TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS

TRABALHO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  APRESENTADO FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP PARA FINS DE AVALIAÇÃO PARCIAL NESTA DISCIPLINA DO CURSO DE PEDAGOGIA.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SOCIEDADE ATUAL.

A EJA é importante para que os jovens e adultos que por algum motivo não tiveram acesso ao ensino regular, se integrem a sociedade. É composto de pessoas com baixa renda, que não tiveram condições de frequentar escolas, por morar na zona rural e ser longe de suas casas, ou por ter que trabalhar desde criança para ajudar os pais nas despesas, outros interrompidos por problemas urbanos cada vez mais comum na sociedade, muitos param de estudar pelo uso de drogas, gravidez precoce, separação dos pais, falta de incentivo.

“ A educação de adulto pode modelar a identidade do cidadão e dar significado à sua vida. A educação ao longo da vida implica repensar o conteudo que reflita certos fatores, como idade, igualdade entre os sexos, necessidades especiais, idioma, cultura e dispares, enriquecem seu conhecimento e aperfeiçoam suas qualidades tecnicas e profissionais, direcionando-as para a satisfação de suas necessidades e as de sua sociedade. A educação de adultos inclui educação formal, a educação não-formal e o espectro da aprendizagem informal e incidental disponivel numa sociedade multicultural, onde os estudos baseados na teoria e na prática devem ser reconhecidos.”

Declaração de hamburgo, página 19, parágrafo 3.

O EJA ajuda a minimizar a desigualdade e a erradicar o analfabetismo, que os leva a fazer parte de uma sociedade preconceituosa, oferece ao cidadão a oportunidade de se igualar aos demais, com integração ao mundo do trabalho, na vida social e política, tendo direito de ir e vir e muito mais, muitas vezes fazer coisas que para nós é simples e que uma pessoa que não lê e nem escreve não consegue fazer, como poder dar remédio ao seu filho conforme recomendação médica, pegar um ônibus com o destino certo, ler uma receita de bolo.

O professor que trabalha com a EJA deve ter o aluno como seu aliado, trabalhar com a realidade vivida no dia a dia deles, sempre problematizando e contextualizando, para que desperte seu interesse, colocando em pauta o que está acontecendo na sociedade no momento, com isso integra-los aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, que vão sendo descobertas gradativamente, que os levam a tomar decisões com clareza e determinação.

A educação de jovens e adultos ajuda o individuo a exercer plenamente sua cidadania, pois através dela é que se pode retomar todo seu potencial, que uma vez foi perdido, confirma todo o aprendizado adquirido anteriormente e até na própria vida, tendo em vista prepara-lo para ser um profissional qualificado.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

 

O sonho, antes perdido, de aprender a ler e a escrever felizmente já se faz acessível para muitos jovens e adultos no Brasil, que não dispuseram de condições para construir em si uma formação educacional básica. O programa de Educação de Jovens e Adultos hoje, em nosso país, fornece a essas pessoas uma educação onde os horários são específicos para não prejudicar a carga horária de trabalho e uma das preocupações do programa é passar de forma clara e objetiva os ensinamentos base de séries iniciais, como saber ler e escrever.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) parte do princípio de que a constituição de uma educação básica para jovens e adultos deve ser voltada para a cidadania. Essa construção de uma educação básica para jovens e adultos não se resolve apenas garantindo a viabilização de vagas, mas, principalmente oferecendo-se um ensino de qualidade, oferecido por professores aptos a congregar em seu trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de incorporar as mudanças sociais e a suas conseqüências na esfera escolar. Hoje, a EJA é uma modalidade de ensino e componente constitutivo da Educação Básica e não mais um subsistema de ensino, com funções : reparadora, equalizadora e qualificadoraobedecendo a princípios de eqüidade, diferença e proporção.

As escolas que possuem o curso de Educação de Jovens e Adultos devem oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competências necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a possibilidade de aumentar a consciência em relação à interação com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participação social, no exercício da cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da Arte representa–se como indispensável no universo da Educação de Jovens e Adultos, visto que, o conhecimento tem uma atitude de busca de sentido, criação, inovação. Basicamente, por seu ato criador, as formas de conhecimento humano, ou suas vinculações, faz com que o indivíduo ao organizar sua vida considere os desafios que dela procedem, em um invariável processo de modificação de si e da realidade que o cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, e conceitos de seus direitos e deveres.

Na Educação de jovens e adultos busca-se o acesso da aprendizagem significativa integrada efetivamente à organização dos conhecimentos dos alunos e não exclusivamente a informação adquirida por memorização, pois, atualmente o enfoque é dado na aprendizagem e não no ensino. O conhecimento real tem por base aprendizagens anteriores, que são transformadas, expandidas ou recriadas através da aquisição de novas informações e de novas ponderações sobre um conceito. Há necessidade de escolher temas e problemas relevantes para os alunos, de modo que eles sejam seduzidos a refletir sobre os seus próprios pontos de vista, buscando enfatizar a cultura popular, a religião, os meios de comunicação e principalmente a história de vida do indivíduo, estabelecendo a importância do sujeito histórico dentro da sociedade.
A educação básica de jovens e adultos de qualidade exige um compromisso com o trabalho em equipe, com a inovação pedagógica, sensibilidade com a heterogeneidade, e organizado ao diálogo democrático e à convivência plural.

A meta da EJA vai bem mais além do que os nossos olhos de vidro podem ver. Além da preocupação com o analfabetismo, o programa tenta, junto com métodos específicos, preparar o jovem e o adulto para o mercado de trabalho, Onde esse cidadão possa gozar de todos os direitos inerentes a um trabalhador.

Jovens e adultos devem perceber que nunca é tarde para voltar a estudar, mais conhecimento nunca é ruim e demais, sempre agrega à formação da pessoa, cada um traz consigo as suas experiências de vida e convive com semelhantes dentro de uma sala de aula pode ser tão enriquecedor quanto estimulante tanto para os próprios alunos quanto para o professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com