TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico da Escola Primária Municipal "Prof. Maria da Encarnação Campo de Araújo"

Relatório de pesquisa: Diagnóstico da Escola Primária Municipal "Prof. Maria da Encarnação Campo de Araújo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Diagnostico

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª. Maria da Encarnação Campo de Araújo”, foi fundada no dia 12 de maio de 1978. Está situada na Alameda Imperial, s/nº, no bairro Estrela, fazendo limite com uma das rodovias mais movimentadas da região nordeste do Estado do Pará, a PA 136, popularmente conhecida como Rodovia de Castanhal / Curuçá, que liga nossa cidade aos munícipios de Terra Alta, Curuçá e Marapanim.

A clientela da escola e formada principalmente por alunos dos bairro estrela, Novo Estrela, Caiçara, São José, além de agrovilas como Iracema, Bacabal, e de localidades situadas as margens da PA 136. No ano de 2012, houve um inchaço no número de alunos atendidos pela escola, devido ao fato de terem sido inaugurados conjuntos habitacionais nas proximidades da instituição, como “Parque dos Castanhais”, “Buriti”, “Tangarás”, além das invasões “Ana Júlia I, II, III” , fazendo com que turmas de 2013, na sua maioria, sejam constituídas por mais de 35 (trinta e cinco) alunos.

Após analisarmos a estatística iniciada de nossa escola referente ao ano letivo de 2014, constatamos que estamos atendendo a 815 (oitocentos e quinze) alunos, distribuídos nos 03 turnos de fundamental da escola, sendo 391 (trezentos e noventa e um) alunos do 1º ao 5º ano, 182 (cento e oitenta e dois) do 6º ano e 242 (duzentos e quarenta e dois) alunos da Educação Jovens e Adultos.

Desse modo, o homem será adequadamente e educado se essas diversas dimensões antropológicas forem vistas com espirito conjuntivo e não disjuntivo, se contempladas com olhar de simulação transdisciplinar, pois o homem existe como totalidade para além dos recortes e fragmentações dos saberes cientifico positivos de uma educação integral, borque, para o saber humano integrais, a educação é essencialmente educação para liberdade e consequentemente, para a responsabilidade pessoal e coletiva.

Outra questão que nos chama a atenção neste é o número de alunos de incluídos que a escola passou a atender, correspondendo a 14 (quatorze) alunos, com deficiência intelectual (Síndrome de Down), deficiência auditiva, deficiência física, Hiperatividade. Estes alunos são acompanhados por um professor auxiliar, que tem o papel de estimular e facilitar a aprendizagem do docente.

Avaliação da Aprendizagem

A aprendizagem é algo fascinante, pois desde o nascimento, o ser humano em contato com o meio é capaz de aprender, necessitando está em constante envolvimento com o outro, permitido assim, aprender sempre algo novo, a aprendizagem é um processo natural da espécie humana, e através da experiência vai acumulando conhecimento no decorre de toda a sua história de acordo com a cultura da qual ele faz parte e do meio social a que pertence.

A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo individuo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamento que possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humana exibem os resultados da aprendizagem. Olivia Porto p.122.

Neste sentido, todos tem capacidade para aprender, isso depende do meio em que se vive e dos estímulos necessários para a aprendizagem. Deste modo o objetivo principal da escola é aprendizagem do aluno.

A aprendizagem escolar é, assim, um processo de assimilação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com