TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E CONCEITUANDO A LUDICIDADE E O BRINCAR

Por:   •  25/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA
LUDICIDADE E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

CONCEITUANDO A LUDICIDADE E O BRINCAR

  1. ATIVIDADE

  1. Com suas próprias palavras, discorra sobre o que é o LUDICO.

É um recurso ou mediação pedagógica, que ao trazer a brincadeiras ou jogos para a sala de aula ou ambiente familiar, para que através destas desenvolvam em sua coordenação motora, raciocínio, intelecto e até fisicamente, assim ocorrerá desenvolvimento humano aprendendo de forma prazerosa, significativa e de qualidade.

  1. Defina quem são os agentes do brincar:

Os agentes do brincar são as pessoas que, com conhecimento e competência, criam as oportunidades para que as crianças brinquem livremente. Podem ser: jovens, pais, educadores, profissionais, estudantes, voluntários de organizações da sociedade civil, pessoas na terceira idade, etc

  1. Espaços para brincar e aprender, podemos dizer que o ambiente ideal seria:

São aqueles que oferecem oportunidades e atividades lúdicas em um ambiente saudável e amoroso para as crianças interagirem com adultos e outras crianças, desenvolvendo um relacionamento de confiança com eles. Os espaços comunitários oferecem oportunidades lúdicas e apoiam as crianças no desenvolvimento das habilidades sociais. As crianças aprendem umas com as outras, sem se preocuparem com autoridade (pais/adultos). São ambientes informais onde as brincadeiras devem ser livres.

  1. Descreva com suas palavras, alguns objetivos relacionados ao jogo:

Quadro 1. OBJETIVOS RELACIONADOS AO JOGO

Respeitar limites

É estabelecer atos de amor próprio e também de amor ao próximo, como respeito, etc

Socializar

Impor comportamento adequado no ambiente ou regras pra viver em sociedade.

Criar e explorar a criatividade

É dar oportunidade de experimentar o novo, o diferente, estimula o pensar e assim se desenvolver seja no campo artístico ou cientifico.

Interagir

Envolver de tal forma o sujeito e objeto de ensino que ocorra de forma prazerosa o aprendizado.

Aprender a pesquisar (aprender a aprender)

 Desenvolver a busca por novidade, liderar e a ter iniciativa.

Fonte: adaptado de Haetinger e Haetinger (2009

ACADÊMICA: Elen Any Carvalho Guedes

TURMA: LPD031  TURNO: MATUTINO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com