TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática - Formação Docente

Por:   •  5/3/2016  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Formação docente: Um breve histórico.

No decorrer da leitura retrataremos as diversas fases da formação docente e as influências sociais na formação de professores.

1º Item – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A TRANSMISSÃO CULTURAL.

 As escolas normais responsáveis pela Formação de Professores, instituiu-se durante o Império,no ano de 1835.

Essas escolas formavam em sua grande maioria mulheres ,que teriam nos seus trabalhos escolares a continuação das tarefas domésticas.

2º Item – FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES.

  No final do século XIX e  no início do XX ocorreram mudanças nas concepções de aprendizagem e no processo de ensino.

  O saber docente deixa de ocupar o centro da gravidade do ato pedagógico, que se transfere para o estudante.Com isso, o ensino deveria ser centrado no aluno e na sua maneira de aprender e pensar.

  Apesar dessas mudanças somente no ano de 1930 essas idéias irão influenciar a formação de professores.

  Entretanto a preocupação política em relação a escola (favorecendo a classe dominante) , volta ao ponto de partida,retornando o plano técnico pedagógico.Os currículos das escolas normais tinham como principal objetivo as técnicas de ensino ( Pedagogia Tecnicista).

  A teoria de que os alunos aprendem fazendo, leva ao estudo de metodologias ativas e das propostas de educadores como: Montessori,Decroly,Cousinet entre outros.

  Enfatizava-se a importância do respeito as diferenças sociais, muito presentes em nossa sociedade,apesar disso, o papel político da educação e da escola não chegaram a ser reconhecidos.Os professores continuavam sendo formados numa visão acrítica, não condizente com uma profissão de tamanha responsabilidade.

  No mesmo ano de 1930,com o início do processo de INDUSTRIALIZAÇÃO, a população cresce nas cidades, houve a necessidade dos municípios criarem redes de ensino primário e pré-escolar.Multiplicam-se as escolas normais  e se fundam faculdades de Filosofia,Ciência e Letras com cursos de Pedagogia.

  Anos depois com a  industrialização e  com o avanço tecnológico, as indústrias, a sociedade e inclusive as escolas utilizavam essas tecnologias.

  A escola passou a ser vista como modeladora do comportamento humano,atendendo aos interesses dos dominantes (políticos),que precisavam de pessoas para atuarem nessa sociedade de produção.

3º Item- FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA ATITUDE CRÍTICA.

  No final de 1970, com a abertura democrática ,houve uma mobilização popular, com educadores progressistas ocupando o cenário nacional.

  Essa mobilização foi características de críticas a sociedade ,como a educação e específico para o curso de Pedagogia( Na época conhecida como Tecnicista). As críticas acarretaram mudanças no curso de formação de professores, as universidades públicas passam a formar APENAS PROFESSORES, ABANDONANDO a formação deTÉCNICOS.

  O  novo curso de formação de docente foi influenciado pela Sociologia,ciência que foi muito considerada nas análises das relações educação e sociedade.

  Este momento de mudanças enfatizou sobre a importância da criticidade.

4º Item- FORMAÇÃO DOCENTE PARA NOVAS MUDANÇAS.

  Década de 1990, vitória do Capitalismo sobre outros regimes políticos, sendo que ambos usavam o lucro, não sendo portanto as necessidades humanas individuais e coletivas a prioridade e nem as pessoas o objetivo fundamental, mas sim para  acumular, concentrar e centralizar capital.

  Dentro dessa visão o ser humano não se encaixa, o que importa é o acumulo de riquezas, levando uma grande parte de sua população a exclusão.

  Com o dominío do mundo pelos países mais ricos(Grupo dos Sete), o mercado de trabalho respondendo aos mandados das potências econômicas centrais, forçou os PROFESSORES deixarem de lado os interesses das classes populares, que aspiravam uma educação LIBERTADORA e CRÍTICA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com