TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Curriculares Nacionais com atuação do pedagogo

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

01 INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem como objetivo identificar é compreender o conceito da pedagogia e sua relação com as demais ciências da educação.

Relacionando o conteúdo do documento com os conceitos "Espaços escolares e não escolares, diversidade, inclusão e tecnologia". Onde as reflexões deverão ser fundamentadas em conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia e refletir sobre as possibilidades de atuação do pedagogo.

O estudo será o debate sobre a formação do pedagogo, após Diretrizes Curriculares Nacionais Para responder ao problema levantado, baseado em fonte de análise de dois documentos: o Parecer CNE/CP 5/2005, que fundamenta a Resolução 1 de 15 de maio de 2006.

Será analisado o texto fornecido como material de apoio para embasamento teórico, do qual realizarei observações no decorrer desta, citarei os pontos que creio serem os mais importantes.

02 DESENVOLVIMENTO

Ao analisar o texto, podemos notar que a pedagogia tem explicado o estudo e empregado o essencial aprendizado educativo em escolas e em outros ambientes as crianças nos anos iniciais de capacitação, além de gestão educação e estudos que têm como objeto de indagado a educação básica e a formação de profissionais que nela atuam.

A primeira proposta desse curso atribuiu-se a estudos da forma de ensinar.

Ao transmitir conhecimento, o pedagogo os contextualiza, pelo quesito, pela problematização, pelas relações que se permanece com determinado contexto sócio- cultural.

O professor, juntamente com seus alunos, torna-se produtor de conhecimento, quando apropriados e transformados em sua origem.

A concepção do professor

È buscar a formação do profissional e de pesquisadores para a área da educação, indo além nos avanços dos conhecimentos e da tecnologia na área, Possibilitar a articulação ensino, Favorecer a análise e reflexão das práticas pedagógicas no âmbito da docência, Analisar a prática educativa em espaços escolares e não escolares, Compreender o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural; Assumir compromisso com uma ética de atuação profissional, Aplicar estratégias interdisciplinares de intervenção docente, Compreender o fenômeno e a prática educativa que se dá em diferentes âmbitos e especialidades; Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica Enfatiza-se a premência de que o curso de Pedagogia forme licenciados cada vez mais sensíveis às solicitações da vida cotidiana e da sociedade, as atribuições do professor no espaço escolar e não escolar é saber lidar com diversas situações ele é profissional de multe funções contribuindo para construções dos princípios e dos fundamentos da aprendizagem.

Podendo estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento. A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas ideias e concepções. A dialogicidade constitui-se no princípio fundamental da relação entre educador e educando. O que importa é que os professores e os alunos se assumam epistemologicamente curiosos (FREIRE, 1998, p. 96)

O Conselho Nacional de Educação, em 2003, designou uma Comissão Bicameral, formada por conselheiros da Câmara de Educação Superior e da Câmara de Educação Básica, com a finalidade de definir Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia seu objetivo e rever elementos importantes em cada área de pedagogo visando semear a eficiência do desenvolvimento intelectivo e profissional.

O professor e a escola devem trabalhar juntos, pois fazem parte de uma mesma comunidade na qual o aluno é o principal protagonista.

2.2 Pedagogias em Espaços Escolares e não Escolares

Com isso, pretendo continuar a busca pelo conhecimento da atuação do pedagogo em outros contextos não escolares na área hospitalar que possiblilita atendemento á criança que se encontram no ambiente hospitalar e que por isso apresentam necessidades educativa especial transitóriais, empresarial, analisando sua preparação de seus recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades instrucionais específicas, ou aperfeiçoamento entendido como fator principal do êxito empresarial sua qualificação profissional, possibilita ao trabalhador, melhora da autoestima, da dignidade, diante do estar e permanecer no mundo do trabalho - prática social.

O professor é o instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial, gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.

O mestre empresarial ele é a estrutura e reestrutura para resolver os problemas críticos de uma empresa.

Segundo Cagliari (2009):

[...] O pedagogo empresarial está inserido auxiliando no, desenvolvimento das competências e habilidade de cada individua, para que cada profissional saiba lidar com varias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo em um mercado onde a competição gera mais competição.

Com tudo podemos afirmar que a combinação pedagogo e empresa são de suma importância, tendo em vista que ambos visam o mesmo objetivo a formação de cidadãos críticos e com competências para tal função.

Exercer função em um espaço não escolar é buscar por um novo horizonte preparando pedagogos para qualquer pratica educativa.

Diversidade, inclusão e tecnologia.

A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos. Uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.

Diferenças e diferentes na escola implicam em prática pedagógica que ultrapasse os antigos padrões didático-metodológicos, que alcancem principalmente as diferenças cognitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com