conceito de razão que foi herdado do iluminismo e do positivismo dos séculos XVIII e XIX. Passadas e esgotadas as tentativas resistematizadoras do século passado - os neo empirismo, positivismo, racionalismo, etc – cabe agora o desafio de resgatar outras tradições, para além da herança cientificista. A consideração de outras percepções da inteligência humana, além do universo racional matemático, na construção da nova teoria do conhecimento tem sido um dos dados mais significativos deste processo de transformação que já estamos vivendo

Sem dúvida que os métodos tradicionais nos proporcionaram e ainda continuam proporcionando dados e conhecimentos válidos e efetivos sobre a realidade, porém os resultados e conquistas obtidos depois de mais de dois séculos de ciência positiva, têm nos colocado atualmente, nos mais diversos campos, em situações limite que a própria ciência reconhece-se incapaz de solucionar. O recurso a estas outras dimensões do conhecimento, tradicionalmente associadas em nossa civilização às artes e às humanidades, apresentam-se agora como uma alternativa cada vez mais considerada e valorizada. O apelo à intuição, à criatividade e à afetividade emerge como meio necessário para o desenvolvimento da pesquisa científica no presente e no futuro, servindo não apenas como instrumento de progresso mas também de humanização, na medida em que reclama, de forma inalienável, o resgate da sua dimensão ética.

Filha da rebeldia do homem, a ciência parece estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com