TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Libras – Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]   Disciplina: Libras – Língua Brasileira de Sinais

Coordenação: Vera Regina Loureiro

AP1 2020.1

Questão 1 (1,5 ponto)

Apresente as principais causas da surdez na infância, considerando cada um dos períodos de sua ocorrência (Pré-natal - Peri-natal - Pós-natal):

A surdez na infância pode ser causada por diversos fatores correlacionados ao período de sua ocorrência:

  • Causas Pré-Natais (durante a gestação): Infecções intra-uterinas (rubéola congênita, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose), hereditariedade, fatores genéticos (síndromes que podem estar associadas a perdas neuro-sensoriais e/ou condutivas);
  • Causas Peri-Natais (durante o parto): falta de oxigenação (anóxia), prema-turidade, traumas no parto, hidrocefalia, microcefalia;
  • Causas Pós-Natais (após o nascimento): infecções bacterianas (meningite, encefalite), infecções virais (caxumba, sarampo, meningite), medicamentos ototóxicos (trobamina, kanamicina, estreptomicina, gentamicina), traumas cranianos com perda de consciência ou fratura, otite média persistente.

Questão 2 (1 ponto)

A Lei Federal n.° 12.303/2010 garante à população o direito à avaliação auditiva, popularmente conhecida como o “Teste da Orelhinha”.

Em que período da vida do bebê recomenda-se a realização do “Teste da orelhinha”?

         O ideal é realizar o exame ainda no hospital, de 24h à 48h após o nascimento. 

Questão 3 (1  ponto)

Em relação aos procedimentos para a avaliação da audição relacione as colunas, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira:

  1.           b)           c)            d)          

1-  Exame de Emissões Otoacústicas - EOA - conhecido como “Teste da orelhinha”

a) ( 4 )  Fornece informações sobre as condições neurofisiológicas do sistema e só pode ser feito em crianças em estado de sedação.

2-  Avaliação Auditiva Comportamental

b) ( 1 ) É um método objetivo, rápido, não invasivo e pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se sua aplicação em recém-nascidos.

3 -  Audiometria Tonal

c) ( 3 ) Realizada com audiômetro para mediação da audição de sons puros é, ainda hoje, a mais utilizada com adultos.

4 -  Audiometria de tronco cerebral (BERA )

d) ( 2 )  Instrumento para a avaliação de aspectos da acuidade auditiva e do processamento auditivo em recém-nascidos e crianças pequenas pela observação direta do comportamento em resposta a estímulos sonoros.

Questão 4 (1,5 ponto)

A professora Cristina Lacerda, em seu texto “Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos” nos apresenta um panorama histórico sobre a educação de surdos destacando as abordagens educacionais utilizadas até o presente momento.

Complete as lacunas com a abordagem mais adequada:

Abordagem Oralista – Abordagem da Comunicação Total – Abordagem Bilíngue

a) Essa proposta defende a ideia de que a língua de sinais é a língua natural dos surdos, e que estes podem desenvolver plenamente uma língua viso gestual. Neste caso a autora estava se referindo à abordagem __ Bilíngue______

b) A abordagem___da Comunicação Total     favoreceu o contato com a língua de sinais e a disposição para o aprendizado dessa língua, no entanto, o lugar que esta ocupa é de recurso para auxiliar a fala.

 c) A abordagem__Bilíngue____  propõe que sejam ensinadas duas línguas, a língua de sinais e, secundariamente, a língua do grupo ouvinte majoritário.

d) Uma das críticas recebidas pela abordagem   _Oralista___ foi o fato de preconizar o ensino de palavras isoladas e de leitura labial para crianças ainda muito pequenas, sendo o processo de aprendizado da língua oral extremamente difícil, artificial e descontextualizado.

e) A abordagem       da Comunicação Total     tem como propósito fornecer à criança surda a possibilidade de desenvolver uma comunicação real com seus familiares e professores, por meio do uso de sinais, leitura orofacial, amplificação, alfabeto digital. A oralização não é o seu objetivo em si, mas uma das áreas trabalhadas com vistas à integração social.

Questão 5: ( 2 pontos)

Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando a visão de sujeito e os objetivos dessa abordagem.

Para os pais ouvintes a fala sempre foi o objetivo em relação aos filhos surdos e a abordagem oralista dá aos pais exatamente aquilo que buscam.  A abordagem oralista tem como objetivo a aceitação do surdo como sujeito integrante da sociedade diante da adoção da linguagem oral.  Auxiliam as crianças a usar sua audição residual crescendo aprendendo a ouvir e a falar de forma que aumente seus conhecimentos e suas experiências de vida afim de que se tornem pessoas participantes da sociedade em geral.

A linguagem oral é a valorizada na abordagem oralista, é a língua a ser adquirida, mesmo quando a língua de sinais aparece apenas como um meio para alcançar a oralidade, os surdos não viram a língua de sinais como muito importante. O método Oralista tem como técnicas: o treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala e a leitura labial.  Treinando a audição por meio do desenvolvimento do resíduo auditivo para que o surdo pudesse aprender a discriminar os sons e conseguisse desenvolver a sua fala, alcançando assim o objetivo dos defensores do Oralismo, que também enfatizavam a importância da leitura labial como via de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (155.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com