TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DO LÚDICO, EM “TEMPO INTEGRAL”, NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CICERA MARIA DOS SANTOS

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Tema

A INSERÇÃO DO LÚDICO, EM “TEMPO INTEGRAL”,

 NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CICERA MARIA DOS SANTOS

Em uma cidade de porte médio, com quase 270.000 habitantes, Juazeiro do Norte enfrenta alguns problemas comuns às cidades do seu tamanho. Uma delas é, sem dúvida alguma, a violência, causada pela proliferação do uso das drogas.

A Escola de Tempo Integral Cicera Maria dos Santos está inserida em uma das áreas mais perigosas de nossa cidade. A “Baixa da Raposa”, no bairro Frei Damião, também conhecido como “Mutirão da Vida”. Esse codinome deve-se ao fato de, inicialmente, esse bairro ter sido constituído através de uma invasão de terras e terem sido construídas as primeiras casas em regime de mutirão.

Por esse motivo, a instituição foi edificada lá, com a pretensão de amenizar o problema, de modo que as crianças ficariam a maior parte do tempo dentro da escola, afastando-as da criminalidade e das mazelas sociais lá existentes.

O que não se imaginava é que isso estava mais próximos delas do que tudo. Pois, encontrava-se dentro de suas próprias residências, sendo seus genitores ou seis irmãos mais velhos, os participantes diretos das ocorrências policiais.

Assim sendo, surgiu um desafio ainda maior, que terá que superar o simples fato de trazer as crianças para a escola, bem como deixá-las lá o dia todo. O que se pretende, nesse momento é tornar o ato de estudar, algo extremamente atrativo e prazeroso. De modo que mesmo estando fora do colégio, à noite, em suas casas, elas sintam a vontade de que amanheça logo o dia, para poderem voltar a estudar. Dessa forma, esperamos que, mesmo diante dos “encantos”, que podem vir a ser oferecidos pelos outros, elas possam optar por uma vida mais segura em relação ao seu futuro.

Para que isso aconteça, é imprescindível que adotemos uma nova pedagogia, dinâmica e que traga entusiasmo, que possa estimular os educandos a estudar de modo significativo e com muito prazer.

Dessa forma, entendemos que é de responsabilidade do professor, a adoção de medidas no sentido de haver uma preparação, tanto material, quanto intelectual que o deixe apto a exercer esse extraordinário papel, pois é ele quem vai gerir esses procedimentos como mediador, instigando os alunos, com o uso de atividades e jogos, mostrando-lhes a ludicidade, e estimulando-os descobri-la através da curiosidade, da altivez e da autonomia.  

Entendemos que isso fará com que as crianças que ainda não possuem, possam adquirir saúde corporal, emocional e mental, bem como aquelas que já tiveram isso, mas por algum motivo, o perderam, possam vir a recuperar. Pois, será dada a elas a oportunidade de brincar, não só em um dos expedientes, mas durante todo o dia, com inserções durante as aulas, ou mesmo, em intervalo entre uma aula e outra, tornando o ambiente menos agressivo para eles, que têm atualmente, no turno da manhã, somente matéria para estudar e professores com uma pedagogia bastante invasiva, daquele tipo bastante comum nos anos de 1980, quando os professores ditavam ou escreviam as matérias no quadro e os alunos tinham que copiar, em seguida, decorar e posteriormente fazer uma prova, sobre o assunto que havia estudado.  

Diante dessas informações, apesar de termos que agradecer aos fundadores da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Cicera Maria dos Santos, pela admirável iniciativa de implantá-la no Bairro Frei Damião, entendemos que há igualmente a necessidade de perceber o valor da entidade e de introduzir na sua pedagogia, as ideias e sugestões aqui aludidas, de modo a expandir a sua atuação e seu desenvolvimento, para o avanço na condição de vida das crianças e futuros cidadãos daquela comunidade.

Justificativa

Para se inserir uma proposta pedagógica que tenha o lúdico como referencial, é necessário entender e disseminar o legítimo papel do ato de brincar, de modo que seja suficiente para haver uma conscientização por parte dos professores e gestores que isso tem enorme significado em relação ao desenvolvimento das crianças. Assim sendo, como citado por Mauricio (2008), isso implicará de forma significativa em sua vida social, cultural e pessoal, sobretudo em relação à comunicação, quando os mesmos passam a expressarem suas ideias e ideais.  

Aquelas atitudes simples, por mais ingênuas que possam parecer, quando expostas quando estão brincando ou jogando, convertem esses pequeninos em verdadeiros pensadores, comediantes e criativos, aspectos que os tornaram, no futuro, sujeitos críticos, arrojados, centralizadores e independentes, competentes para encarar as moléstias e problemas deparados por eles na atmosfera agressiva da qual são participantes.

Problema

Em relação a esta unidade escolar, já são executadas por parte dos seus docentes, algumas das alternativas sugeridas por nós. No entanto, isso acontece somente no período vespertino, o que acaba criando uma separação entre o que é sedutor e detestável para os alunos, que conforme o que foi observado por nós, eles ficam aguardando ansiosamente pelo segundo horário, para poderem espalhar sua alegria, já que terão a probabilidade de brincar, jogar e divertirem-se, mesmo que estejam estudando, pois a forma como o estudo lhes é apresentado nesse expediente, é totalmente diferente daquele proporcionado no período da manhã, quando reinam o autoritarismo, e a responsabilidade, com a exigência de que os mesmos se apeteçam nas atividades, nas cópias e na disciplina em demasia, ou seja, as aulas convencionais.

Nossa proposta poderá, caso seja difundida, trazer uma eventual saída para essa separação. Sugerimos que as atividades que podem ser consideradas como lúdicas, sejam adicionadas, também no turno matutino, acabando assim, com esse convencionalismo daquele período, deixando de ser menos prazeroso que o outro.

Assim sendo, colocando-se as atividades lúdicas lado a lado com as convencionais, de modo a haver um revezamento, podendo haver alternância de dias e os horários, não terá como haver um turno que possa ser considerado aprazível e o outro desagradável, pelos alunos, já que em ambos, acontecerão atividades lúdicas e convencionais.

Nossa outra opinião é que se deve transformar o que há de convencional e pedagogicamente tradicional, em algo mais próximo do lúdico, por meio de propostas pedagógicas mais adiantadas, fazendo com que grande parte das aulas possa vir a tornar-se mais atraente e estimulante para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com