TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de Saúde Humana

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.440 Palavras (18 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SAÚDE HUMANA – 80h

UNIDADE 1

O CORPO HUMANO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Quais são os níveis de organização do corpo humano? Explique e exemplifique.

O corpo humano está organizado apartir das células, a qual é a menor porção da vida de um ser. Apartir dela chegaremos ao maior nível, os sistemas e seu funcionamento. Vamos conhecer agora o que chamamos de níveis de organização do corpo humano.

Célula, Tecido, Orgão, Sistema- Organismo

Um conjunto de células com as mesmas características e que funcionam da mesma maneira formam o tecido. Cada tecido recebe um nome diferente, por exemplo. Tecido Adiposo é formado por células com capacidade de armazenar gorduras em bolsas chamadas vacúolos. As funções do tecido são: Fornecer energia, para o corpo, atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente, oferecer proteção contra choques mecânicos. Células do fígado formam o conjunto denominado tecidos hepáticos. Esses tecidos hepáticos formam o órgão, que é o fígado, assim ocorrem também com os neurônios, que formam o tecido nervoso, que forma o cérebro. Mas cada órgão não está sozinho em determinada parte de nosso corpo. Existem outros órgãos que funcionam juntamente com ele para o auxílio ou realização de uma mesma função. A esse conjunto de órgãos chamamos sistema. Portanto, a organização do corpo humano começa pela célula, que é a unidade fundamental, passando por tecidos, órgãos e chegando ao nível de sistema, que é um conjunto de órgãos funcionando cada um á sua maneira, para realizar ou auxiliar partes de uma mesma função. O corpo humano é formado por inúmeras partes, e estruturas que funcionam de maneira integrada, mantendo, quando em condições normais, um equilíbrio das funções biológicas vitais e, conseqüentemente da saúde. Externamente, e de uma maneira bem geral, podemos dividir nosso corpo em três partes: Cabeça, Tronco e membros. Esta é a primeira noção que o aluno do primeiro ciclo do ensino fundamental deve ter sobre o seu corpo. Na educação infantil o tema corpo humano visa a familiarização da criança com o próprio corpo.

2. Preencha a tabela abaixo com informações do órgão indicado. Para tanto, pesquise em livros ou sites.

Nome do órgão

Sistema do qual faz parte

Importância para o corpo

Rins

Sistema urinário

Filtram o sangue e retiram resíduos, sais e outras substâncias em excesso.

Estômago

Sistema digestório

Produzir suco gástrico, para assim auxiliar na digestão dos alimentos.

Pulmões

Sistema respiratório

Fornecer ao sangue oxigênio, que é transportado as células do corpo.

3. De acordo com seus estudos sobre o “Sistema Digestório” ou outras pesquisas, elabore um resumo, explicando o caminho percorrido pelo alimento ao chegar à boca.

Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para digestão adicional.

4. Observe a figura e complete-a, indicando o nome de cada parte que forma o sistema respiratório:

[pic 3]

  1. Faringe
  2. Cavidade Nasal
  3. Traquéia
  4. Cavidade Bucal
  5. Pulmões
  6. Laringe
  7. Diafragma

5. Com base nos seus estudos sobre o “Sistema Respiratório” ou em outras informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet, elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo ar, desde a entrada até a saída do organismo.

Na inspiração, o ar entra pelas narinas e, depois, para as cavidades nasais. Lá ele é aquecido, umidificado e filtrado, deixando para trás partículas e micro- organismos que depois, com o muco formarão a famosa meleca. Depois o ar passa pela faringe e continua seu caminho pela laringe. De lá, passa para a traqueia, que se dividem em dois tubos, bem curtos, chamados brônquios, são eles que levarão o ar até os pulmões. Os pulmões por sua vez ficam localizados um de cada lado, e são acondicionados e protegidos pelas costelas, é nos pulmões que o oxigênio é separado, e depois levado pelo sangue, e para as nossas células. Nas células ocorrem reações de certas substâncias com o oxigênio. Já a expiração ocorre quando o ar vai para fora de nosso corpo, levando com ele os componentes que nosso organismo não necessita. O gás carbônico é um deles.

6. Com base na leitura do texto “Sistema Circulatório”, ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revista e internet, responda:

  1. O que é sangue? Como é composto?

È a substância líquida e vermelha que circula pelos vasos. Uma das funções do sangue é transportar oxigênio para os pulmões. È formado pelo plasma e por células.

  1. O que são hemácias? Qual a sua função?

São células do sangue, que também é responsável pelo transporte de oxigênio

  1. O que são leucócitos? Qual a sua função?

São células sanguíneas especializadas na defesa do organismo, combatendo bactérias, vírus e outros invasores.

  1. O que são plaquetas? Qual a sua função?

São elementos essências do sangue e são responsáveis pela coagulação do sangue.

7. De acordo com o que foi estudado sobre os sistemas que compõem o organismo, responda:

a) Qual o sistema mais importante do nosso corpo?

        Nenhum, pois todos são igualmente importantes para o bom funcionamento do corpo humano, cada um desempenha uma função e depende das funções desempenhadas pelos outros sistemas.

b) Qual a relação entre os sistemas que compõem o corpo humano?

A relação é de harmonia para manter o corpo funcionado perfeitamente. Daí a importância de manter a higiene e hábitos saudáveis. Qualquer desequilíbrio pode acarretar dores e conseqüentemente doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (422.8 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com