TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina:Educação Lúdica

Por:   •  4/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:Educação Lúdica

1)De acordo com Costa (2005,p.45),”a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar.Nesse brincar estão incluidos os jogos,brincadeiras e a palavra é relativa também a conduta daquele que joga, que brinca e que se diverte.

2)A função da ludicidade na educação envolve, as habilidades de memória, atenção e concentração,além do prazer da criança em participar de atividades pedagógicas de maneira diferente e divertida.

Definições importantes:

  • Jogos :É uma ação voluntária da criança,um fim em si mesmo , não pode criar nada , não visa um resultado final.O que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe.
  • Brinquedo: É entendido sempre como um objeto, suporte de brincadeira ou do jogo,quer no sentido concreto quer no ideológico.
  • Brincadeira: É apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo.Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade ajudando as crianças nas dificuldades psicológicas como a vivência de papeis e situações não bem compreendidas e aceitas em seu universo infantil.Ela leva a criança a solucionar conflitos por meio da imitação, ampliando suas possibilidades linguísticas,psicomotoras,afetivas,sociais e cognitivas.

1)De acordo com Vygostky e Piaget descreva duas contribuições referentes a importância do lúdico na infância.

Primeira concepção brincar para Piaget a criança vai assimilar a brincadeira, ela acomoda e depois transmitir os conhecimentos .Para Piaget as crianças aprendem brincando, a brincadeira ajuda a desenvolver a inteligência.Segundo os jogos funcionam como regras e  cada jogo tem uma determinação para cada desenvolvimento cognitivo da criança ex: Corridas e jogos estimulam no desenvolvimento, no processo de construção do saber e na interação com o ambiente.

Vygostky ele centra mais no jogo para cognição tendo como objetivo, centralizar o comportamento desenvolvendo na criança regras de brincadeiras lúdicas.

2)Escreva sobre a caracterização do ato de brincar com fator de desenvolvimento da aprendizagem.

O ato de aprendizagem na brincadeira é constantemente observado pois desenvolve – se coordenação motora, individualização.

Ela no caso aproxima a criança dos conhecimentos científico levando a vivenciarem situações de soluções de problemas que aproximem daquelas que o homem enfrenta ou enfrentou.

A ludicidade na educação

O jogo na educação infantil transmiti diversão e prazer, de forma espontânea e educativa leva a criança a desenvolver seus saberes e sua apreensão do mundo.

A brincadeira estimula a imaginação ampliando suas possibilidades linguísticas psicomotoras ,afetivas,sociais e cognitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com