TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade a Ética e Linguística

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o tema diversidade no âmbito da escola, com a confecção de uma cartilha destinado à crianças do 6º ano. Mais concretamente sobre o que é a Diversidade: étnica, linguística, de gênero e de classe social.

O objetivo deste trabalho é esclarecer e mostrar a necessidade do respeito, para com as diversidades.  

Engloba as disciplinas do semestre que são: Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto histórico filosófico; Comunicação e linguagem; Seminário I.

        Nessa problemática sobre a diversidade, faz-se necessário a escola trabalhar de forma multidimensional. Construindo uma prática multicultural que estimule o reconhecimento ao diferente, a valorização e aceitação do outro mesmo com suas diferenças sejam elas quais forem, o respeito ao próximo. Trabalhar uma educação atenta à diversidade, aos valores, ao combate do preconceito e discriminação, propiciando o entendimento de que somos todos seres humanos.


DESENVOLVIMENTO

2.1  Definição de diversidade

 

        O termo diversidade diz respeito ao diverso, ao diferente, a variedade, a abundância, a distinção, a divergência, ou seja, as diversidades são as diferenças existentes entre os povos sejam culturais, linguística, étnicas, sociais, de gênero, religiosa.

        Somos todos diferentes cada um com suas características, sua história, crença, tradição, expressão linguística, enfim a diversidade está presente em cada ser humano.

Nos últimos tempos as escolas vêm apresentando várias manifestações de discriminação e preconceito. Isso ocorre pelo não reconhecimento da diversidade, a intolerância ao diferente; assim surgem os apelidos maldosos, as piadas de mau gosto, os rótulos, o bulling, e até casos mais extremos como as agressões físicas.


PROBLEMAS COM RELAÇÃO À DIVERSIDADE

3.1 DIVERSIDADES ÉTNICA

            Somos todos diferentes: altos, baixos, gordos, magros, brancos, negros, amarelos, ricos, pobres, japoneses, alemães, brasileiros, europeus, espanhóis, ingleses não importa. Pertencemos à mesma espécie, seres humanos.

Assim sendo é irrelevante a cor da pele, o credo, a cultura, a língua, nacionalidades somos iguais uns aos outros como espécie, no entanto cada qual com suas diferenças sejam, linguísticas, históricas não há motivos para que haja discriminação e preconceito. Devemos respeitar as diversidades.[pic 14][pic 15]

                

        Pois lhes digo seria uma CHATICE. É por esse motivo que existe a diversidade étnica, são as diferenças que tornam os seres humanos únicos entre os seres vivos. É dizendo sim a diversidade, as diferenças e respeitando os valores que viveremos em uma sociedade igual.

[pic 16]

  1. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

        Para iniciarmos vamos ver algumas definições:

[pic 17]

Linguística: é o estudo da linguagem.

Linguagem: é a capacidade do homem de falar, é a sua língua, seu dialeto.

        Agora analisem o quadrinho abaixo, de nosso saudoso Maurício de Souza e nosso amigo Chico Bento.

[pic 18]

        A atitude da professora a Dona Maroca, acaba desprezando o modo de falar de Chico Bento, e isso ocorre muito em nossa sociedade.

        Devido às várias formas do homem se expressar dentro de sua língua, há um julgamento do que é certo e do que é errado na maneira de falar, esquecemos que não existem duas pessoas que falem da mesma forma, a mesma língua.

                Nossa língua “é como um guarda roupa, onde é possível encontrar todo tipo de vestimenta”, assim como a roupa, é preciso fazer escolha sobre a língua. “Da mesma forma que você se preocupa ‘com que roupa eu vou a tal lugar’ é preciso se perguntar que tipo de linguagem eu vou utilizar” (Simm. Web aula 1. Unidade 1- Formas da linguagem, pág.06 ).

        Assim como não podemos julgar o que o outro veste, não podemos formar um conceito sobre como é correto falar, pois não há a forma correta. O que divide o certo e o errado está apenas na gramática onde as regra devem ser obedecidas.

DIVERSIDADE DE GÊNERO[pic 19]

[pic 20][pic 21]

        

Desde cedo em nossa sociedade ocorre à desigualdade entre gêneros. Onde ou a mulher ou o homem é valorizado, dependendo da situação, como: em determinadas profissões, culturas, ações ligadas aos papeis que o homem e a mulher têm na sociedade.

        No entanto independente do gênero masculino ou feminino,        ambos não tem de ser igual, o que interessa é que as diferenças não se transformem em desigualdade.

Devemos deixar de lado este “preconceito” e trabalhar por uma sociedade mais justa entre os gêneros, pois ninguém é melhor que ninguém.

[pic 22]

3.4 DIVERSIDADE DE CLASSE SOCIAL

[pic 23]

        Existem vários níveis de classe social, isto indica que há diferença econômica entre pessoas ou grupo de pessoas, determinando nossa posição dentro da sociedade.

        Em geral podemos dividi-la da seguinte maneira:

  • Classe Alta ou Classe A: Encontra-se a elite que domina a sociedade, podem ser enquadrados nesta classe os autônomos de renda alta, empresários e industriais, descendentes de famílias tradicionais e ricas.
  • Classe Média ou Classe B: Vivem de maneira adequada, porem enfrentam algumas dificuldades, é composta geralmente por pequenos proprietários, universitários, graduados e executivos de pequenas empresas.
  • Classe Baixa ou Classe C: Mantém-se de maneira a ter o que se precisa para sobreviver, não possuem nenhum tipo de luxo, alguns vivendo até situação precária. É formada em sua maioria por operários e serventes, desempregados, moradores de rua, vigias, faxineiras, ambulantes, boias-frias, trabalhadores rurais, entre outros.

        Esta pirâmide da classe social é móvel, ou seja, pode ocorrer uma mobilidade. Caracteriza a possibilidade de uma pessoa mudar de nível social.

        No Brasil existem pobres, ricos e muito ricos, cada uma dessas pessoas faz parte de uma classe social, ou seja, um grupo de pessoas que tem o mesmo poder aquisitivo, mesma função, os mesmos interesses


CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Este trabalho é uma pequena abordagem para inserir o aluno na sociedade, com um novo olhar. Um olhar que vê a situação como um todo, que dê ao aluno a vontade de ampliar seus horizontes sem descriminação, e sem se apoiar na sua pré compreensão em relação ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (369.3 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com