TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Pindorama Registro de Evolução

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Diário de Pindorama

Registro de Evolução

Porto Seguro, segunda-feira, 10 de maio de 2015

[pic 1]

Dentre os diversos fatos marcantes da região, destaca se também a fundação do jornal mais antigo do América latina, o Diário de Pernambuco que nasceu no dia 7 de novembro de 1825.

[pic 2]

A primeira missa no Brasil foi celebrada por Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, um domingo, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia. Foi um marco para o inicio da história do Brasil e descrita por Pero Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal, D. Manuel I (1469-1521), dando conta da chegada ao Brasil, então Ilha de Vera Cruz, pela armada de Pedro Álvares Cabral que se dirigia à Índia.

[pic 3]

A foto mostra o local da primeira missa nos dias atuais.

Centro Histórico de Porto Seguro, na Bahia, onde se deu o primeiro contato de nativos com os portugueses. Abrigou um dos primeiros povoados americanos com europeus e provavelmente a primeira igreja do Brasil. O Marco do Descobrimento (à direita, na foto) foi instalado pelo pai de Duarte Coelho, encarregado da missão de reconhecimento da costa brasileira, entre 1503 e 1504. A cidade de Porto Seguro recebe os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de patrimônio Natural da Humanidade, pela riqueza e preservação de seu marco histórico. Na cidade ha muitas igrejas e construções coloniais, construídos na época do descobrimento do Brasil.

[pic 4]

E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós... e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção." - Carta de Caminha a El-Rei, 1º de maio de 1500.

A Carta conhecida como “Carta de Pero Vaz de Caminha” é também conhecida como “Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o descobrimento do Brasil”, é um documento no qual Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Alvares Cabral (descobridor do Brasil) registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta. É considerado o primeiro documento escrito da História do Brasil. A Carta é datada em 1° de maio de 1500; a cidade onde estavam era Porto Seguro, e foi levada para Lisboa por Gaspar de Lemos, um grande navegador desse período.

Relevo: Há uma divisão do relevo que é subdivido em 28 unidades, no Nordeste ficam localizados o planalto de Borborema e chapadas de bacia de rio Parnaíba.

Clima: O clima é sempre quente no verão, com picos de 42 graus centígrados e ameno no inverno, come média de 25 graus e mínimas de 15 graus centígrados. Nos meses de julho e agosto, a probabilidade de chuvas é maior.

Vegetação: A vegetação vai desde a Mata Atlântica no litoral até a Mata dos Cocais no Meio Norte, com ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, que possuem fauna e flora exuberantes.

Musica Pindorama

Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tupi-tupi
Só depois, vêm vocês
Que falavam tupi-português
Só depois com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (586.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com