TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Historia e Geografia

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Didática da História e Geografia

Tema 3: Geografia, Temas Transversais e os Desafios de Interdisciplinaridade.

Para entender a Geografia nós precisamos entender antes alguns dos seus conceitos. É preciso entender o que eles significam e um desses conceitos é a paisagem que antes se pensava ser percebida apenas através da visão, mas hoje se entende que ela pode ser vivenciada através dos 5 sentidos.

Outro conceito é o território, pois percebesse que nele há leis e as Fronteiras tem que ser respeitadas e obedecidas.

Mais um conceito é a região e este pode ser estudado no Brasil através das regiões como norte, nordeste, sul, sudeste e centro oeste e em cada uma temos um poder econômico com suas diferenças.

Outro destes conceitos é o lugar que pode ser entendido como sua casa, a nossa rua, a praça, ou seja toda a nossa paisagem cotidiana.

A nova Geografia coloca a nossa visão em frente com o tema da interdiciplinaridade e dentro destes temas entramos na questão da pluralidade cultural, a questão ambiental do multiculturalismo e a ética.

Através da interdisciplinaridade a geografia engloba diversas áreas dos saberes como a sociologia, ciências que trata das sociedades e suas visões, da biologia que é a ciência da vida e que vai tratar sobre o desenvolvimento da vida em geral em nosso planeta e da historia que vai nos relatar os acontecimentos passados e atuais junto a sociedade entre outras.

A nova Geografia coloca a natureza , o espaço e o ser humano em constante interação. Ela pressupõe uma inter-relação e trabalha as relações sócio culturais entre o espaço, a natureza e o ser humano.

Em uma mesma aula de Geografia abordamos várias literaturas, ciências e temas como a sustentabilidade e o meio ambiente, a ética e o multiculturalismo.

Por exemplo, a ética é um dos temas mais atuais de ser abordado porque são ações consistentes, justas, solidárias e isso faz parte do nosso cotidiano.

As pessoas precisam ser aceitas e valorizadas na sociedade, ser respeitadas nas suas diferenças e ter igualdade. É preciso valorizar e dar ênfase ao ser humano com os espaços.

Não basta unir as disciplinas, é preciso envolver esses diversos campos de conhecimento, e com isso enriquecer a nossa aprendizagem geográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com