TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Visitas às escolas da rede municipal de Macaúbas

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

 Polo:  Macaúbas                                  NTE:  12

  Município: Macaúbas

Nº de professores visitados: 15

Formador (a) Estadual: Eniete

Coordenador Pedagógico: Givanildo Sousa de Oliveira

Coordenadora local: Romilce Figueiredo Machado 

[pic 4]

APRESENTAÇÃO

(Destacar as características gerais das visitas realizadas: objetivos, verificação do cumprimento da Proposta Didática, nível de envolvimento da escola, infraestrutura da sala etc.).

               As visitas às escolas da rede municipal de Macaúbas - BA em cumprimento a realização e aplicação da Proposta Didática Alfabetizar Letrando do Pacto são realizadas nos turnos matutinos e vespertinos, nos horário das 7h30min às 11h30min, e das 13h00min às 17h0030min, de acordo os horários de funcionamento das aulas deste local.

               Esta síntese refere-se às visitas às escolas das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, distribuídas entre as séries únicas e a classes multisseriadas.  Que aconteceram durante os períodos de maio à julho de 2017. As visitas em sala de aula é cumprimento de uma das atividades do Programa Pacto pela educação na Bahia, assim, destaca e pontua como objetivos desta ação: observar a prática metodológica da Rotina Didática realizada pelo professor/alfabetizador; consolidar a observação através do registro escrito e de fotografias, em instrumentos adequados e formulados  para esta finalidade; colaborar com  professores/alfabetizadores nesta prática, com o intuito de aperfeiçoar, se for necessário, o momento da rotina; fazer a devolutiva desta observação para os professores observados, a fim de buscar praticar a reflexão, conseqüentemente, exercer a auto-avaliação como processo de aprendizagem.

Nesta perspectiva, verificou-se o cumprindo da Rotina Didática pela maioria dos professores visitados, sendo que, alguns ainda têm dificuldades em aplicar  essa rotina, conforme é estabelecido na proposta. Nota-se que nas escolas que os professores estão se envolvendo ao Programa, ainda, que exista a resistência de alguns professores iniciantes. Assim, deste modo, foi observado em uma das escolas visitadas, frequentes relatos como: esse Pacto gasta muito material; tudo agora é para o Pacto. Estes comentários demonstram o pouco envolvimento a esta proposta.

A infraestrutura das escolas municipais é satisfatória e atende as necessidades para seu funcionamento, as salas, na maioria, são ventiladas, iluminadas, algumas são espaçosas. Porém, nas escolas da zona rural é observada a existência de banheiros em condições precárias,  mobiliário adequado para organizar o material dos alunos, e cadeiras novas e conservadas.

ASPECTOS RELEVANTES

(Observações quanto à efetivação da Rotina Didática: se os conceitos trabalhados na formação estão presentes na prática do professor; se há o  envolvimento das crianças nas atividades realizadas; se o professor assegura tratamento aos alunos em diferentes níveis de escrita etc.).    

 

          A Proposta é aceita pela maioria dos professores em nosso município, vista como favorável à prática docente, pois oferece estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem. Assim, neste sentido, para efetivar a Rotina Didática, aspectos como o domínio de conceitos teóricos pelos professores/alfabetizadores; a promoção de estratégias de trabalho que envolva as crianças nas atividades realizadas atendendo os diferentes níveis de escrita são pontuais nesta prática. Entretanto, foi observado, o pouco domínio teórico em algumas práticas pedagógicas. No entanto, a grande maioria está se esforçando em apropriarem-se destes conceitos, e possivelmente, melhorar a prática em sala de aula.

          Notou-se também, como aspectos relevantes, a preparação do ambiente cantinho de leitura; porém, ainda tem sala que não tem este espaço; uso de cartazes favorecendo o ambiente alfabetizador; porém, em algumas salas existe a poluição visual.

DESAFIOS

(Problemas surgidos sem encaminhamentos imediatos; aspectos que podem comprometer a rotina didática e os resultados esperados)

          Foram observados e pontuados os desafios  para a aplicação da Rotina Didática das etapas, a adaptação do programa à prática do professor; o tempo de realização da rotina  sendo mais de 1h30min, ultrapassando a sugestão da proposta, chegando, às vezes, a usar o segundo horário do turno para terminar a rotina do Pacto, principalmente nas turmas multisseriadas. Também, nota-se em poucas salas, a falta de controle dos professores à indisciplina dos alunos; e a adaptação do planejamento do Pacto com as turmas multisseriadas.

CONSIDERAÇÕES/ENCAMINHAMENTOS

(Providências a serem tomadas e responsáveis; avaliação geral das visitas )

          Na análise dessas visitas foi verificado que os professores estão conscientes da sua atuação e demostram interesse em realizar a Rotina Didática do Pacto, mesmo os professores das turmas multisseriadas estão empenhados neste processo.  

          Os encaminhamentos para as questões de adaptação e horário foram baseados no diálogo e possível  conscientização dos professores em aceitar o novo desafio e colocá-lo em prática, dessa maneira, à medida que fossem assimilando os conceitos, as atividades e as estratégias, o trabalho seria realizado no tempo previsto. Para a questão do controle de classe foi sugerido aos professores para manter a postura mais firme frente à sua turma, solicitando apoio da direção da escola. Para o aspecto da organização da sala de aula, foram sugeridas algumas modificações na exposição dos cartazes, como retirar alguns, considerados desnecessários para o trabalho de alfabetização; e melhorar o cantinho de leitura, buscando favorecer acesso espontâneo aos livros, deste modo, provocar o gosto pela leitura, além de contribuir para o ambiente ser alfabetizador.

         Por fim, considerando a importância do pacto Bahia em nosso município, busca-se compreender a Proposta e praticá-la com o intuito de melhorar, aperfeiçoar e  fortalecer a nossa prática docente. Deste modo, contribuindo para uma boa práxis pedagógica, e possível desenvolvimento da aprendizagem no processo de alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (268.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com