TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade e o Brincar na Educação Infantil

Por:   •  16/10/2019  •  Monografia  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


[pic 9]


AGRADECIMENTOS

A Deus o Prof. ........, meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou...

Ao Prof. ........

Á Profª...

Aos professores que contribuíram...

[pic 10]

DIAS, Sandra Maria dos Santos Bhering. Ludicidade e o brincar na Educação Infantil. 2019. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação- Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Viçosa/ MG, 2019.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo compreender o papel do lúdico na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil. O Lúdico. O Brincar.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

CAPÍTULO 1 -  A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA FUNÇÃO PEDAGÓGICA        1

CAPÍTULO 2 - A IMPORTÂNCIA DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL         1

CAPÍTULO 3 – A LUDICIDADE COMO MEDIADORA DA  APRENDIZAGEM        1

CAPÍTULO 4 – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        1

3 CONCLUSÃO        1

REFERÊNCIAS        1


  1. INTRODUÇÃO

               Esta produção textual tem como objetivo compreender a importância da ludicidade enquanto linguagem expressiva da aprendizagem e do desenvolvimento da criança para a docência na Educação Infantil.  Com base no objetivo desta produção, foi elaborada para que os docentes sejam capazes de construir conhecimentos através da importância de se ter alunos que sejam ativos, a partir da intervenção pedagógica para oportunizar momentos lúdicos, desperta as capacidades criadoras dos alunos possibilitando o conhecimento multidisciplinar necessário para o desenvolvimento do potencial criativo.  

A temática foi escolhida, levando em conta que, o lúdico é reconhecido como elemento essencial para o desenvolvimento das várias habilidades em especial a percepção da criança.

Sabe-se que através do lúdico, as crianças se expressam, assimilam conhecimentos e constroem suas realidades de acordo com seus gostos e interesses. Portanto, a utilização do lúdico como metodologia para o ensino das crianças da educação infantil, possibilita mais oportunidades de acesso ao conhecimento através das experiências adquiridas enquanto se brinca.

As artes visuais são linguagens que norteiam a Educação Infantil, uma vez que a mesma trabalha com os sentimentos e as sensações das crianças, estimulando o processo de desenvolvimento através das interações entre os elementos do meio artístico com o mundo em que a criança vive. Sendo assim é fundamental que as crianças se desenvolvam com alegria, pois, ao brincar elas constroem e descobre o mundo, existente em cada uma.

Na educação infantil, a arte é muito importante porque nessa fase às crianças têm um mundo todo a descobrir. Então, os professores devem possibilitar o acesso a essas linguagens, trazendo a interação social que é fundamental na Educação Infantil. Possibilitando que as crianças entrem em contato com diferentes materiais, assim ampliando seu repertório, trazendo situações que torne mais rico para as crianças poderem criar, descobrir e também questionar.

           A metodologia da presente pesquisa foi desenvolvida baseada na perspectiva qualitativa e realização de pesquisas bibliográficas, para o aprofundamento do tema através de diversas contribuições teóricas.  

2 DESENVOLVIMENTO

1. A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA FUNÇÃO PEDAGÓGICA

A Educação Infantil é o primeiro contato que as crianças têm com o contexto escolar, muitas se iniciam no período da creche e outras no primeiro período com idade de quatro anos que foi estabelecido por lei em 2010. Ao se ingressarem na Educação Infantil, sua permanência é muito importante para o seu desenvolvimento.

 Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil esta fase é considerada a:

Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social (2010, p.12).

Esta etapa da Educação Infantil, proporciona às crianças o seu desenvolvimento com o objetivo de promover em suas práticas de educação e cuidados, a integração em seus aspectos físicos, psicológicos, cognitivo, linguístico,  intelectual e social, compreendendo o universo, o espaço, o tempo, a escola, o lugar  a sua volta, e as pessoas que convivem. A Educação Infantil possibilita vivências significativas para que em cada nova experiência oportunize um ambiente educativo. Segundo o RCNEI (BRASIL, 1998), as instituições devem assegurar o desenvolvimento da identidade da criança, enriquecendo seu desenvolvimento e sua inserção social através dos elementos culturais.

Procêncio (2010) nos orienta compreender os atos educativos que estão ligados aos gestos de cuidados e disseminar vários sentimentos como segurança, medo, afeto, inibição, transmitindo as crianças à identificação dos seus sentimentos e o dos outros.

Para que isso ocorra, a escola precisa estar organizada com uma proposta pedagógica utilizando estratégias e metodologias que define os objetivos e metas para cada faixa etária, contribuindo com a reflexão, a preparação e organização ressaltando o precisa aprender e vivenciar na escola. Esta definição das metas e objetivos no Projeto Político Pedagógico da instituição tem que ter a participação e a elaboração e o conhecimento de todos os educadores, apresentando conteúdos definidos, atendo as necessidades e elaborando currículos que proporcione oportunidade de aprender através dos princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com